A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professores: Jaime, Juliano. Ciência que abrange os fenômenos humanos e naturais, como condições ambientais(clima, vegetação, relevo, hidrografia) e as.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professores: Jaime, Juliano. Ciência que abrange os fenômenos humanos e naturais, como condições ambientais(clima, vegetação, relevo, hidrografia) e as."— Transcrição da apresentação:

1 Professores: Jaime, Juliano

2 Ciência que abrange os fenômenos humanos e naturais, como condições ambientais(clima, vegetação, relevo, hidrografia) e as relações humanas

3 Ela descreve e interpreta de maneira ordenada e racional da Terra, buscando causas e as conseqüências do meio ou dos fatos, por isso a necessidade do conhecimento do passado para exploração do presente e sua evolução futura.

4 Técnica e arte de produzir mapas, linguagem da geografia. Espelhando visões de cada época e sociedade. Ela se desenvolveu junto com o comercio e a guerra, assim, os mapas eram fontes de saber e de poder, pois eram importantes para governos, militares, agricultura

5 Os mapas devem conter quatro elementos principais: Titulo- informação principal; Escala- forma numérica ou gráfica; Coordenadas geográficas- longitude e latitude; Legenda- interpretações do mapa, no caso da cores existem algumas particularidades;

6

7

8 O Meridiano de Greenwich é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich (Observatório Real, Londres, Reino Unido) e que divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude. Cada fuso horário corresponde a uma faixa de quinze graus de longitude de largura, até 180° graus, sendo a hora de Greenwich chamada de Greenwich Mean Time (GMT).

9 Equador é o nome dado à linha imaginária que resulta da intersecção da superfície da Terra com o seu centro e é perpendicular ao eixo de rotação. O equador divide a superfície da Terra em dois hemisférios: o Hemisfério Norte, ou Setentrional, que contém o Pólo Norte, e o Hemisfério Sul, ou Meridional, que contém o Pólo Sul. O plano do equador geodésico é a referência para a medição das latitudes, de 0º a 90º, para Norte e para Sul.

10 Do ponto de vista da geografia, a região tropical é a área da Terra limitada pelo Trópico de Câncer e pelo Trópico de Capricórnio, cujo centro é a Linha do Equador. O trópico de Câncer é paralelo ao norte do equador terrestre (latitude norte), delimita a zona tropical norte O trópico de Capricórnio é paralelo situado ao sul do equador terrestre (latitude sul), delimita a zona tropical sul.

11 Existem varias técnicas para representar um objeto de forma esférica em uma superfície plana são conhecidas como projeções cartográficas, elas são diferentes por causa da época, existem três tipos de projeções mais comuns: Projeção de Mercator; Projeção de Peters; Projeção de azimutal (geopolítica).

12 Sec. XVI- denomina-se conforme, conserva a forma dos continentes, mas distorce suas áreas relativas, as altas e nédias relativas parecem muito maior. Exemplo: Europa maior; Brasil menor; Groelândia muito maior.

13 1973- mapa do mundo solitário, maior destaque para o 3°mundo (América Latina, África e Ásia meridional), conserva-se as dimensões, mas as formas dos continentes distorcidas, alongamento dos continentes em médias e altas latitudes.

14 Para cada estado, um mapa do mundo, a capital do estado é a referencia, a medida que se distância do centro do mapa,mais distorcida a área, mas as direções são exatas,não se conservam formas nem áreas relativas.

15


Carregar ppt "Professores: Jaime, Juliano. Ciência que abrange os fenômenos humanos e naturais, como condições ambientais(clima, vegetação, relevo, hidrografia) e as."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google