A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BRASIL COLÔNIA ( ) Atividades econômicas durante este período:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BRASIL COLÔNIA ( ) Atividades econômicas durante este período:"— Transcrição da apresentação:

1 BRASIL COLÔNIA (1500-1822) Atividades econômicas durante este período:
Pau-brasil (litoral) Cana-de-Açúcar (Nordeste) Mineração (Minas, Goiás e Bahia) Objetivo das Bandeiras: - percorrer o interior brasileiro na busca de indígenas (para vender como escravos) e metais preciosos.

2 REGIÃO MINERADORA Conseqüências da descoberta do ouro:
Fluxo migratório em direção a região mineradora Aumento do dominação portuguesa Disputas entre portugueses e os primeiros exploradores Formação de uma classe média

3 TRABALHO E FISCALIZAÇÃO
Na sociedade mineradora o trabalho de exploração do ouro era realizado pelos escravos africanos. Ao redor das minas foi concentrando um contingente populacional que deu origem a uma classe intermediária, ou seja, não eram donos de minas e nem escravos, mas sim pessoas que realizavam diversos serviços como: alfaiates, comerciantes, advogados, tropeiros, carpinteiros. Como o fluxo de pessoas era intenso e grande, a Coroa Portuguesa resolveu criar estratégias para fiscalizar a exploração de ouro e diamantes. Exemplo: Intendência (órgão que deveria ser comunicado toda vez que fosse encontrado uma nova mina)

4 Matriz de Nossa Senhora do Pilar de São João del-Rei
Matriz de Santo Antônio Matriz de Sto Antônio

5 Sociedade Açucareira Sociedade Mineradora
Senhores de Engenho Elite Mineradora Trabalhadores Livres Classe Média Escravos Escravos Sociedade Açucareira Sociedade Mineradora

6 Revoltas na Região Mineradora
No início do século XVIII aconteceram algumas revoltas em várias regiões brasileiras. Essas revoltas, que ficaram conhecidas como Nativistas lutavam por melhorias para a população carente e pelo descaso da Coroa Portuguesa com os problemas econômicos. Elas não desejavam a independência do Brasil, mas brotou a semente da insatisfação referente a dominação portuguesa.

7 INCONFIDÊNCIA MINEIRA E CONJURAÇÃO BAIANA
Local e Data MG – 1789 BAHIA- 1798 Grupos participantes Elite, intelectuais, grandes proprietários e mineradores Artesãos, comerciantes e escravos Reivindicações Fim da exploração portuguesa e independência Fim da miséria, independência e abolição da escravatura Conseqüências Condenação dos líderes e morte de Tiradentes Condenação e morte

8 DIFERENÇAS ENTRE AS REVOLTAS
Não fazia parte dos objetivos da Inconfidência Mineira a abolição dos escravos, até porque os líderes eram donos de escravos. Na Conjuração Baiana houve uma intensa participação da massa popular, inclusive escravos. As duas revoltas foram influenciadas pelas idéias iluministas e provocaram o sentimento de emancipação brasileira.

9 TIRADENTES -Qual a intenção em criar imagens de Tiradentes relacionadas a Jesus? Por que se tornou herói da Independência? -Por que o herói da Independência não foi um líder da Conjuração dos Alfaiates?


Carregar ppt "BRASIL COLÔNIA ( ) Atividades econômicas durante este período:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google