A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMPO E CLIMA. TEMPO: É UMA COMBINAÇÃO PASSAGEIRA DOS ELEMENTOS DO CLIMA. CLIMA: É A SUCESSÃO HABITUAL DOS TIPOS DE TEMPO. PARA DETERMINAR AS CONDIÇÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMPO E CLIMA. TEMPO: É UMA COMBINAÇÃO PASSAGEIRA DOS ELEMENTOS DO CLIMA. CLIMA: É A SUCESSÃO HABITUAL DOS TIPOS DE TEMPO. PARA DETERMINAR AS CONDIÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1 TEMPO E CLIMA

2 TEMPO: É UMA COMBINAÇÃO PASSAGEIRA DOS ELEMENTOS DO CLIMA. CLIMA: É A SUCESSÃO HABITUAL DOS TIPOS DE TEMPO. PARA DETERMINAR AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS É NECESSÁRIO OBSERVAR AS CONDIÇÕES DE TEMPO POR UM PERÍODO DE 30 A ATÉ 35 ANOS.

3 ELEMENTOS CLIMÁTICOS: OS PRINCIPAIS ELEMENTOS CLIMÁTICOS SÃO: -A TEMPERATURA ATMOSFÉRICA: ELA DEPENDE DE FATORES COMO A LATITUDE, POIS QUANTO MAIS PERTO DO EQUADOR MAIOR A TENDÊNCIA DE SER QUENTE. A IRRADIAÇÃO DE CALOR PELA SUPERFÍCIE TAMBÉM É IMPORTANTE PARA O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA.

4 A ALTITUDE TAMBÉM INTERFERE NA TEMPERATURA DA ATMOSFERA.

5 UMIDADE ATMOSFÉRICA: É A QUANTIDADE DE VAPOR DÁGUA PRESENTE NO AR ATMOSFÉRICO. ELE É PROVENIENTE DA EVAPORAÇÃO DA ÁGUA DOS OCEANOS, RIOS, LAGOS, SOLO E DA TRANSPIRAÇÃO DAS PLANTAS. UMA ÚNICA ÁRVORE DA AMAZÔNIA PODE TRANSPIRAR 300 LITROS DE ÁGUA POR DIA.

6 A UMIDADE ATMOSFÉRICA ABSOLUTA CORRESPONDE AO PESO EM GRAMAS DO VAPOR DÁGUA EM RELAÇÃO A DETERMINADO VOLUME DE AR. A QUANTIDADE DE VAPOR DE ÁGUA QUE PODE ESTAR CONTIDA NO AR É DIRETAMENTE PROPORCIONAL AO AUMENTO DA TEMPERATURA. À TEMPERATURA DE 0°C, O AR NÃO PODE CONTER MAIS QUE CINCO GRAMAS POR CENTÍMETRO CÚBICO, ENQUANTO A 20° C ESSE VOLUME PODE ATINGIR 17G/CM3, E A 41°C, 51G/CM3. QUANDO CHEGA À ATMOSFERA UMA QUANTIDADE MAIOR DE VAPOR, ESTE SE CONDENSA, ISTO É, SE SEPARA EM FORMA LÍQUIDA E, NO MOMENTO EM QUE A ATMOSFERA NÃO ADMITE MAIS VAPOR DE ÁGUA, DIZ-SE QUE ESTÁ SATURADA. A umidade relativa do ar, medida em porcentagem, corresponde à relação entre a massa de vapor dágua contida num metro cúbico de ar e a massa que existiria se o ar estivesse saturado à mesma temperatura. Quando o ar tem mais de setenta por cento de umidade, diz-se que é úmido. Se a umidade ultrapassa 85%, é excessiva e incômoda. Abaixo de cinqüenta por cento de umidade, sente-se a secura do ar, e quando os valores são inferiores a trinta por cento, essa sensação se torna difícil de suportar.

7 O PONTO DE SATURAÇÃO É ATINGIDO QUANDO A ATMOSFERA POSSUI A QUANTIDADE MÁXIMA DE VAPOR DE ÁGUA QUE ELA PODE SUPORTAR. NESSE PONTO A UMIDADE ATMOSFÉRICA PRECIPITA E CONDENSA. AS PRECIPITAÇÕES PODEM SER EM FORMA DE NEVOEIRO, NEBLINA, ORVALHO, GEADA OU CHUVAS.

