A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CLIMA NO BRASIL PROF: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CLIMA NO BRASIL PROF: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO."— Transcrição da apresentação:

1 O CLIMA NO BRASIL PROF: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO

2 FATORES ESTÁTICOS DO CLIMA Latitude – é a distância em graus de um ponto qualquer da superfície terrestre à linha do Equador. 93% do Brasil está na Zona Tropical – clima quente; 07% do Brasil está em Zona Temperada – clima ameno (frios)

3 FATORES ESTÁTICOS DO CLIMA Considerando apenas a latitude o Brasil teria dois tipos de clima: Tropical: região entre os trópicos de câncer (norte) e capricórnio (sul); Temperado: são áreas que se situam ao sul do Trópico de Capricórnio.

4 FATORES ESTÁTICOS DO CLIMA Altitude – o território brasileiro possui uma altitude relativamente baixa se comparada a de outros países. (Apenas 7,3% do território brasileiro está acima de 800mts). A influência da altitude é sentida particularmente nas chamadas terras altas do sudeste – relevo serrano.

5 FATORES DINÂMICOS DO CLIMA Massas de ar – cinco grandes massas de ar agem frequentemente sobre o Brasil. mEa – Massa Equatorial Atlântica – quente e úmida, atua no litoral das regiões norte e nordeste. mEc – Massa Equatorial Continental – quente e úmida, tem origem na região amazônica ocidental e atua na região amazônica.

6 FATORES DINÂMICOS DO CLIMA mTa – Massa tropica Atlântica – quente e úmida, tem origem da evaporação da água do oceano Atlântico e atuam na região litorânea do CE a SC. mTc – Massa Tropical Continental – quente e seca, tem origem no centro da América do Sul, atuando na região centro-sul do país, elevando a temperatura e diminuindo a umidade relativa do ar. mPa – Massa Polar Atlântica – massa fria, origina- se na Pólo Sul (Antártica), sua frequência maior e no inverno e atua na região sul do país, podendo atingir a Amazônia (friagem)

7 Massas de ar no Brasil

8 TIPOS DE CHUVAS NO BRASIL Chuvas de Convecção – típicas do verão brasileiro, ocorre com a ascensão (convecção) do ar aquecido pelo sol. Ao subir o vapor dágua contido no ar origina nuvens em formato de cogumelo – temporal.

9 CHUVAS DE CONVECÇÃO

10 Chuvas Frontais Típicas do inverno brasileiro, são menos intensas e com uma duração maior, podendo durar vários dias. Sua chegada é anunciada por choque entre massas quentes e frias.

11 CHUVAS FRONTAIS

12 CHUVAS OROGRÁFICAS São formadas quando uma nuvem carregada sobre ao de deparar com um relevo montanhoso, perde calor e a umidade sobe em forma de chuva – em geral são torrenciais, nas encostas dos morros.

13 CHUVAS OROGRÁFICAS

14 Mapa segundo Strähler

15 GRANDES TIPOS CLIMÁTICOS DO BRASIL Equatorial -

16 ATIVIDADES


Carregar ppt "O CLIMA NO BRASIL PROF: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google