A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A atmosfera. O que é a atmosfera? É a camada gasosa que envolve a Terra, constituíndo um sistema complexo de gases e partículas sólidas e líquidas, que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A atmosfera. O que é a atmosfera? É a camada gasosa que envolve a Terra, constituíndo um sistema complexo de gases e partículas sólidas e líquidas, que."— Transcrição da apresentação:

1 A atmosfera

2 O que é a atmosfera? É a camada gasosa que envolve a Terra, constituíndo um sistema complexo de gases e partículas sólidas e líquidas, que é mantido em suspensão sobre o planeta, pela acção da gravidade.

3 Atmosfera terrestre Composição Composição AR (gás da atmosfera) Azoto Oxigénio Árgon Dióxido de carbono Néon Cripton Hidrogénio Ozono

4 Composição da atmosfera terrestre

5 Vapor de água Vapor de água Encontra-se principalmente nas camadas baixas da atmosfera exerce o importante papel de regulador da acção do Sol sobre a superfície terrestre. A quantidade de vapor varia em função das condições climáticas das diferentes regiões do planeta, os níveis de evaporação e precipitação são compensados até chegar a um equilíbrio as camadas inferiores estão muito próximas ao ponto crítico em que a água passa do estado líquido ao gasoso. A atmosfera protege a Vida na Terra, absorvendo a radiação solar, ultravioleta e variações extremas de temperaturas entre o dia e a noite. Figura de monitoramento da concentração de vapor na atmosfera causada pelo fenômeno El Niño

6 Temperatura e as camadas atmosféricas ATMOSFERA Três camadas relativamente quentes Duas camadas relativamente frias Contactos = áreas de descontinuidade Recebem o sufixo "pausa", após o nome da camada subjacente.

7 Camadas e áreas de descontinuidade Troposfera (0 - 7/17 km) Estende-se da superfície da Terra até a base da estratosfera(0 - 7/17 km); Corresponde a 80% do peso atmosférico; É a única camada em que os seres vivos podem respirar normalmente; A espessura média é de aproximadamente 12 km, atingindo até 17 km nos trópicos e os 7 quilómetros nos pólos. Todos os fenómenos metereológicos estão confinados a esta camada. Tropopausa Camada intermediária entre a troposfera e a estratosfera; Situa-se a uma altura média de 17 km no equador; A distância ao solo varia com as condições climáticas da troposfera, da temperatura do ar, a latitude entre outros factores;

8 Estratosfera (15-50 km) A temperatura aumenta com a altitude e caracteriza-se pelos movimentos de ar em sentido horizontal; É a segunda camada da atmosfera, compreendida entre a troposfera e a mesosfera; A temperatura aumenta com a altura; Apresenta uma pequena concentração de vapor de água e temperatura constante até à região limítrofe, denominada estratopausa. É nesta camada que existe a camada de ozono e onde começa a difusão da luz solar (que origina o azul do céu). Estratopausa É próximo à estratopausa que se concentra a maior parte do ozono da atmosfera; Situa-se aproximadamente nos 22 km acima da superfície, na parte superior da estratosfera.

9 Mesosfera ( /85 km) A temperatura diminui com a altitude, existindo uma substancial queda de temperatura chegando até a -90º C no seu topo; Localiza-se entre a estratopausa (na sua parte inferior) e a mesopausa (na sua parte superior), entre os 50 e os 85 km de altitude; É nesta camada que ocorre o fenómeno de aeroluminescência das emissões da hidroxila e é a combustão dos meteoróides. Mesopausa É a região da atmosfera que determina o limite entre uma atmosfera com massa molecular constante e uma onde predomina a difusão molecular. Termosfera (80/ km) Localiza-se acima da mesopausa; A sua temperatura aumenta com a altitude; É a camada onde ocorrem as auroras e onde orbita o Vaivém Espacial.

10 Distribuição das camadas da atmosfera segundo Pressão, Temperatura, Altitude e Densidade

11 Regiões atmosféricas segundo a distribuição iónica Além das camadas, e em conjunto com estas, existem as regiões atmosféricas,em que ocorrem diversos fenômenos físicos e químicos. Ionosfera Região que contém iões: compreendida entre a mesosfera até à termosfera que vai até aproximadamente 550 km de altitude. As camadas ou regiões iónicas da ionosfera são: Camada D A mais próxima ao solo, situada entre os 50 e os 80 km, é a que absorve a maior quantidade de energia eletromagnética. Camada E Acima da camada D, abaixo das camadas F1 e F2, a sua altitude média é entre os 80 e os km. Camada semelhante à camada D. Camada E Esporádica Esta camada tem a particularidade de ficar mais activa quanto mais perpendiculares são os raios solares que incidem sobre si. Camada F1 A camada F1 está acima da camada E e abaixo da camada F2 ~ até ~200 Km. Existe durante os horários diurnos. Camada F2 A mais alta das camadas ionosfericas a camada F2, está entre os 200 e 400km de altitude. Acima da F1, E, e D respectivamente. É o principal meio de reflexão ionosferico.

12

13

14 Fontes o/ozono.html si.C3.A7.C3.A3o


Carregar ppt "A atmosfera. O que é a atmosfera? É a camada gasosa que envolve a Terra, constituíndo um sistema complexo de gases e partículas sólidas e líquidas, que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google