A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce"— Transcrição da apresentação:

1 2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
ESTUDO DO CLIMA 2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce

2 A ATMOSFERA Camada gasosa que envolve o planeta.
Entre os principais gases são Nitrogênio (78%), Oxigênio (21%) e Dióxido de Carbono, Metano e Ozônio. Os gases da atmosfera distribuem-se em camadas com características físicas e químicas diferentes.

3

4 ENERGIA SOLAR A atmosfera pode absorver ou refletir a energia solar.
Quanto da radiação que chega à superfície será refletida depende dessa superfície, entre elas , o material e a cor: -> superfícies muito claras refletem muito da radiação, no caso da neve chega a 90%.

5 -> superfícies escuras como o asfalto absorvem muito da energia e apresentam um baixo nível de reflexão. Essa variação na capacidade de reflexão dos materiais é chamada de ALBEDO. Quanto maior o albedo, mais energia é refletida e menos é absorvida.

6

7 Efeito EStufa Mecanismo natural, próprio da atmosfera e fundamental para a existência da vida na Terra , uma vez que ele regula o clima do planeta ao impedir a variação muito acentuada da temperatura. Quanto mais gases estufa existirem na atmosfera, maior será a absorção. O vapor dágua é o gás estufa que mais tem capacidade de absorver radiação.

8 Assim, em regiões úmidas, a temperatura tende a permanecer mais estável devido à energia absorvida pela atmosfera. O contrário ocorre em desertos, nos quais a falta de umidade leva a intensas quedas de temperaturas durante a noite. Na história do planeta a presença d gases estufa variou bastante : nos primeiros bilhões de anos a atmosfera era formada

9 Por gás carbônico e vapor dágua , o que levava a um efeito muito intenso , e portanto, a um planeta bem mais quente. Com o tempo o vapor dágua foi precipitando e formou os oceanos , diminuído a presença de umidade na atmosfera. Metade do gás carbônico foi dissolvido nos oceanos e a outra metade foi absorvida pelos vegetais por meio da fotossintese.

10 Estado Geral da Atmosfera – conjunto de características que descrevem a atmosfera
Temperatura -> Amplitude térmica : variação da temperatura em determinado lugar. Pode diária ou anual. Pressão Atmosférica -> Na atmosfera, a pressão varia de acordo com a altitude. E, como as porções de ar da atmosfera estão em constante movimento formam-se zonas de alta e de baixa pressão atmosférica.

11

12 A pressão atmosférica é medida com um barômetro e expressa em milímetros de mercúrio ( mmHg), atmosferas ( atm), milibars (bar) e hectopascals (hPa). Velocidade dos ventos -> as diferenças de pressão entre os lugares da superfície terrestre levam à movimentação de massa de ar , produzindo ventos.

13 Barômetro

14 Os ventos sopram de zonas de alta pressão para zonas de baixa pressão.
A velocidade e a direção dos ventos podem ser medidas por um anemômetro sendo a velocidade medida em m/s e a direção em graus e direção geográfica ( N,S,L e O). Os ventos provocam alterações na sensação térmica e influenciam no processo de evaporação, transporte de umidade e formação de chuvas.

15 Anemômetro

16 Umidade do ar: -> Umidade absoluta do ar : quantidade de água, em forma de vapor, existente num determinado volume de ar. Expresso em g/m3, isto é, quantos gramas de água encontramos num volume de 1 metro cúbico ( 1000 litros) de ar. O principal determinante da umidade absoluta é a existência de uma fonte de umidade

17 Ponto de saturação -> quantidade máxima de umidade que o ar pode ter conforme a temperatura . Por exemplo a 10ºC 1 m3 de ar pode ter , no máximo, 9,4 g de água em forma de vapor. Se ultrapassar,há saturação do vapor, ou seja, chuva. -> Umidade relativa do ar : porcentagem de umidade que há efetivamente num metro cúbico de ar em relação ao máximo que pode haver naquela temperatura.

18

19 Precipitação ->Fundamental para determinar as características do clima. Pode ser na forma de água ( líquida), neve ou granizo ( sólida). Medida por pluviômetro e apresentadas em mm. Para ocorrer é necessário que haja umidade no ar e que esta ultrapasse o ponto de saturação. É necessário também que haja queda de temperatura.

20 Tipos de Chuva : Orográfica ou de relevo; Frontal;
Convecção ou de verão;

21 Chuva Orográfica

22 Chuva Frontal

23 Chuva de Convecção

24 Climogramas

25 Fatores de Clima Latitude; Altitude; Massas de ar;
Continentalidade/Maritimidade; Correntes Marítimas; Relevo Uso do solo.

26 Circulação geral da atmosfera
                                                                                                                                                                            

27 Massas de ar

28 Correntes Marítimas


Carregar ppt "2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google