A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO E GAÚCHO. DADOS DO BRASIL : O Brasil, possui um território de 8.547.403 Km², De fato, com uma das maiores extensões.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO E GAÚCHO. DADOS DO BRASIL : O Brasil, possui um território de 8.547.403 Km², De fato, com uma das maiores extensões."— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO E GAÚCHO

2 DADOS DO BRASIL : O Brasil, possui um território de Km², De fato, com uma das maiores extensões territoriais do mundo (quinto lugar). corresponde a uma parcela de mais ou menos 1,66% da superfície terrestre (cerca de 6% das terras emersas do globo).

3 "Descobrimento" do Brasil por Pedro Álvares Cabral Pedro Álvares Cabral comandava a frota que se dirigia às Índias. O descobrimento do Brasil marca o início do domínio português em região da América do Sul Criação da primeira vila, São Vicente, por Martim Afonso de Souza Introdução do cultivo de cana-de-açúcar e instalação de engenhos em São Vicente, modelo utilizado para a colonização do país.

4

5 15 capitanias

6 Fundação da Fortaleza do Rio Grande de São Pedro Início da colonização lusitana do Rio Grande do Sul.

7

8 Transferência da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro Este ato demonstra o aumento da importância da região sudeste para os interesses lusitanos.

9 Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil e a Abertura dos Portos O Rio de Janeiro sofreu grande impacto de população, pois a Corte Portuguesa era formada por cerca de 15 mil pessoas.

10 1822: Brasil independente

11 Imigração de colonos alemães para o sul do Brasil Concentração inicial em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

12 Início do fluxo de imigração italiana Os imigrantes italianos concentraram-se em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

13 Marcha de povoamento 1822 Foi a expansão da pecuária no Vale do São Francisco e no Sertão do Nordeste. A área do país já se aproximava do tamanho atual. O bandeirismo, ou bandeirantismo, foi um movimento de penetração para o interior originário principalmente de São Paulo e que contribuiu para a expansão dos domínios territoriais portugueses no Continente.

14 Tudo isso na busca de metais preciosos e, principalmente pela caça de indígenas para serem aprisionados e vendidos como escravos. Outro objetivo era a ocupação do Sertão nordestino e do Vale do rio São Francisco, por meio da criação de gado.

15 No século XVIII, ocorreu a mineração busca aos metais e pedras preciosas na porção central do país, que corresponde atualmente aos estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás

16 Colonização do Sul No séc XII, alguns núcleos de origem paulista ou açoriana; havia também, na região do pampa gaúcho, algumas áreas ocupadas por criadores de gado de origem espanhola. A colonização moderna foi feita por imigrantes, principalmente colonos de procedência alemã, italiana e eslava.

17 RS HOJE: Área Total km², 3% de todo território nacional, região Sul, fazendo fronteiras com o estado de Santa Catarina e dos países: Uruguai e Argentina.Localiza-se na região Sul, fazendo fronteiras com o estado de Santa Catarina e dos países: Uruguai e Argentina. É banhado pelo Oceano Atlântico e possui duas maiores lagoas do Brasil: Mirim e Mangueira

18 DIFERENÇAS LAGOA: é menor que um lago, porção cercada por terras.

19 LAGOA DOS PATOS LAGUNA: Maior que uma Lagoa e se comunica com mar através de um canal

20 LAGO: Tem uma estrutura de Lagoa, porém de tamanho maior, tem sua água em muitas vezes proveniente da chuva.

21 RIO: podemos dizer que tem um caminho direto com os Oceanos POLÊMICA: GUAÍBA: RIO OU LAGO?

22

23

24 Invasão e posse do Rio Grande do Sul

25

26

27

28

29

30

31

32 Para finalizar, a partir de 1940 ocorreu o que se chamou de marcha para o Oeste. Foi um movimento de ocupação, favorecido pela criação de novas estradas. Foi uma forma de realizar uma integração do território brasileiro.

33 Tratado de Petrópolis Tratado de Petrópolis Incorporação do Acre ao Brasil – Tocantins se torna estado, sendo separado de Goiás

34 Transferência da capital do país do Rio de Janeiro para Brasília Tentativa de melhor ocupação do interior do país.

35 CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO A construção do Brasil, que durou vários séculos, teve dois aspectos principais: a criação de uma sociedade com cultura (valores e hábitos) e instituições próprias (especialmente o Estado ou poder público em todos os níveis e esferas); e a formação territorial, isto é, a forma de ocupação da terra e a sua delimitação por meio de fronteiras.

36 POVOAMENTO A regra geral é a concentração litorânea, principalmente próximo ao litoral do Nordeste oriental (Zona da Mata nordestina) e no Sudeste do país (entre São Paulo e Rio de Janeiro).

37

38 CONCLUSÃO: Hoje o Brasil é um dos inúmeros países do mundo que modificou como nunca a natureza original, transformando-a em segunda natureza, em natureza humanizada.

39 Em virtude de a colonização européia e o povoamento do Brasil terem começado no litoral e se expandido para o interior, encontramos mais vegetação original a oeste e no norte do território brasileiro, principalmente na Amazônia. Nessas regiões ainda existem enormes áreas pouco habitadas. A vegetação original do litoral - a chamada mata Atlântica -praticamente não existe mais (hoje há somente 1% do que havia em 1500), enquanto ainda restam no mínimo 80% da floresta Amazônica.

40 QUESTIONAMENTOS: Por onde começamos a entender o povoamento do Brasil? Quais atividades foram fundamentais para formação do território brasileiro? O que explica a maior parte da população brasileira concentrada nas regiões litorâneas? O que explica uma marcha para o oeste em um período mais contemporâneo?

41 No território gaúcho, quais as principais modificações e influencias ao longo de sua formação? O espaço brasileiro é bem aproveitado?

42 BIBLIOGRAFIA Colonialismo e Missões Jesuíticas. Porto Alegre, EST/ Instituto de Cultura Hispânica, ª ed. História da Indústria Sul-Rio-Grandense Autor: Sandra Jatahy Pesavento A REVOLUÇAO FARROUPILHA, Sandra Jatahy Pesavento COLEÇÃO: tudo e historia - Editora: Brasiliense


Carregar ppt "FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO E GAÚCHO. DADOS DO BRASIL : O Brasil, possui um território de 8.547.403 Km², De fato, com uma das maiores extensões."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google