A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Estações do ano Hemisfério sul ٭ 21 dezembro = verão ٭ 21 junho = inverno ٭ 21 março = outono ٭ 23 setembro = primavera Hemisfério norte ٭ 21 dezembro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Estações do ano Hemisfério sul ٭ 21 dezembro = verão ٭ 21 junho = inverno ٭ 21 março = outono ٭ 23 setembro = primavera Hemisfério norte ٭ 21 dezembro."— Transcrição da apresentação:

1 1 Estações do ano Hemisfério sul ٭ 21 dezembro = verão ٭ 21 junho = inverno ٭ 21 março = outono ٭ 23 setembro = primavera Hemisfério norte ٭ 21 dezembro = inverno ٭ 21 junho = verão ٭ 21 março = primavera ٭ 23 setembro = outono

2 2

3 3 As datas que marcam o início das estações do ano recebem a denominação de: EQUINÓCIO SOLSTÍCIO

4 4 EQUINÓCIO Equinócio(noites iguais aos dias) 21 de março = hemisfério boreal é equinócio de primavera e no hemisfério austral é equinócio de outono. 23 de setembro = hemisfério boreal é equinócio de outono e no hemisfério austral é equinócio de primavera.

5 5 SOLSTÍCIO No dia 21 de junho, ocorre o solstício de verão no hemisfério setentrional. É o dia mais longo e a noite mais curta. No hemisfério meridional solstício de inverno, com a noite mais longa do ano. No dia 21 de dezembro, ocorre o solstício de inverno no hemisfério setentrional.É a noite mais longa e o dia mais curto. No hemisfério meridional solstício de verão com o dia mais longo do ano.

6 6

7 A Localização no ESPAÇO GEOGRÁFICO

8 PARALELOS O principal paralelo é o EQUADOR, que divide a terra em duas partes iguais: hemisfério norte ou setentrional ou boreal e hemisfério sul ou meridional ou austral. Podemos traçar 90 paralelos no hemisfério norte e 90 no hemisfério sul. Além do Equador, outros quatros paralelos recebem nomes especiais: dois trópicos e dois círculos polares.

9 PARALELOS São linhas imaginárias traçadas paralelamente ao Equador. Os paralelos indicam a latitude de um lugar.

10

11 MERIDIANOS Apenas com a latitude não é possível determinar a localização exata de um ponto na superfície terrestre. Por isto foram criadas os meridianos. O meridiano inicial, é a linha que passa pela localidade de Greenwich, subúrbio londrino, por isto é chamado de meridiano de Greenwich.

12 MERIDIANOS São linhas imaginárias que cortam perpendicularmente os paralelos e vão de um pólo a outro. Os meridianos indicam a longitude de um lugar e todos os lugares situados à direita do meridiano de Greenwich têm longitude leste ou oriental e os situados a oeste têm longitude oeste ou ocidental.

13

14 LONGITUDE É a distância, medida em graus, de qualquer lugar da Terra ao meridiano de Greenwich. O meridiano de Greenwich tem 0° grau de longitude. A longitude máxima é a da Linha Internacional de Data, que corresponde a 180°. Todos os lugares atravessados por um mesmo meridiano têm a mesma longitude e estão a igual distância do meridiano de 0°.

15

16 AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS Dessa maneira, sabendo as coordenadas geográficas de um lugar, isto é, a latitude e longitude, podemos determinar a sua exata localização na superfície terrestre.

17

18 AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS As coordenadas geográficas não são importantes apenas para determinar a localização de um ponto sobre a terra. A latitude ajuda a explicar as diferenças de temperatura em nosso planeta, embora outros fatores, como a altitude e a proximidade do mar, também interfiram para que ocorram essas diferenças. De modo geral, as temperaturas aumentam dos pólos para o Equador.

19 AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS As coordenadas geográficas não são importantes apenas para determinar a localização de um ponto sobre a terra. A latitude ajuda a explicar as diferenças de temperatura em nosso planeta, embora outros fatores, como a altitude e a proximidade do mar, também interfiram para que ocorram essas diferenças. De modo geral, as temperaturas aumentam dos pólos para o Equador.

20 AS ZONAS TÉRMICAS Tropical ou intertropical Temperadas(norte e sul) Polares ou Glaciais(norte e sul)

21 Tropical ou Intertropical Tropical ou intertropical, localizada entre os trópicos de Cancêr (23°27 de latitude norte) e de Capricórnio (23°27 de latitude sul). Pelo fato de aí os raios solares incidirem quase perpendicularmente durante todo o ano, é a zona mais quente e mais iluminada da Terra.

22 Temperadas Localizadas entre o trópico de Cancêr e o círculo polar Ártico(zona temperada do norte) e entre o trópico de Capricórnio e círculo polar Antártico(zona temperada do sul). São zonas menos quentes e menos iluminadas que a zona tropical porque recebem raios solares mais inclinados.

23 Polares ou Glaciais Localizada ao norte do círculo polar Ártico – 66°33 de latitude norte e ao sul do círculo polar Antártico – 66°33 de latitude sul. Os raios solares atingem essas zonas de modo muito inclinado e somente durante parte do ano, o que torna as zonas polares as mais frias e mais escuras da Terra.

24

25 FUSOS HORÁRIOS: O sistema de fuso foi adotado na Conferência Internacional do Meridiano, em 1844 na cidade de Washington, DC. Tempo de duração da rotação da Terra = 24 horas (360°/24 = 15 meridianos ou 15°). 1 hora = 15° ou 15 meridianos. Cada grau = 4 minutos.

26 Convenção internacional que, tendo como ponto de partido o meridiano de Greenwich ou Inicial ou Principal (0°), divide o globo terrestre em 24 fusos horários, cada um deles medindo 15°. No anti-meridiano de Greenwich ocorre a mudança da data (Linha Internacional da Mudança de Data - LIMD = 180°).

27 Divisão do Dia e Contagem das Horas Sistema de Fusos Horários U.T.C. (Tempo Universal Coordenado)

28 OS TRÊS FUSOS BRASILEIROS 24/04/2008


Carregar ppt "1 Estações do ano Hemisfério sul ٭ 21 dezembro = verão ٭ 21 junho = inverno ٭ 21 março = outono ٭ 23 setembro = primavera Hemisfério norte ٭ 21 dezembro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google