A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Climas do Brasil. Introdução Graças a posição geográfica do seu território o Brasil apresenta um clima majoritariamente tropical: 92% do território encontra-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Climas do Brasil. Introdução Graças a posição geográfica do seu território o Brasil apresenta um clima majoritariamente tropical: 92% do território encontra-se."— Transcrição da apresentação:

1 Climas do Brasil

2 Introdução Graças a posição geográfica do seu território o Brasil apresenta um clima majoritariamente tropical: 92% do território encontra-se na faixa intertropical, com temperaturas médias superiores a 20ºC. Graças a posição geográfica do seu território o Brasil apresenta um clima majoritariamente tropical: 92% do território encontra-se na faixa intertropical, com temperaturas médias superiores a 20ºC. Entre os principais fatores determinantes do clima no país, destacamos a altitude, latitude e continentalidade. Entre os principais fatores determinantes do clima no país, destacamos a altitude, latitude e continentalidade.

3 Classificação climática Nenhuma classificação climática é perfeita:representam tentativas de se representar a realidade. Nenhuma classificação climática é perfeita:representam tentativas de se representar a realidade. Existem diversas classificações, entre as quais destacamos a classificação de Köppen, Strahler e Lísia Bernardes. Existem diversas classificações, entre as quais destacamos a classificação de Köppen, Strahler e Lísia Bernardes. Köppen utiliza principalmente fatores estáticos ( latitude, altitude por exemplo). Köppen utiliza principalmente fatores estáticos ( latitude, altitude por exemplo). Strahler utiliza fatores dinâmicos ( massas de ar). Strahler utiliza fatores dinâmicos ( massas de ar). Faltava uma classificação que realiza-se a união dos fatores dinâmicos e estáticos.

4 Curiosidades A classificação climática de Arthur Strahler (1951) tem por base a influência das massas de ar em áreas diferenciadas. Ela não trabalha, portanto, com as médias de chuvas e temperaturas, mas com a explicação de sua dinâmica. A classificação climática de Arthur Strahler (1951) tem por base a influência das massas de ar em áreas diferenciadas. Ela não trabalha, portanto, com as médias de chuvas e temperaturas, mas com a explicação de sua dinâmica. A classificação climática de Wilhelm Köppen, apesar de clássica e intensamente utilizada até pouco tempo, e ter representado um avanço em sua época (final do século XIX), é hoje bastante problemática, pois não leva em conta os deslocamentos das massas de ar. A classificação climática de Wilhelm Köppen, apesar de clássica e intensamente utilizada até pouco tempo, e ter representado um avanço em sua época (final do século XIX), é hoje bastante problemática, pois não leva em conta os deslocamentos das massas de ar.

5

6 Classificação de Köppen Wilhelm Köppen Wilhelm Köppen Baseia-se principalmente na temperatura e nas precipitações distribuídas ao longo das estações. Baseia-se principalmente na temperatura e nas precipitações distribuídas ao longo das estações. A 1ª letra representa a característica geral do clima de uma região. A 1ª letra representa a característica geral do clima de uma região. A 2ª letra representa as particularidades do regime de chuvas. A 2ª letra representa as particularidades do regime de chuvas. A 3ª letra representa a temperatura característica da região. A 3ª letra representa a temperatura característica da região.

7

8 Classificação de Lísia Bernardes Trata-se da classificação mais utilizada no Brasil. Trata-se da classificação mais utilizada no Brasil. Apresenta a união dos fatores estáticos e dinâmicos. Apresenta a união dos fatores estáticos e dinâmicos. Considerada uma releitura da classificação de Köppen. Considerada uma releitura da classificação de Köppen.

9

10

11

12 Climograma Esse tipo de diagrama é formado pela superposição de um diagrama de colunas, que representa as quantidades mensais de chuva, e de uma curva, que mostra a evolução da temperatura média ao longo dos meses do ano. Esse tipo de diagrama é formado pela superposição de um diagrama de colunas, que representa as quantidades mensais de chuva, e de uma curva, que mostra a evolução da temperatura média ao longo dos meses do ano.

