A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociedade Colonial Mineradora e a Ocupação do Território Brasileiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociedade Colonial Mineradora e a Ocupação do Território Brasileiro"— Transcrição da apresentação:

1 Sociedade Colonial Mineradora e a Ocupação do Território Brasileiro

2 A ocupação do interior do Nordeste no período colonial
*Com a expansão dos engenhos os criadores de gado foram buscando novas áreas, seguindo cursos de rios e penetrando pelo sertão. *Região Sul – parte de sua ocupação também está relacionada à criação de gado (jesuítas).

3 A ocupação do Amazônia *Século XVII – portugueses e jesuítas (missões) em busca da garantia do território e das drogas do sertão (resinas aromáticas, condimentos e ervas medicinais). *Missões – Paraguai, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará e maranhão.

4 Bandeiras e Entradas *Bandeiras – expedições particulares que buscavam inicialmente metais. Caso não encontrassem, deveriam trazer índios. Eram autorizados e incentivados a ultrapassar os limites da linha de Tordesilhas. *Entradas – expedições financiadas pela Coroa que buscavam inicialmente metais. Caso não encontrassem, deveriam trazer índios. Não eram autorizados a ultrapassar os limites da linha de Tordesilhas. *Bandeiras de contrato – expedições contratadas para combater tribos indígenas rebeladas e quilombos.

5 Mineração *Séculos XVII e XVIII.
*Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Bahia. * mil habitantes – 1750 – 3 milhões de habitantes. *Fiscalização: - Intendência das Minas - Casas de Fundição - Quinto (principal imposto) - Derrama (cota mínima de 1,5 tonelada)

6 *Sociedade: - Patriarcal - Escravista - Urbana - Móvel Desdobramentos da mineração *Formação de um mercado interno na colônia. *Desenvolvimento da agricultura em São Paulo, sul de Minas e Rio de Janeiro, bem como da pecuária no Sul. *Formação de cidades. *O pólo econômico deslocou-se do Nordeste para o sudeste, o que provocou, inclusive, a transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro, principal porto do ouro mineiro.


Carregar ppt "Sociedade Colonial Mineradora e a Ocupação do Território Brasileiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google