A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGIÃO CENTRO-OESTE PROF. EDUARDO C. FERREIRA. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Compreende os estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS),

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGIÃO CENTRO-OESTE PROF. EDUARDO C. FERREIRA. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Compreende os estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS),"— Transcrição da apresentação:

1 REGIÃO CENTRO-OESTE PROF. EDUARDO C. FERREIRA

2 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Compreende os estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS), além do Distrito Federal (DF)

3 REGIÃO CENTRO-OESTE -moderna potência agrária do Brasil com forte mecanização -clima tropical típico com duas estações (úmida e seca) -vegetação de CERRADO que cede espaço para as atividades agrárias -bom potencial de navegação com a Bacia do Paraguai -extrativismo mineral presente (maciço de Urucum)

4 ATIVIDADES ECONÔMICAS As principais são: -Agricultura, Pecuária e Extrativismo. A agropecuária continua sendo a base da economia do Centro- Oeste. Na produção agrícola, a região é a maior produtora de soja, a segunda maior produtora de arroz e a terceira maior produtora de milho do Brasil.

5 PECUÁRIA O rebanho bovino é de cerca de 51 milhões de cabeças, concentrando-se principalmente no Pantanal, em Goiás e no Mato Grosso do Sul, que é o estado da região Centro- Oeste com o maior número de cabeças. Em segundo lugar encontra-se a criação de suínos, com maior destaque em Goiás. A produção de leite ocupa posição destacada na economia da região Centro-Oeste.

6 EXTRATIVISMO O extrativismo vegetal e mineral aparece com alguma importância na vida regional. O babaçu e o cristal de rocha são as principais riquezas extrativas. Goiás é o primeiro produtor de cristal de rocha e de amianto do país. Também se destacam o manganês do Pantanal, a ipecacuanha, a borracha, a erva-mate, o ferro, a cromita, a grafita, a mica e os diamantes.

7 INDÚSTRIA O parque industrial da região Centro- Oeste é muito pouco desenvolvido. A criação de distritos industriais vem contribuindo para a modificação deste quadro, mas a atividade industrial ainda ocupa uma posição secundária em relação à agropecuária.

8 CLIMA A região Centro-Oeste tem o clima tropical mais característico do país. As médias anuais de temperatura situam-se entre 20 e 25°C, excetuando-se o oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde são superiores. Nas terras mais altas, a temperatura mensal desce a 18°C durante o inverno. No Pantanal e em outras áreas pouco elevadas, a média pode subir mais de 27°C no verão.

9 CHUVAS, SECAS E BAIXA UMIDADE DO AR Os totais anuais de chuva ficam entre mil e mm, diminuindo de quantidade do norte para o sul. As estações secas e chuvosas são bem marcadas, com chuvas abundantes entre novembro e março (200 a 300 mm mensais) e muito raras entre maio e setembro (menos de 20 mm mensais). O afastamento do oceano e a altitude causam grandes amplitudes diurnas de temperatura. Durante o verão, os dias são muito quentes, mas as noites são frescas.

10 VEGETAÇÃO DESTACA-SE OS BIOMAS DO CERRADO E DO PANTANAL

11 BRASÍLIA Brasília, a capital do Brasil, inaugurada em 21 de abril de 1960, continua sendo uma das mais belas e a mais moderna cidade do país.

12


Carregar ppt "REGIÃO CENTRO-OESTE PROF. EDUARDO C. FERREIRA. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Compreende os estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS),"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google