13 Clima equatorial Apresenta temperaturas elevadas o ano todo. Apresenta temperaturas elevadas o ano todo. Pequena amplitude térmica anual. Pequena amplitude térmica anual. Chuvas abundantes e bem distribuídas durante o ano ( em algumas áreas mais de 3000mm/ano). Chuvas abundantes e bem distribuídas durante o ano ( em algumas áreas mais de 3000mm/ano). Abrange a maior parte da Amazônia brasileira. Abrange a maior parte da Amazônia brasileira.

14 Clima semi-árido Apresenta temperaturas elevadas (superiores a 25ºC). Apresenta temperaturas elevadas (superiores a 25ºC). Chuvas escassas e irregulares. Chuvas escassas e irregulares. Estiagens bem pronunciadas. Estiagens bem pronunciadas. Abrange áreas do sertão nordestino e norte de Minas Gerais. Abrange áreas do sertão nordestino e norte de Minas Gerais.

15 Clima tropical Trata-se do clima predominante do Brasil. Trata-se do clima predominante do Brasil. Apresenta duas estações bem definidas: o verão, quente e chuvoso e o inverno frio e seco. Apresenta duas estações bem definidas: o verão, quente e chuvoso e o inverno frio e seco. Apresenta variações no território, como o tropical de altitude e o tropical úmido. Apresenta variações no território, como o tropical de altitude e o tropical úmido. Destaque para áreas do Brasil Central. Destaque para áreas do Brasil Central.

16 Clima tropical de altitude Apresenta as mesmas características do clima tropical, mas em função da altitude temos uma média térmica menor e quedas mais acentuadas de temperatura no inverno. Apresenta as mesmas características do clima tropical, mas em função da altitude temos uma média térmica menor e quedas mais acentuadas de temperatura no inverno. Como bons exemplos destacamos a cidade de São Paulo, Belo Horizonte e Campos do Jordão. Como bons exemplos destacamos a cidade de São Paulo, Belo Horizonte e Campos do Jordão.

17 Clima tropical úmido Provocado pela atuação do MPA no litoral brasileiro durante o inverno. Provocado pela atuação do MPA no litoral brasileiro durante o inverno. Marcado pelo maior índice pluviométrico no período dos meses de junho a agosto. Marcado pelo maior índice pluviométrico no período dos meses de junho a agosto. Típico do litoral oriental do Nordeste. Típico do litoral oriental do Nordeste.

18 Clima subtropical Trata-se do clima predominante na região Sul do país. Trata-se do clima predominante na região Sul do país. Marcado pelas estações bem definidas e pelas chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Marcado pelas estações bem definidas e pelas chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Apresenta grande amplitude térmica. Apresenta grande amplitude térmica.

19 Exemplo prático Observe o climograma relativo à cidade de São Gabriel da Cachoeira-AM (localizada na região da Amazônia Ocidental). Com base no gráfico, é correto afirmar que, nessa cidade, predominam as características do clima: Observe o climograma relativo à cidade de São Gabriel da Cachoeira-AM (localizada na região da Amazônia Ocidental). Com base no gráfico, é correto afirmar que, nessa cidade, predominam as características do clima:

20 Resolução A) litorâneo úmido, marcado por médias elevadas de temperatura e com meses mais chuvosos ou de maior pluviosidade no outono e no inverno. B) tropical semi-árido, marcado por médias térmicas elevadas (em torno de 28ºC) e por chuvas escassas e regulares. C) equatorial úmido, em razão das médias elevadas de temperatura (de 25ºC a 28ºC) e pequena amplitude térmica (em torno de 3ºC) anuais. A) litorâneo úmido, marcado por médias elevadas de temperatura e com meses mais chuvosos ou de maior pluviosidade no outono e no inverno. B) tropical semi-árido, marcado por médias térmicas elevadas (em torno de 28ºC) e por chuvas escassas e regulares. C) equatorial úmido, em razão das médias elevadas de temperatura (de 25ºC a 28ºC) e pequena amplitude térmica (em torno de 3ºC) anuais. D) tropical de verão úmido e de inverno seco, uma vez que, nos meses de maio a setembro, os índices pluviométricos diminuem. E) subtropical úmido, caracterizado pela ocorrência de chuvas, nos doze meses do ano, e por invernos com temperaturas abaixo de OºC. Alternativa C


Carregar ppt "Climas do Brasil. Introdução Graças a posição geográfica do seu território o Brasil apresenta um clima majoritariamente tropical: 92% do território encontra-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google