A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENADAS GEOGRÁFICAS, FUSOS HORÁRIOS E HORÁRIO DE VERÃO Professor: Marcus Geografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENADAS GEOGRÁFICAS, FUSOS HORÁRIOS E HORÁRIO DE VERÃO Professor: Marcus Geografia."— Transcrição da apresentação:

1 COORDENADAS GEOGRÁFICAS, FUSOS HORÁRIOS E HORÁRIO DE VERÃO Professor: Marcus Geografia

2 Coordenadas geográficas É importante ter um sistema de referência espacial que permita estabelecer posições exatas sobre a superfície terrestre. Paralelos e meridianos: Para conhecer a localização exata, deve-se utilizar um sistema de referência espacial baseado em linhas imaginárias.

3 Os meridianos são semicircunferências que vão de polo a polo e tem direção norte-sul. O principal é o meridiano de Greenwich ou meridiano zero (0°). Os paralelos são circunferências perpendiculares aos meridianos, com direção leste-oeste. O paralelo de referência é o Equador (0°), que tem uma circunferência maior e divide a Terra nos hemisférios norte e sul. Mas existem outros importantes, traçados paralelamente ao Equador: Trópico de Câncer Trópico de Capricórnio Circulo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico

4

5 Latitude e longitude: para localizar de maneira exata uma pessoa ou um lugar, é preciso saber qual meridiano e qual paralelo passam por esses pontos. Isso indica sua latitude e longitude, ou seja, suas coordenadas geográficas: A latitude de um ponto é a distância angular (em graus) que existe entre o Equador e esse ponto. A latitude varia de 0° (Equador) a 90° (polos) e pode ser norte (N) ou sul (S). Todos os lugares situados no mesmo paralelo têm a mesma latitude. A Longitude de um ponto é a distância angular que há entre o meridiano zero e esse ponto. A longitude vai de o° (Greenwich) a 180° (linha internacional de mudança de data) e pode ser leste (L) ou oeste (O). Todos os pontos situados em um mesmo meridiano tem a mesma longitude.

6

7 Fusos horários A rotação da Terra acontece de oeste para leste. Por isso, os raios solares sempre começam a iluminar a superfície terrestre pelo leste: amanhece no leste e anoitece no oeste. Simultaneamente, há lugares onde está amanhecendo, enquanto em outros é meio-dia, e em outros, meia- noite. A longitude tem aqui um papel importante. Todos os pontos situados sobre o mesmo meridiano tem a mesma hora solar, pois entram na zona de iluminação e saem dela ao mesmo tempo.

8 Um dia tem 24 horas. Para saber que horas são em cada lugar, dividiu-se a superfície terrestre em 24 faixas ou fusos horários, a fim de que cada um corresponda a uma hora. Em teoria, cada fuso horário mede 15° da circunferência terrestre (seu total de 360° se divide pelas 24 horas e o resultado é 15; isso quer dizer que a Terra gira 15° por hora). Entretanto, na prática, os fusos tem uma forma irregular porque, em muitos casos, adaptaram-se às fronteiras dos países.

9

10 Fusos horários no Brasil Para efeito administrativo, os países que tem seu território atravessado por mais de um fuso horário adotam um ou mais horários formais para facilitar a comunicação interna. No Brasi, a cidade do Recife (PE) está no fuso horário 30°, mas adota o horário de Brasília, que está no fuso de 45°. Desde 2008 o número de fusos no Brasil passou de 4 para 3. com a mudança, todo o estado do Pará ficou com a mesma hora do DF, assim como o Amazonas e o Acre passaram a ficar somente uma hora atrás do fuso de Brasília,

11 Horário de verão Nos países intertropicais, a incidência de luz solar é mais uniforme durante todo o ano e dessa forma não há muita vantagem na adoção do horário de verão. De fato, quanto mais próximo da linha do Equador 0° menor a diferença na duração entre os dias e as noites. No horário de verão, no Brasil, os relógios são adiantados em 1 hora, mas isso pode variar de acordo com o país.

12

13 Exercícios de vestibulares (UFRN) Para facilitar a comunicação entre os diversos pontos do planeta, convencionou-se um sistema de fusos horários, baseado nos meridianos. Considerando estes fusos horários mundiais, quando for 14h do dia 25 de dezembro de 2011, na cidade de Londres, na Inglaterra, será 11h na cidade de Vitória, no Brasil, e 23h na cidade de Tóquio, no Japão. Observe o Mapa a seguir: A diferença de horários entre as cidades mencionadas está associada aos fusos horários, que foram definidos, entre outras razões, pelo a) movimento de translação da Terra, que é executado no sentido oeste-leste, de modo que os lugares situados a leste têm horário atrasado em relação aos lugares a oeste. b) movimento de rotação da Terra, que é executado no sentido leste-oeste, de modo que os lugares situados a oeste têm horário adiantado em relação aos lugares a leste. c) movimento de rotação da Terra, que é executado no sentido oeste-leste, de modo que os lugares situados a leste têm horário adiantado em relação aos lugares a oeste. d) movimento de translação da Terra, que é executado no sentido leste-oeste, de modo que os lugares situados a oeste têm horário atrasado em relação aos lugares a leste.

14 (UNESP) Analise o mapa dos fusos horários. Você embarcou em Brasília no dia 18 às 22h00 locais. A rota a ser seguida passa sobre o continente Africano, o que estabelece 23 horas de viagem. Que dia e horário você chegará em Melbourne, Austrália? a) Dia 20 às 18h00. b) Dia 20 às 10h00. c) Dia 18 às 11h00. d) Dia 19 às 21h00. e) Dia 19 às 11h00.


Carregar ppt "COORDENADAS GEOGRÁFICAS, FUSOS HORÁRIOS E HORÁRIO DE VERÃO Professor: Marcus Geografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google