A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atmosfera e suas camadas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atmosfera e suas camadas"— Transcrição da apresentação:

1 Atmosfera e suas camadas

2 A atmosfera terrestre A atmosfera terrestre é uma fina camada gasosa que envolve a Terra, sendo formada de diferentes gases. Ela mantém a temperatura, filtra a radiação solar, segura o vapor da d’água, enfim, é importante na manutenção da vida no planeta.

3 As camadas atmosféricas
Troposfera É a camada da atmosfera que está em contato com a superfície terrestre, onde há vapor d’água e que contém o ar que respiramos. Tem altitude entre 8Km a 16Km É a camada menos espessa, mas é a mais densa. O ar junto ao solo é mais quente, diminuindo de temperatura com a altitude até atingir -60ºC. Estratosfera Situa-se entre os 12Km a 50Km É aqui que está a camada de ozônio, com pouco ar e sem vapor d’água Nesta camada a temperatura aumenta de -60ºC a 0ºC. Termosfera É a camada mais extensa. Começa nos 80Km e vai para além dos 1000Km. Trata-se da camada mais quente da atmosfera.A temperatura pode atingir os 2000ºC. Absorve as radiações solares mais energéticas.

4 Características da Atmosfera Terrestre
Formação No início da formação do planeta Terra, a atmosfera era composta basicamente por gases -Metano, amônia, nitrito, vapor de água e gás carbônico-resultantes das constantes erupções e colisões de meteoros na superfície da Terra primitiva. Então, em uma segunda fase, surgem os primeiros organismos vivos que realizam fotossíntese absorvendo o gás carbônico da atmosfera e transformando-o em oxigênio. Com isso acontece uma das maiores transformações causadas no planeta por algum organismo vivo: a atmosfera torna-se cheia de oxigênio.

5 Filtro Uma das funções dos gases da atmosfera é a de impedir a passagem dos raios solares. Esses gases impedem cerca de dois terços das radiações solares, fazendo com que os raios em excesso e nocivos não cheguem à superfície terrestre, assim como conseqüência permita a vida no nosso planeta. Proteção No espaço há muitos fragmentos de astros que se desintegram, e constantemente os planetas são atingidos por esses fragmentos, a atmosfera é responsável por não deixar que eles cheguem até a superfície. Conservação Dentre as funções da atmosfera, a conservação é muito importante, pois ela é responsável por permitir a vida durante a noite. Todo o calor incidido no planeta durante o dia é conservado pela atmosfera, para que durante a noite o planeta continue aquecido.

6 Efeito estufa

7 Efeito Estufa O efeito estufa pode ser dito como a principal função da atmosfera para haver qualquer tipo de vida que se conhece em nosso planeta. O efeito estufa é o nome dado à capacidade que a atmosfera tem de manter a temperatura estável em nosso planeta. Sem este efeito as temperaturas teriam amplitudes térmicas enormes e assim, não haveria o desenvolvimento de qualquer tipo de vida em nosso planeta. O efeito estufa é muito importante, embora a sociedade confunda efeito estufa com o aquecimento global, que é um fenômeno que ocorre com o aumento contínuo e a longo prazo da temperatura atmosférica mundial.

8 Aquecimento global

9 exercícios Leia atentamente os textos e no caderno copie e responda as questões: Indique em qual camada atmosférica, ocorre cada um dos fatos abaixo e comente sua escolha: 1- É comum acidentes com helicópteros, pois trafegam no meio de nuvens e ventos. 2- Os aviões a jato, possuem janelas duplas e portas de aço. 3- O grande problema das naves espaciais é a saída e a reentrada na atmosfera terrestre.

10 Faça um desenho que represente como foi a formação da atmosfera terrestre – utilize legendas explicativas. Elabore um quadro onde apareça as funções da atmosfera terretre. Acesse o endereço: e leia atentamente o texto.

11 O que está acontecendo na atmosfera que está causando a elevação da temperatura do planeta?
O que este fato pode causar, ou, já está causando em nosso dia-a-dia? Faça um desenho que mostre o que é o efeito estufa “bom”- que mantém a vida na Terra e um que mostre o efeito estufa “ruim”,que causa o aquecimento global.


Carregar ppt "Atmosfera e suas camadas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google