A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C APÍTULO 6 Os movimentos da Terra. O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO A Terra gira ao redor de si mesma, do seu eixo imaginário. Realiza-se na direção oeste-leste.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C APÍTULO 6 Os movimentos da Terra. O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO A Terra gira ao redor de si mesma, do seu eixo imaginário. Realiza-se na direção oeste-leste."— Transcrição da apresentação:

1 C APÍTULO 6 Os movimentos da Terra

2 O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO A Terra gira ao redor de si mesma, do seu eixo imaginário. Realiza-se na direção oeste-leste com duração de 24 horas (1 dia). Determina a sucessão dos dias e das noites.

3 O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO A Terra desloca-se ao redor do Sol. Para dar uma volta completa ao redor do Sol, os astrônomos calcularam que a Terra leva cerca de 365 dias e 6 horas (um ano). Os movimentos de rotação e translação são concomitantes, isto é, a Terra realiza- os ao mesmo tempo. Determina as estações do ano. Quando a Terra completa 4 voltas ao redor do Sol, as 6 horas que se acumularam no decorrer dos anos, juntas, formam 24 horas. Daí a explicação do ano bissexto, aquele ano que tem 1 dia a mais no mês de fevereiro. Se não fosse assim, a cada ano que se passasse, as estações do ano teriam características e períodos diferentes.

4 Devido a inclinação do eixo de rotação da Terra, os hemisférios Norte e Sul não recebem na mesma intensidade luz e calor do Sol. É por isso que as estações do ano seguem invertidas nos dois hemisférios. Quando é verão no hemisfério Sul é inverno no hemisfério Norte.

5 Ocorrem quando os raios solares incidem com intensidade máxima sobre um dos hemisférios e mínima sobre o outro. Solstício de 21 de junho: inverno no Sul e verão no Norte. Solstício de 21 de dezembro: verão no Sul e inverno no Norte. Acontecem quando os raios solares incidem mais diretamente sobre a linha do Equador, dispensando a mesma quantidade de luz e calor nos dois hemisférios (norte e Sul). Equinócio de 21 de março: outono no Sul e primavera no Norte. Equinócio de 21 de setembro: primavera no Sul e outono no Norte. SOLSÍTICIOSEQUINÓCIOS

6 Z ONAS CLIMÁTICAS Devido a inclinação da Terra e a diferença de radiação solar, a superfície da Terra é desigualmente iluminada, a cada uma dessas faixas recebem o nome de Zonas Térmicas ou Zonas Climáticas da Terra. Elas se dividem em:

7 C LIMA T EMPERADO

8 C LIMA T ROPICAL

9 C LIMA F RIO OU P OLAR

10 QUESTÕES DE COMPREENSÃO (P. 73) 1. A sucessão dos dias e das noites regula a vida de animais e vegetais em nosso planeta. a) Dê exemplos das atividades acima. b) Explique o movimento da Terra que é responsável por esse acontecimento. Respostas: a) A fotossíntese que acontece com a presença da luz solar. Dormimos a noite e estudamos durante o dia. b) A rotação ocorre porque a Terra gira em torno de si mesma e leva 24 horas para dar uma volta completa.

11 2. Como podemos explicar que o Sol surge e se põe todos os dias no horizonte? Por que temos a impressão que ele se movimenta no céu? Resposta: Pela manhã o Sol está a Leste e ao entardecer, a Oeste. Isso acontece devido ao movimento de rotação da Terra.

12 3. A cada quatro anos é acrescido um dia no calendário. Por que isso acontece e como esse ano é chamado? Resposta: Devido ao movimento de translação da Terra, que leva 365 dias e 6 horas para ser completado, é necessário acrescentar um dia a cada 4 anos no calendário. Esse ano é chamado de ano bissexto.

13 6. Nas regiões de clima temperado, cada estação do ano apresenta características marcantes que a distingue das demais estações. Descreva as principais características do ano nas regiões de clima temperado. Resposta: Inverno: temperaturas baixas, com neve constante. Outono e primavera: temperaturas agradáveis. Verão: temperaturas elevadas.

14 7. Nas regiões de clima tropical e nas de clima de frio, a transição entre uma estação do ano e outra é mais fácil ou difícil de ser percebida? Por que isso ocorre? Resposta: A transição é difícil de ser percebida pois as temperaturas são elevadas praticamente o ano todo.

15 8. Qual é a relação entre o eixo de rotação da Terra levemente inclinado e a ocorrência dos solstícios e equinócios? Resposta: A diferença de intensidade com que os raios solares atingem a Terra é originada pela inclinação do eixo de rotação da Terra. Os equinócios acontecem quando os raios solares incidem diretamente sobre a linha do Equador. Os solstícios acontecem quando os raios solares incidem com intensidade máxima um hemisfério e mínima em outro.


Carregar ppt "C APÍTULO 6 Os movimentos da Terra. O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO A Terra gira ao redor de si mesma, do seu eixo imaginário. Realiza-se na direção oeste-leste."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google