A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Climas do Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Climas do Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 Climas do Brasil

2 Introdução Graças a posição geográfica do seu território o Brasil apresenta um clima majoritariamente tropical: 92% do território encontra-se na faixa intertropical, com temperaturas médias superiores a 20ºC. Entre os principais fatores determinantes do clima no país, destacamos a altitude, latitude e continentalidade.

3 Classificação climática
Nenhuma classificação climática é perfeita:representam tentativas de se representar a realidade. Existem diversas classificações, entre as quais destacamos a classificação de Köppen, Strahler e Lísia Bernardes. Köppen utiliza principalmente fatores estáticos ( latitude, altitude por exemplo). Strahler utiliza fatores dinâmicos ( massas de ar). Faltava uma classificação que realiza-se a união dos fatores dinâmicos e estáticos.

4 Curiosidades A classificação climática de Arthur Strahler (1951) tem por base a influência das massas de ar em áreas diferenciadas. Ela não trabalha, portanto, com as médias de chuvas e temperaturas, mas com a explicação de sua dinâmica. A classificação climática de Wilhelm Köppen, apesar de clássica e intensamente utilizada até pouco tempo, e ter representado um avanço em sua época (final do século XIX), é hoje bastante problemática, pois não leva em conta os deslocamentos das massas de ar.

5

6 Classificação de Köppen
Wilhelm Köppen Baseia-se principalmente na temperatura e nas precipitações distribuídas ao longo das estações. A 1ª letra representa a característica geral do clima de uma região. A 2ª letra representa as particularidades do regime de chuvas. A 3ª letra representa a temperatura característica da região.

7

8 Classificação de Lísia Bernardes
Trata-se da classificação mais utilizada no Brasil. Apresenta a união dos fatores estáticos e dinâmicos. Considerada uma releitura da classificação de Köppen.

9

10

11

12 Climograma Esse tipo de diagrama é formado pela superposição de um diagrama de colunas, que representa as quantidades mensais de chuva, e de uma curva, que mostra a evolução da temperatura média ao longo dos meses do ano.

13 Clima equatorial Apresenta temperaturas elevadas o ano todo.
Pequena amplitude térmica anual. Chuvas abundantes e bem distribuídas durante o ano ( em algumas áreas mais de 3000mm/ano). Abrange a maior parte da Amazônia brasileira.

14 Clima semi-árido Apresenta temperaturas elevadas (superiores a 25ºC).
Chuvas escassas e irregulares. Estiagens bem pronunciadas. Abrange áreas do sertão nordestino e norte de Minas Gerais.

15 Clima tropical Trata-se do clima predominante do Brasil.
Apresenta duas estações bem definidas: o verão, quente e chuvoso e o inverno frio e seco. Apresenta variações no território, como o tropical de altitude e o tropical úmido. Destaque para áreas do Brasil Central.

16 Clima tropical de altitude
Apresenta as mesmas características do clima tropical, mas em função da altitude temos uma média térmica menor e quedas mais acentuadas de temperatura no inverno. Como bons exemplos destacamos a cidade de São Paulo, Belo Horizonte e Campos do Jordão.

17 Clima tropical úmido Provocado pela atuação do MPA no litoral brasileiro durante o inverno. Marcado pelo maior índice pluviométrico no período dos meses de junho a agosto. Típico do litoral oriental do Nordeste.

18 Clima subtropical Trata-se do clima predominante na região Sul do país. Marcado pelas estações bem definidas e pelas chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Apresenta grande amplitude térmica.

19 Exemplo prático Observe o climograma relativo à cidade de São Gabriel da Cachoeira-AM (localizada na região da Amazônia Ocidental). Com base no gráfico, é correto afirmar que, nessa cidade, predominam as características do clima:

20 Resolução A) litorâneo úmido, marcado por médias elevadas de temperatura e com meses mais chuvosos ou de maior pluviosidade no outono e no inverno. B) tropical semi-árido, marcado por médias térmicas elevadas (em torno de 28ºC) e por chuvas escassas e regulares. C) equatorial úmido, em razão das médias elevadas de temperatura (de 25ºC a 28ºC) e pequena amplitude térmica (em torno de 3ºC) anuais. D) tropical de verão úmido e de inverno seco, uma vez que, nos meses de maio a setembro, os índices pluviométricos diminuem. E) subtropical úmido, caracterizado pela ocorrência de chuvas, nos doze meses do ano, e por invernos com temperaturas abaixo de OºC. Alternativa C


Carregar ppt "Climas do Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google