A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia Maria Christina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia Maria Christina"— Transcrição da apresentação:

1 Geografia Maria Christina - 2010
A Linguagem dos Mapas e a Geografia Capítulo 2 – da pg. 22 a pg. 43

2 CROQUI - costuma se caracterizar como um desenho rápido.
Mapas Quem nunca desenhou um esquema do caminho para chegar a uma festa ou a casa de um parente distante? Ou pediu informações sobre como chegar a um lugar? CROQUI - costuma se caracterizar como um desenho rápido.

3 Guia de ruas – Campos dos Goytacazes
Em cidades grandes, muita gente costuma carregar um guia de ruas para orientar-se quando precisa ir a um lugar menos conhecido. Guia de ruas – Campos dos Goytacazes

4 Mapas antigos Muito antes do desenvolvimento da escrita, inúmeros povos de diferentes regiões do planeta já sabiam traçar esquemas que podiam ser considerados como mapas Mapa Asteca (México)

5 O que é um mapa? Os mapas são representações geográficas da superfície curva do planeta Terra sobre uma superfície plana. Os mapas são muito mais fáceis de ler e retirar informações, se comparados às fotografias aéreas.

6 Convenções Cartográficas
Considerando-se que o mapa não é uma reprodução da realidade terrestre e, sim, uma representação dessa realidade, o cartógrafo recorre a símbolos e convenções que auxiliam na leitura ou interpretação dos mapas.  Os símbolos são, portanto, a linguagem visual dos mapas. Existe uma grande variedade de símbolos e de cores utilizadas pelos cartógrafos nos diferentes tipos de mapas, apesar de ainda não existir uma padronização total e universal. Quanto às cores, as principais convenções são as seguintes: azul (hidrografia); verde (vegetação); castanho (relevo e solos); preto ou vermelho (acidentes geográficos artificiais, como rodovias, ferrovias etc.).

7 Orientação A orientação é o alinhamento do norte indicado no mapa com o norte do terreno representado. Para indicar a orientação dos mapas, é preciso conhecer e utilizar os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.

8 Pontos Cardeais Em termos acadêmicos, os pontos cardeais são quatro: norte, inicial N, também chamado "Setentrional ou Boreal". sul, inicial S, também chamado "Meridional ou Austral". Leste ou Este, inicial L ou E, também chamado "Oriente". oeste, inicial O ou W, também chamado "Ocidente".

9 Pontos Colaterais e Subcolaterais
Há também quatro pontos colaterais: nordeste - NE, sudeste - SE, noroeste - NO ou NW e sudoeste - SO ou SW. Finalmente oito pontos subcolaterais: norte-nordeste - NNE, leste-nordeste - ENE, leste-sudeste - ESE, sul-sudeste - SSE, sul-sudoeste – SSO oeste-sudoeste - OSO oeste-noroeste - ONO norte-noroeste - NNO

10 As Linhas Imaginárias A cartografia criou um sistema de linhas imaginárias que servem de base para a localização de qualquer ponto da Terra. Essas linhas são os paralelos e meridianos

11 HEMISFÉRIOS Utilizando o paralelo do Equador como referência, podemos dividir o mundo em metades ou hemisférios: o HEMISFÉRIO NORTE e o HEMISFÉRIO SUL. Todos lugares que estão ao NORTE do paralelo do Equador localizam-se no HEMISFÉRIO NORTE. Os lugares que estão ao SUL do Equador localizam-se no HEMISFÉRIO SUL.

12

13 HEMISFÉRIOS Utilizando o MERIDIANO DE GREENWICH como referência, podemos dividir o mundo em outros hemisférios: HEMISFÉRIO OESTE ou OCIDENTAL e o HEMISFÉRIO LESTE ou ORIENTAL. Todos lugares que estão a oeste do MERIDIANO DE GREENWICH localizam-se no HEMISFÉRIO OESTE. Os lugares que estão a LESTE de GREENWICH localizam-se no HEMISFÉRIO LESTE.

14

15 PARALELOS Os paralelos são linhas imaginárias que cortam a Terra paralelamente à Linha do Equador. Eles são em número de 180, metade para o norte e a outra metade para o sul. A partir dos paralelos é possível determinar as latitudes. Existem cinco paralelos especiais que você não pode esquecer: Círculo Polar Ártico Trópico de Câncer Equador Trópico de Capricórnio Círculo Polar Antártico

16 LATITUDE As latitudes são os paralelos, linhas traçadas paralelamente ao Equador perfazendo 180° (90° no hemisfério norte e 90° no hemisfério sul) e que permitem determinar a latitude de um lugar. Latitude é a distância, em graus, que vai do Equador a qualquer ponto da Terra. Os pontos situados acima do Equador têm latitude norte e os pontos localizados abaixo têm latitude sul.

17 Meridianos Meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra passando pelos pólos (o principal meridiano é o de Greenwich). Eles são em número de 360, metade para o oeste e a outra metade para o leste. A partir dos meridianos é possível determinar as longitudes.

18 LONGITUDE Longitude é a distância, em graus, que vai de qualquer lugar da Terra ao meridiano de Greenwich. Greenwich, é conhecido como o meridiano principal ou de origem e divide a Terra em dois hemisférios: o Ocidental e o Oriental. Todos os pontos situados à leste de Greenwich têm longitude leste e os situados à oeste longitude oeste.

