A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sandra Costa | Carlos Fiolhais | Manuel Fiolhais | Victor Gil | Carla Morais | João Paiva A Terra e o sistema solar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sandra Costa | Carlos Fiolhais | Manuel Fiolhais | Victor Gil | Carla Morais | João Paiva A Terra e o sistema solar."— Transcrição da apresentação:

1 Sandra Costa | Carlos Fiolhais | Manuel Fiolhais | Victor Gil | Carla Morais | João Paiva A Terra e o sistema solar

2 Planeta Terra O que faz da Terra um planeta com vida Condições que fazem da Terra um planeta com vida Temperatura moderada Apropriada à vida dos seres vivos. Atmosfera de composição adequada Tem oxigénio, permitindo a respiração dos seres vivos. Adequada à existência de água no estado líquido. Filtra luz solar não visível que seria nociva aos seres vivos se chegasse à superfície terrestre, como alguma luz ultravioleta. Reduz o impacto dos meteoritos. Produz efeito de estufa, o que contribui para temperaturas moderadas e pequenas amplitudes térmicas entre o dia e a noite.

3 Planeta Terra Radiação refletida pela Terra e emitida para o espaço Radiação solar recebida Radiação retida na atmosfera Importância do efeito de estufa A temperatura da Terra deve-se à sua posição no sistema solar e ao efeito de estufa produzido na atmosfera.

4 Planeta Terra Naturais Erupções de vulcões, incêndios naturais (causados por temperaturas elevadas, etc.). Derrube de árvores (desflorestação) e incêndios florestais. Queima de combustíveis Grandes produções agrícolas Criação de gado ruminante em grande quantidade Causas do efeito de estufa Atividade humana

5 Planeta Terra Causas do efeito de estufa O efeito de estufa também pode ser nocivo se ocorrer em excesso Aquecimento global do planeta

6 Planeta Terra Consequências do efeito de estufa excessivo Aquecimento global -Algum degelo nas regiões polares; - Aumento do nível das águas do mar (inundações de zonas costeiras); - Aumento de tempestades e furacões; - Ondas de calor, que facilitam a propagação de doenças infecciosas e danos respiratórios; - Alterações das condições de vida de certos organismos.

7 Planeta Terra Constituição da atmosfera terrestre Primitiva Componentes em maior quantidade: vapor de água, dióxido de carbono e azoto. Não havia oxigénio. Atual Componentes em maior quantidade: azoto e oxigénio. Existe ainda vapor de água (em quantidade variável), dióxido de carbono, árgon e outros gases em quantidades muito pequenas. A composição da atmosfera e a camada de ozono

8 Planeta Terra A composição da atmosfera e a camada de ozono

9 Planeta Terra O dia e a noite são consequência do movimento de rotação da Terra. Consequências do movimento de rotação da Terra N S

10 Planeta Terra Consequências do movimento de rotação da Terra Como consequência da rotação da Terra, vemos o Sol a mover-se de este para oeste.

11 Planeta Terra Consequências do movimento de rotação da Terra O movimento aparente do Sol e de outras estrelas é consequência do movimento de rotação da Terra

12 Planeta Terra Consequências do movimento de translação da Terra Verão hemisfério Norte Verão hemisfério Norte Verão hemisfério Sul Verão hemisfério Sul Solstício de dezembro Solstício de Junho Equinócio de setembro Equinócio de março N S As estações do ano As estações do ano devem-se ao movimento de translação da Terra e à inclinação do seu eixo.

13 Planeta Terra Consequências do movimento de translação da Terra O tempo quente ou frio nas várias zonas do planeta À altura do Sol ao meio-dia (ângulo entre a direção em que vemos o Sol e o horizonte). Ao tempo de permanência do Sol acima do horizonte.

14 Planeta Terra Consequências do movimento de translação da Terra Solstício de dezembro Solstício de Junho Sol mais alto dias mais quentes Sol mais baixo dias menos quentes Verão: Sol alto; dias grandes e quentes; sombras pequenas. Inverno: Sol baixo; dias pequenos e frios; sombras grandes. Verão: Sol alto; dias grandes e quentes; sombras pequenas. Inverno: Sol baixo; dias pequenos e frios; sombras grandes.

15 Planeta Terra Consequências do movimento de translação da Terra Variação do céu noturno ao longo do ano

16 Planeta Terra As fases da Lua Lua nova Lua cheia Quarto minguante Quarto minguante Quarto crescente Quarto crescente Da Terra vemos sempre a mesma face da Lua porque os seus períodos de rotação e de translação são iguais: 27,3 dias. Da Terra vemos sempre a mesma face da Lua porque os seus períodos de rotação e de translação são iguais: 27,3 dias. Fases da Lua: formas da Lua, vistas da Terra, resultantes de diferente iluminação pelo Sol. Fases da Lua: formas da Lua, vistas da Terra, resultantes de diferente iluminação pelo Sol.

17 Planeta Terra Eclipse da Lua Penumbra Os eclipses da Lua ocorrem em fase de Lua Cheia. Os eclipses da Lua ocorrem em fase de Lua Cheia. Zona de Sombra Penumbra Lua durante um eclipse total.

18 Planeta Terra Eclipse do Sol Penumbra Os eclipses do Sol só ocorrem em fase de Lua Nova. Zona de Sombra Penumbra Evolução de um eclipse solar total.


Carregar ppt "Sandra Costa | Carlos Fiolhais | Manuel Fiolhais | Victor Gil | Carla Morais | João Paiva A Terra e o sistema solar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google