A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C LIMA X T EMPO Clima : sucessão habitual dos tipos de tempo num determinado local. (Determinado por fatores específicos) Tempo : conjunto de valores,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C LIMA X T EMPO Clima : sucessão habitual dos tipos de tempo num determinado local. (Determinado por fatores específicos) Tempo : conjunto de valores,"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 C LIMA X T EMPO Clima : sucessão habitual dos tipos de tempo num determinado local. (Determinado por fatores específicos) Tempo : conjunto de valores, que num dado momento e num certo lugar, caracterizam o estado atmosférico.

4 F ATORES C LIMÁTICOS Latitude Altitude Massa de Ar Correntes Marinhas Continentalidade Maritimidade Vegetação Relevo

5 LATITUDE A variação da temperatura em relação à latitude deve-se à forma esférica da Terra. No Equador, onde os raios solares incidem perpendicularmente, percorrendo uma distância menor, a insolação é maior, ocasionando temperatura mais altas.

6 A LTITUDE Quanto maior a altitude menor será a temperatura. Isto porque o ar se torna rarefeito, ou seja, a concentração de gases e de umidade à medida que aumenta a altitude, é menor, o que vai reduzir a retenção de calor nas camadas mais elevadas da atmosfera.

7 M ASSAS DE A R. Apresentam características particulares da região em que se originaram, como temperatura e umidade, e se deslocam pela superfície terrestre por diferença de pressão. Ao se deslocarem perdem suas características originais, pela interação com outras massas.

8 C ORRENTES M ARÍTIMAS As correntes marítimas são verdadeiros "rios" de água salgada dentro dos oceanos. Conforme a latitude em que se originam, elas podem ser de águas quentes ou de águas frias. São movimentadas pela ação dos ventos e pela rotação da Terra.

9 C ONTINENTALIDADE A proximidade de grandes quantidades de água exerce influencia na temperatura. A água demora a se aquecer, enquanto os continentes se aquecem rapidamente. Por outro lado, ao contrário dos continentes, a água demora irradiar a energia absorvida.

10 M ARITIMIDADE A maritimidade - proximidade em relação ao mar - ameniza as tendências da temperatura. Se o ar for quente, sua temperatura ficará mais baixa, e se for frio, a temperatura será mais elevada.

11 VEGETAÇÃO Os diferentes tipos de cobertura vegetal, apresentam grande variação de densidade, o que influencia diretamente a absorção e irradiação do calor, além da umidade do ar. Nas florestas, as árvores impedem que os raios solares incidam diretamente sobre a superfície, diminuindo evidentemente a absorção do calor e também a temperatura.

12 R ELEVO O Relevo está intimamente ligado à altitude, pois o relevo influi na temperatura e na umidade, ao facilitar ou dificultar a circulação das massas de ar.

13 T IPOS DE C LIMA Polar Temperado Tropical Equatorial Subtropical Árido Semi-Árido

14 C LIMA P OLAR O clima polar (ou clima glacial) ocorre nas costas Eurasianas do Ártico, na Groenlândia, ao norte do Canadá, no Alasca e na Antártida. As temperaturas médias são muito baixas e ficam em torno de -30 ºC. No verão chegam aos -10 ºC e no inverno podem alcançar os -50 ºC. São regiões de ventos intensos e que ficam cobertas de neve a maior parte do ano.

15 C LIMA T EMPERADO Uma região que possui um clima temperado tem uma temperatura que varia regularmente ao longo do ano, com a média acima de 10º C, nos meses mais quentes e entre -3º e 18º C, nos meses frios. Possuem quatro estações bem definidas: um verão relativamente quente, um outono com temperaturas gradativamente mais baixas com o passar dos dias, um inverno frio, e uma primavera, com temperaturas gradativamente mais altas com o passar dos dias. Umidade depende da localização e condições geográficas de uma dada região.

16 C LIMA T ROPICAL Os climas tropicais são caracterizados por temperaturas elevadas - todos os meses do ano apresentam temperaturas médias de 18 °C ou superiores. Esses climas podem subdividir-se da seguinte maneira:

17 C LIMA E QUATORIAL O Clima equatorial é um tipo de clima caracterizado pela alta média de temperatura e pela alta pluviosidade (ultrapassa 2000 mm de chuvas anuais). Regiões que apresentam esse tipo de clima são cruzadas pela linha do Equador, e por isso, recebem o nome de "equatorial". Essas regiões apresentam uma floresta bem densa, a floresta equatorial, tendo como exemplo, a Amazônica, que é marcada por chuvas freqüentes durante todo o ano. O clima é quente e muito úmido. Praticamente só tem uma estação, o verão.

18 C LIMA S UBTROPICAL O clima subtropical é característico das áreas geográficas a sul do Trópico de Capricórnio e a norte do Trópico de Câncer, com temperaturas médias anuais nunca superiores a 20ºC e em que a temperatura mínima do mês mais frio nunca é menor que 0ºC. Em áreas mais elevadas, o inverno é intenso, com nevascas esporádicas, e o verão é ameno. A precipitação é intensa, atingindo a média de até mm/ano.

19 C LIMA Á RIDO As principais características do clima desértico são: baixo índice pluviométrico e a grande amplitude térmica. Ocorre tanto em áreas tropicais como em áreas temperadas. Clima desértico também pode ser conhecido como clima árido.

20 C LIMA S EMI -Á RIDO Clima de transição, caracterizado por chuvas escassas e mal distribuídas ao longo do ano. Ocorre em regiões tropicais, onde a temperatura é elevada o ano inteiro.

21 Climas do Mundo


Carregar ppt "C LIMA X T EMPO Clima : sucessão habitual dos tipos de tempo num determinado local. (Determinado por fatores específicos) Tempo : conjunto de valores,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google