19 A localização por meio dos paralelos e meridianos
Da mesma maneira que a associação de letras e números facilita a localização de uma rua em uma planta, a associação de paralelos e meridianos também nos ajuda a localizar os lugares no mapa. A partir do paralelo do Equador e do Meridiano de Greenwich, foram traçados outros paralelos e meridianos. Cada um deles recebeu uma indicação em graus, como é mostrado no mapa.

20 O encontro ou cruzamento de um paralelo com um meridiano forma uma COORDENADA GEOGRÁFICA, que é o “endereço” do lugar. O ponto A, por exemplo, localiza-se no cruzamento do paralelo 30° com o meridiano 60°. Observe que as indicações dos graus se repetem a partir do paralelo do Equador, ao norte e ao sul, e a partir do meridiano de Greenwich, a leste e a oeste. Por isso, é necessário indicar também o hemisfério. Assim, a localização exata do ponto A é o cruzamento do paralelo 30° norte com o meridiano 60° leste. Podemos dizer, então, que a coordenada geográfica do ponto A corresponde a 30° de latitude norte e 60° de longitude leste. Entendeu?

21 COMO ACHAR AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS? (LATITUDE E LONGITUDE)

22 Observe o mapa mundi anterior e responda no seu caderno.
Dê as Coordenadas Geográficas dos números assinalados no mapa: Eu começo... 1 = 60º de latitude Norte e 120 de longitude Oeste. 2 = 3 = 4 = 5 = 6 = 7 = 8 = 9 = 10 = 11 = 12 =

23 A Longitude e as diferenças horárias
O planeta Terra possui uma forma esférica, por isso quando realiza o movimento de rotação (movimento que a Terra realiza em torno de si mesma), uma parte fica iluminada, enquanto a outra fica escura. Na medida em que o movimento se realiza, áreas que estavam iluminadas vão gradativamente perdendo luminosidade, ou seja, onde é manhã logo passa a ser tarde, e assim por diante. O planeta Terra possui 360°, o dia é composto por 24 horas. Então, se dividirmos 360° por 24, totalizamos 15°, o que corresponde a 1 hora. O movimento de rotação é responsável pelo surgimento dos dias e das noites. O homem instituiu horários distintos no mundo, e partir daí foi implantado o sistema de fusos horários. O mundo possui 24 fusos, cada um desses corresponde a uma linha imaginária traçada de um pólo ao outro. Desse modo, cada fuso se encontra entre dois meridianos. Toda porção terrestre que se estabelece nesse intervalo possui o mesmo horário.

24

25

26 A ESCALA Quando você vai desenhar uma árvore, por exemplo, ela não fica no tamanho natural. A não ser que você consiga um papel gigante para que o desenho seja tão grande quanto a árvore. Difícil, não? Ao desenhar, quando você diminui ou aumenta um objeto mesmo sem saber está trabalhando com um escala. Quer dizer, cada ponto da figura real tem correspondência com a figura desenhada e as medidas de uma são proporcionais às medidas da outra. Um exemplo bem conhecido da utilização de escalas são os mapas. Já pensou se os mapas fossem representar cidades, países e todo o planeta em tamanho natural? Haja papel! Por isso os mapas utilizam a escala de redução.

27 Escalas Como a escala é uma proporção entre o desenho (mapa) e o real (terreno), ela deverá ser representada por uma fração cujo numerador será sempre 1, definindo a unidade de medida tomada no mapa (milímetro, centímetro, metro, quilômetro, polegada, palmo, etc.) e o denominador a sua respectiva correspondência no terreno, na mesma unidade (milímetro, centímetro, metro, quilômetro, polegada, palmo, etc.). Complicado? Que nada! Imagine um mapa do Brasil cuja escala seja 1/ em centímetros. Significa que cada unidade no mapa equivale a 100 mil unidades na escala verdadeira, ou seja, cada centímetro equivale, na realidade, a 100 mil centímetros no terreno. Como 100 centímetros são um metro, 100 mil centímetros são mil metros, ou um quilômetro. Para medir uma distância qualquer entre cidades, em linha reta, é só pegar uma régua: cada centímetro no mapa equivale a um quilômetro. Se você prestar bem atenção, os mapas podem lhe dizer muita coisa. Pssss... Está ouvindo?

28 A escala do mapa pode ser expressa de duas formas
Escala numérica: É representada em forma de fração 1/ ou razão 1:10.000, isso significa que o valor do numerador é o do mapa e o denominador é o valor referente ao espaço real. Ex: 1:10.000, cada 1 cm no papel (mapa) corresponde a cm no espaço real.

29 Escala Gráfica Trata-se de uma linha horizontal dividida em centímetros, que indica diretamente a medida correspondente na superfície.

30 MAPAS DE GRANDE ESCALA Os mapas de grande escala são mapas que se aproximam muito da realidade, ou seja, não foram muito reduzidos. Estes mapas representam pequenas áreas de território mas com uma grande riqueza de detalhes.

31 MAPA DE PEQUENA ESCALA Os mapas de pequena escala são mapas em que a realidade foi muito reduzida. Estes mapas representam vastas áreas de territórios mas com pouca riqueza de detalhes. Estes mapas servem sobretudo para termos uma visão de conjunto acerca dos fenômenos que se passam a nível mundial, como é o caso da distribuição mundial do climas..


Carregar ppt "Geografia Maria Christina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google