A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Planeta Terras. TERRA é o local que nos foi cedido para habitarmos A terra é de formato aproximadamente esférico, ou seja, ligeiramente achatada nos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Planeta Terras. TERRA é o local que nos foi cedido para habitarmos A terra é de formato aproximadamente esférico, ou seja, ligeiramente achatada nos."— Transcrição da apresentação:

1 O Planeta Terras

2 TERRA é o local que nos foi cedido para habitarmos A terra é de formato aproximadamente esférico, ou seja, ligeiramente achatada nos pólos o formato é demoninado geóide. E seus diâmetros, equatorial e polar têm km e km, respectivamente.

3 A terra se desloca ao redor do sol – movimento de translação – 365 dias e 6 horas (5h:48min) e em 366 dias uma vez a cada quatro anos (ano bixesto), a uma velocidade aproximada de 30 km/segundo, percorrendo no espaço de um ano, perto de 965 milhões de km.

4 Ela também gira ao redor de si mesma, ou seja, do seu eixo imaginário – movimento de rotação – 24 horas, cumprindo uma rotação por dia sobre o seu próprio eixo – eixo terrestre. O eixo terrestre está inclinado em relação ao plano do movimento da Terra em trono do sol.

5

6 Devido a inclinação do eixo e a forma da Terra, a luz e o calor do sol, não chega com a mesma intensidade em todos os lugares do planeta.

7 Curiosidade No planeta terra encontramos as coordenadas geográficas: latitude e longitude. Que é o conjunto de linhas imaginaria (paralelo e meridiano), traçado sobre mapas e globos.

8

9 Paralelas: São linhas paralelas, a principal é a linha do Equador a qual divide a terra em dois hemisférios Norte e Sul.

10 Meridianos: São linhas horizontais, a principal é o Meridiano de Greenwich o qual divide a terra em dois hemisfério oeste e leste.

11 Lembrando que os pontos cardeais são: Norte – N Sul – S Oeste – O ou W Leste – L ou E

12 Pois as linhas paralelas recebem graus que varia de 0ºa 90º ao norte e de 0º a 90º ao sul esses graus recebem o nome de latitudes.

13 As principais linhas paralelas são: Círculo Polar Ártico – 66º 33- (latitude); Tropico de Câncer – 23º 27 (latitude); Linha do Equador – 0º (latitude); Tropico de Capricórnio – 23º 27 (latitude) Circulo Polar Antártico – 66º 33 (latitude)

14

15 Alem dessas linhas imaginaria principais encontramos outras entre elas que podem varia de 15º, 20º. Lembrando que a ultima linha deve ser de 90º de latitude n/s.

16 Meridianos: são linhas verticais traçadas a partir do pólo Norte ao Pólo sul, esses meridianos podem variar de 0º a 180 º a Oeste e de 0º a 180° a Leste essas medidas em graus recebem o nome de longitudes. O principal meridiano é o de Greenwich o qual é o ponde de partida para Oeste ou leste, por isso sua longitude e de 0º.

17

18 Sendo assim a partir dessas linhas imaginarias paralela e meridianos a terra recebe luz e calor de maneira diversificada, por essa razão costuma-se dividir a superfície terrestre em zonas climáticas:

19 Próximo ao equador a intensidade do calor é mais elevada; Já nos pólos o calor é menor intensidade.


Carregar ppt "O Planeta Terras. TERRA é o local que nos foi cedido para habitarmos A terra é de formato aproximadamente esférico, ou seja, ligeiramente achatada nos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google