A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLIMATOLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLIMATOLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 CLIMATOLOGIA

2 RAMO DA GEOGRAFIA QUE ESTUDA O CLIMA
CLIMATOLOGIA RAMO DA GEOGRAFIA QUE ESTUDA O CLIMA Sucessão habitual de TEMPOS Ação momentânea da troposfera em um determinado lugar e período. OBS: A caracterização de um CLIMA exige no mínimo três décadas de acompanhamento meteorológico.

3 CLIMA É o nome que se dá às condições atmosféricas que costumam ocorrer num determinado lugar.

4 TEMPO E CLIMA O tempo é o estado físico das condições atmosférica em um determinado momento e local. Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem. O clima é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em uma certa localidade. Também, se refere às características da atmosfera inseridas das observações contínuas durante um certo período.

5 FATORES DO CLIMA LATITUDE; ALTITUDE; MASSA DE AR;
CONTINENTALIDADE / MARITIMIDADE; CORRENTES MARÍTIMAS. OBS: Está associada ao tempo de cada região

6 OBS: Determinam o tipo de clima de uma região.
ELEMENTOS DO CLIMA TEMPERATURA; UMIDADE; PRESSÃO ATMOSFÉRICA; VENTOS; CHUVAS. OBS: Determinam o tipo de clima de uma região.

7 ELEMENTOS DO CLIMA 1. TEMPERATURA – corresponde a quantidade de energia absorvida pela atmosfera após a propagação do calor absorvido pelo planeta nas porções sólidas e líquidas. OBS: A atmosfera não é aquecida pelos raios solares quando emitidos diretamente pelo sol e, sim, após reagirem com as superfícies sólidas e líquidas do planeta, ou seja a troposfera é aquecida pela irradiação.

8 ELEMENTOS DO CLIMA 2. UMIDADE – corresponde a quantidade de vapor de água encontrada na troposfera em um determinado instante. { Valor absoluto (g/m3) Valor Relativo ( % ) Pode ser expressa OBS: A Umidade é relativa ao ponto de saturação de vapor de água na atmosfera, em média 4%. Chegando a esse número certamente teremos precipitação, ou seja, chuva. Portanto: 80% de umidade relativa, significa que a retenção de vapor na atmosfera é de 3.2% em termos absolutos.

9 ELEMENTOS DO CLIMA 3. PRESSÃO ATMOSFÉRICA – força provocada pelo PESO do ar. { Altitude Latitude Pode variar ALTITUDE OBS: Quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica; Quanto mais próxima do nível do mar, maior a pressão atmosférica.

10 ELEMENTOS DO CLIMA VENTO (Massas de ar) Ar atmosférico em movimento.

11 TIPOS DE CLIMA Polares ou Glaciais Temperados Mediterrâneos Tropicais
Equatoriais Subtropicais Áridos ou desérticos Semi-áridos

12

13 TIPOS DE CLIMA Polares ou glaciais:
Ocorrem em regiões de altas latitudes; Locais onde são grandes as variações entre o dia e a noite, conseqüentemente na quantidade de calor absorvido durante o ano; Apresentam sempre temperaturas baixas, máximo de 10ºC.

14 TIPOS DE CLIMA Temperado:
Região entre os trópicos e os círculos polares; Quatro estações do ano bem definidas; Subdivide-se em: Temperado oceânico (pouca amplitude térmica) e Temperado continental (grande amplitude térmica)

15 TIPOS DE CLIMA Mediterrâneo:
Apresentam verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos; São bastante parecidos com os climas tropicais, porém, apresentam: Menores índices pluviométricos; Suas chuvas concentram-se no outono e no inverno.

16 TIPOS DE CLIMA Tropical: São climas quentes durante todo o ano;
Apresenta apenas duas estações definidas durante todo o ano; Verões quentes e chuvosos e invernos amenos e seco. OBS: O clima tropical litorâneo, sofre a influência da maritimidade, apresenta verões quentes e úmidos e inverno chuvoso.

17 TIPOS DE CLIMA Equatorial:
Ocorrem na chamada zona tórrida do planeta, próximo ao equador; Apresenta temperaturas elevadas e chuvas abundantes o ano inteiro; Pequena amplitude térmica anual;

18 TIPOS DE CLIMA Subtropical: Característicos das médias latitudes;
Apresentam as quatros estações definidas; Chuvas abundantes e bem distribuídas; Verões quentes e invernos frios; Elevada amplitude térmica anual.

19 TIPOS DE CLIMA Áridos ou desérticos:
Apresenta elevada amplitude térmica diária; Os índices pluviométricos anuais são inferiores a 250mm

20 TIPOS DE CLIMA Semi – áridos: Clima de região de transição;
Apresenta chuvas escassas e mal distribuídas ao longo do ano; OBS: Este tipo climático aparecem nas regiões tropicais (temperaturas elevadas durante todo o ano) e temperadas (apresentam invernos rigorosos).

21 CLIMA NO BRASIL Três macro climas são encontrados no Brasil:
Equatorial Semi-árido Tropical Altitude Subtropical Litorâneo

22 CLIMA NO BRASIL Com mais de 80% do seu território na zona inter-tropical, o Brasil apresenta três tipos de tropicalidade. Tropical semi-árido, região nordeste porção continental. Temperatura elevada durante todo o ano Chuvas escassas e irregulares Tropical de altitude, região centro-oeste e parte da região sudeste Clima alternadamente úmido e seco Invernos frios e seco e verões quentes e chuvosos Tropical litorâneo, litoral do país, regiões nordeste e sudeste 3.1 Pequena amplitude térmica verões quentes e úmidos e invernos quentes e chuvosos

23

24

25 CAMADAS DA ATMOSFERA

26 Troposfera - As condições climáticas acontecem na camada inferior da atmosfera, chamada troposfera. Essa camada se estende até 20 km do solo, no equador, e a aproximadamente 10 km nos polos.

27 Estratosfera - A estratosfera chega a 50 km do solo
Estratosfera - A estratosfera chega a 50 km do solo. A temperatura vai de 60ºC negativos. A estratosfera contém ozônio, um gás que absorve os prejudiciais raios ultravioleta do Sol.

28 Mesosfera - O topo da mesosfera fica a 80 km do solo
Mesosfera - O topo da mesosfera fica a 80 km do solo. É muito fria, com temperaturas abaixo de 100ºC negativos.

29 Termosfera - O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 2.000ºC.

30 Exosfera - A camada superior da atmosfera fica a mais ou menos 900 km acima da Terra. Na exosfera ocorre o fenômeno da aurora boreal e também permanecem os satélites de transmissão de informações e também telescópios espaciais.


Carregar ppt "CLIMATOLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google