A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE O NORDESTE 9 estados Ma, Ce, PI, RN, Al, Pe, Pb, Se, Ba Logo Forte representatividade política 1.561.178 km2 47.679.381 habitantes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE O NORDESTE 9 estados Ma, Ce, PI, RN, Al, Pe, Pb, Se, Ba Logo Forte representatividade política 1.561.178 km2 47.679.381 habitantes."— Transcrição da apresentação:

1

2 CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE O NORDESTE 9 estados Ma, Ce, PI, RN, Al, Pe, Pb, Se, Ba Logo Forte representatividade política km habitantes (28%) Característica marcante

3 IDH diferenciado entre as diversas regiões

4 UNIDADES DO NORDESTE BRASILEIRO

5 O litoral setentrional do Nordeste no MA tem início numa larga faixa de planícies que vai se estreitando à medida que avança para o leste, contorna o "Cotovelo do Brasil" no RN e segue pelo litoral oriental indo até o sul da Bahia

6 A-O MEIO NORTE. Porção ocidental com Clima Tropical Verão=chuvas Inverno=seco Vegetação – Mata dos Cocais Esta área corresponde a 30% da região e abriga 15% Da população B- O SERTÃO SEMI-ÁRIDO Corresponde a 30% do território Abriga 37% da população Clima de baixa pluviosidade e temperatura alta Conhecido como Poligono das Secas Vegetação Xerófita chamada de Caatinga (Xique-Xique, Mandacaru, facheiro)

7 A-A bacia hidrográfica do nordeste Rios intermitentes Açude Orós no Jaguaribe (CE) B-A bacia do Rio São Francisco Cumpre as quatro funções básicas De uma Bacia (Pesca, Transporte, Irrigação e energia elétrica) C-A bacia do Leste Abrange os rios de planaltos que Nascem no interior dos planaltos Mais elevados

8

9 C-O CLIMA DE TRANSIÇÃO DO AGRESTE Representa 3% da região e abriga 16% dos nordestinos É quase uma transição entre o seco da Caatinga e a Zona da Mata Úmida Destaque para policultura e pecuária com destino à Zona da Mata Vegetação é intermediária entre a Caatinga e vegetação da Zona da Mata D-A ZONA DA MATA NORDESTINA Trata-se de uma faixa litorânea que vai do RN até o extremo sul da BA, ocupa cerca de 7% do espaço e tem 32% da população regional, corresponde a uma área de terras quentes e úmidas submetidas às chuvas de inverno do Recôncavo para ao norte e de chuvas regularmente distribuídas o ano todo do Recôncavo para o sul. Esse foi o setor do nordeste e do Brasil onde começou a nossa ocupação humano-econômica com as coletas de madeiras e depois a introdução do ciclo canavieiro nas terras negras do massapé.

10 A POPULAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE Forte miscigenação Índio Branco negro A população do nordeste brasileiro soma hoje a segunda do país com habitantes, distribuídos da seguinte forma pelos seus 4 sub-setores.

11 ATIVIDADES ECONÔMICAS DO NORDESTE BRASILEIRO

12 Criada para fomentar o desenvolvimento do Nordeste Desviou-se do seu principal objetivo Foi extinta por FHC Foi ressuscita por Lula

13 1-A seguir encontre as afirmativas verdadeiras as respeito da região nordeste do Brasil e dê a soma delas como resultado a essa questão. 01-A região nordeste do Brasil apresenta-se como a mais subdividida em unidades da federação e com muita força política no Congresso Nacional. 02-Todos os brasileiros sabem que existe no Nordeste uma verdadeira "indústria da seca" que tem como finalidade obter recursos e negocia-los com os eleitores desinformados. 04-O maior problema do nordeste é sem dúvida as secas e chuvas mal distribuídas que levam a sua população a migrar para o centro- sul em busca de áreas chuvosas. 08-O relevo do nordeste pode ser resumido em uma grande depressão interplanaltica com altitudes normalmente abaixo dos 1000metros. 16-Os rios do nordeste apresentam-se com baixo potencial hidroelétrico porque atravessam uma área de clima semi-árido e se tornam intermitentes. (1+2+8=11)

14 2- Encontre as afirmativas verdadeiras a respeito da região nordeste do Brasil, assinale-as e apresente a soma delas como resposta dessa questão. 1-Uma das frases mais significativas para a explicação dos problemas nordestinos é a seguinte:"...o problema do nordeste não está na seca mas sim nas cercas..." 2-O rio São Francisco representa muito para o nordeste porque mantém-se perene o ano todo, é navegável, apresenta potencial energético bem aproveitado e irriga lavouras. 4-Quando se fala do clima do nordeste é falso dizer que o Meio Norte e o Agreste apresentam características semelhantes por estarem entre a umidade e a seca. 8-A região do Agreste é distinta do restante da região porque apresenta pequenas e médias propriedades policultoras principalmente nos "brejos" dos pés de serra. 16-Encontramos no nordeste vegetação do cerrado no Meio Norte, palmáceas como os babaçuais também no Meio Norte, caatinga no sertão, florestas tropicais na faixa litorânea ( =27)

15 3-Das afirmativas a seuir assinale apenas as falsas e dê a soma de todas elas como a resposta a essa questão. 1-As costas baixas com a semi aridez chegando até o seu litoral fazem do RN um estado perfeito para a produção salineira. 2-A sub-região da Zona da Mata se caracteriza por uma ocupação agropastoril pulverizada em micro propriedades que formam no conjunto as paisagens da cana de açúcar e do cacau. 4-A criação da Sudene foi um grande impulso para absorver a abundante mão de obra ociosa do nordeste principalmente nas lavouras mecanizadas e nas indústrias modernas. 8-Macau, Areia Branca e Mossoró são municípios potiguares que se identificam com importantes exportações de sal marinho do Brasil. 16-A região de São Luís do MA está se tornando uma importante área de exportação de minérios da região de Carajás e de industrialização de alumínio. (2+4= 6)


Carregar ppt "CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE O NORDESTE 9 estados Ma, Ce, PI, RN, Al, Pe, Pb, Se, Ba Logo Forte representatividade política 1.561.178 km2 47.679.381 habitantes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google