A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regiões do Brasil. Sul Nordeste SudesteNorte Centro-Oeste.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regiões do Brasil. Sul Nordeste SudesteNorte Centro-Oeste."— Transcrição da apresentação:

1 Regiões do Brasil

2 Sul Nordeste SudesteNorte Centro-Oeste

3 Região Nordeste

4

5 Nordeste: ocupação e organização do espaço O Nordeste é a região de ocupação mais antiga desde a chegada dos colonizadores, essa região teve seu espaço organizado, inicialmente em torno da atividade canavieira. As marcas permanecem nas paisagens das cidades como Recife e Salvador, da arquitetura colonial, assim como na existência de latifúndios e usinas produtoras de cana-de-açúcar.

6 Ao longo do século XVI, a organização do espaço nordestino esteve relacionada à economia canavieira, que proporcionou poder político e econômico a região no período colonial. Os aspectos que garantiram a produção açucareira, que é uma atividade desenvolvida até hoje, foram: Existência de latifúndios destinados a essa produção; Desenvolvimento de monocultura, cultivo de apenas um produto; Trabalho escravo.

7 Aspectos físicos A região Nordeste possui, temperaturas elevadas por volta de 27º C e baixos índices pluviométricos menos de 600 mm. O clima caracteriza-se pelas elevadas temperaturas e pelo grande percentual de evaporação. No clima semi-árido desenvolve a caatinga

8 Na região litorânea é caracterizada pelo clima litorâneo úmido que embora apresente médias temperaturas elevadas, apresenta altos índices de precipitação.

9 Nessas áreas encontramos vegetação litorânea como mangues e algumas áreas de floresta tropical.

10 Sub-regiões do Nordeste

11 Meio-Norte Sua vegetação é a mata dos cocais a qual favoreceu o desenvolvimento do extrativismo vegetal. Sua economia é baseada também na criação de gado, cultura de algodão, de arroz e nas últimas décadas vem se expandindo a cultura de soja, destinada a exportação.

12 Extrativismo vegetal

13 Agreste Constitui a uma faixa de transição que possui vegetação característica da caatinga e da mata atlântica.

14 No agreste predomina minifúndios monocultores que Cultivam vários produtos como feijão, milho, mandioca, café e algodão.

15 Também, desenvolve a pecuária leiteira e as indústrias derivados do leite de bens de consumo.

16 Sertão

17 É conhecido como a região do semi-árido temperaturas elevadas e precipitação escassas e alta evaporação.

18

19 A a maior parte da população rural vive da agricultura e da pecuária de subsistência.

20 Zona da Mata Essa região era coberta pela Mata Atlântica, também foi bastante explorada economicamente onde foi extraído praticamente todo o pau-brasil. Ela é mais populosa e possui a maior densidade demográfica do Nordeste e a mais industrializada. Essa sub-região é dividida em outras três áreas distintas:

21 Recôncavo Baiano

22 Compreende aos municípios localizados em torno da cidade de Salvados é um grande produtor de tabaco, nesta região desenvolve atividades tradicionais como a agricultura de subsistência, pesca e a coleta de marisco.

23 No município de Camaçari situa-se um grande Pólo Industrial e Petroquímico, que abriga grandes indústrias como metalúrgica e automobilística.

24 Zona da Mata Açucareira Teve sua origem no período colonial, atualmente apesar de haver muitas usinas de cana-de-açúcar e álcool e latifúndios, monocultores, a produção de cana-de-açúcar tem diminuído cedendo lugar as atividades pecuárias, e a produção de frutas.

25 Produção de frutas

26 Zona da Mata Cacaueira

27 Corresponde ao sul da Bahia,essa área é importante produtora e exportadora mundial de cacau desde o fim do século XIX, até praticamente o final da década de Atualmente a Bahia é responsável Por mais de por mais da metade da produção do país.

28

29 Atualmente essa região é considerada um grande pólo turístico devido a suas belas praias.

30

31 Nordeste espaço geográfico atual Apesar da melhora dos indicadores econômicos e sociais do país, o espaço geográfico do Nordeste continua revelando-se como uma região com os mais baixos índices de desenvolvimento humano. O PIB do Nordeste representa apenas cerca de 3% do PIB nacional. Enquanto o Brasil possui 13,3% de analfabetismo entre pessoas de quinze anos ou mais, o Nordeste tem 26,6% o dobro desse percentual.

32 Este é o Nordeste do nosso Brasil.


Carregar ppt "Regiões do Brasil. Sul Nordeste SudesteNorte Centro-Oeste."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google