A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão."— Transcrição da apresentação:

1 CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão associados tanto às variações meteorológicas preditas pelas leis físicas determinísticas, assim como a um conjunto de variações aleatórias dos elementos meteorológicos (temperatura, precipitação, vento, umidade, pressão do ar. O clima permite reunir semelhanças em várias regiões da Terra através de tipos específicos de clima onde são consideradas as variações médias dos elementos meteorológicos ao longo das estações do ano num período de, por exemplo, 30 anos.

2 CLIMA Os fatores climáticos são os elementos naturais e humanos capazes de influenciar as características ou a dinâmica de um ou mais tipos de climas. Para que sejam compreendidos, precisam ser estudados de forma interdisciplinar pois um interfere no outro. São eles: Pressão atmosférica Latitude - distância em graus entre um local até a linha do equador; Altitude - a distância em metros entre uma cidade localizada em um determinado ponto do relevo até o nível do mar. Maritimidade - corresponde à proximidade de um local com o mar; Continentalidade - corresponde à distância de um local em relação ao mar, permitindo ser mais influenciado pelas condições climáticas provenientes do próprio continente; Massas de ar - parte da atmosfera que apresenta as mesmas características físicas (temperatura, pressão, umidade e direção), derivadas do tempo em que ficou sobre uma determinada área da superfície terrestre (líquida ou sólida); Correntes marítimas - grande massa de água que apresenta as mesmas características físicas. Relevo - presença e interferências de montanhas e depressões nos movimentos das massas de ar; Umidade: Quantidade de vapor de água na atmosfera.

3 MASSAS DE AR NO BRASIL

4 EXERCÍCIO

5 ATIVIDADES a massa equatorial atlântica (mEa), quente e úmida, domina a parte litorânea da Amazônia e do Nordeste durante alguns momentos do ano e tem seu centro de origem no Oceano Atlântico; no verão, a massa de ar mais atuante no Brasil é a mTa, que provoca grande instabilidade no tempo e é responsável por chuvas de verão em grande parte do país; a massa polar atlântica (mPa) influencia mais os climas do Sul do Brasil, principalmente nas áreas localizadas a seguir do Trópico de Capricórnio; no verão, a mTc, fria e seca, que se forma no centro da América do Sul, apenas atinge uma pequena área da fronteira centro-sul do Brasil, causando elevações de temperatura; a massa equatorial continental (mEc), quente e seca, com centro de origem na Amazônia ocidental, domina a porção noroeste da Amazônia durante praticamente todo o ano.

6 CLIMAS NO BRASIL

7 Tipos de Chuvas

8 CLIMOGRAMA


Carregar ppt "CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google