8 A NEBLINA OCORRE QUANDO HÁ FORMAÇÃO DE NUVENS MUITO BAIXAS. ELA NADA MAIS É DO QUE O ACÚMULO DE VAPOR DE ÁGUA PERTO DO SOLO, QUE RESFRIA E CONDENSA DIMINUINDO A VISIBILIDADE. TAMBÉM CHAMADA DE NÉVOA, NEVOEIRO OU CHUVISCO, ELA É MUITO COMUM EM REGIÕES ALTAS E FRIAS, OU ENTÃO PRÓXIMAS A RIOS, REPRESAS, ETC. UM TIPO DE NEBLINA, PORÉM, MAIS INTENSA É A CERRAÇÃO QUANDO A VISIBILIDADE NÃO ULTRAPASSA OS 500 METROS DE DISTÂNCIA. A NEBLINA PODE OCORRER TAMBÉM, DEVIDO A FATORES COMO RELEVO, PROXIMIDADE DE CORPOS DÁGUA, OU PELA INFLUÊNCIA DE UMA FRENTE FRIA.

9

10 O ORVALHO, SERENO OU ROCIO É UM FENÔMENO FÍSICO NO QUAL A UMIDADE DO AR PRECIPITA POR CONDENSAÇÃO NA FORMA DE GOTAS PELA DIMINUIÇÃO BRUSCA DA TEMPERATURA OU EM CONTATO COM SUPERFÍCIES FRIAS.UMIDADEARCONDENSAÇÃOGOTASTEMPERATURA

11 A NEVE É UM FENÔMENO METEOROLÓGICO QUE ACONTECE QUANDO AS NUVENS SE ENCONTRAM COM TEMPERATURA INFERIOR A 0°C, DESSE MODO, O VAPOR DE ÁGUA SE CONDENSA FORMANDO CRISTAIS DE GELO, QUE PODEM APRESENTAR DIVERSAS FORMAS.

12 A GEADA É FORMADA PELO CONGELAMENTO DIRETO DO VAPOR DÁGUA EXISTENTE NA ATMOSFERA, SEM PASSAGEM PELA FORMA LÍQUIDA, E OCORRE QUANDO A TEMPERATURA AMBIENTAL CAI A NÍVEIS ABAIXO DE 0ºC (PONTO DE CONGELAMENTO DA ÁGUA). NESSAS CONDIÇÕES, O ORVALHO SE TRANSFORMA EM GEADA.

13 TIPOS DE CHUVAS CHUVA CONVECTIVA OU DE CONVECÇÃO (OU DE VERÃO): OCORRE QUANDO O AR QUENTE SE ASCENDE VERTICALMENTE, RESFRIANDO-SE EM CONTATO COM AS CAMADAS MAIS FRIAS DA ATMOSFERA E SE PRECIPITA SOB A FORMA DE CHUVA.

14 TIPOS DE CHUVAS CHUVA OROGRÁFICA OU DE RELEVO: OCORRE QUANDO A DISPOSIÇÃO DE UM RELEVO FORMA UM OBSTÁCULO À PASSAGEM DO AR. COM ISSO OCORRE A ASCENSÃO E O RESFRIAMENTO DO AR, QUE SE CONDENSA, FORMA NUVENS E PRECIPITA-SE SOB A FORMA DE CHUVA EM UM FLANCO DO RELEVO.

15 TIPOS DE CHUVAS Chuva Frontal: ocorre quando há o encontro de uma massa de ar frio com uma massa de ar quente.

16 PRESSÃO ATMOSFÉRICA É A FORÇA QUE O AR EXERCE SOBRE OS CORPOS. O AR MAIS FRIO TEM MAIOR PRESSÃO DO QUE O AR MAIS QUENTE.

17 O VENTO É O AR EM MOVIMENTO DESLOCANDO-SE DAS ZONAS DE ALTA PRESSÃO PARA AS DE BAIXA PRESSÃO.

18

19

20

21

22


Carregar ppt "TEMPO E CLIMA. TEMPO: É UMA COMBINAÇÃO PASSAGEIRA DOS ELEMENTOS DO CLIMA. CLIMA: É A SUCESSÃO HABITUAL DOS TIPOS DE TEMPO. PARA DETERMINAR AS CONDIÇÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google