A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSORA-ROSANA QUEIRÓZ REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSORA-ROSANA QUEIRÓZ REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS"— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSORA-ROSANA QUEIRÓZ REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS

2 O USO DOS SÍMBOLOS EM NOSSAS VIDAS
A MAIORIA DOS SÍMBOLOS É CRIADA PARA FACILITAR AS NOSSAS VIDAS. HÁ DIFERENTES FORMAS DE REPRESENTAR COMANDOS UTILIZANDO SÍMBOLOS.EX. ÔNIBUS QUE POSSUEM CORES OU NÚMEROS DIFERENTES. OS SÍMBOLOS SÃO A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE UMA MENSAGEM CARTÓGRAFOS SÃO PROFISSIONAIS QUE ELABORAM OS MAPAS E UTILIZAM SÍMBOLOS NA REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO. ESSAS REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO RECEBEM DIFERENTES NOMES, COMO PLANTAS, MAPAS, CARTAS E MAQUETES.NA ELEBORAÇÃO DESSAS REPRESENTAÇOES UTILIZA-SE UM SISTEMA DE SÍMBOLOS ESPECÍFICOS RECONHECIDOS MUNDIALMENTE. OS MAPAS SÃO REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DE TODA A SUPERFÍCIE DA TERRA OU DE PARTES DELA .REPRESENTAM INÚMEROS ASPECTOS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO, POR ISSO, CADA UM DELES É APRESENTADO POR DIFERENTES CARACTERÍSTICAS DE TAMANHO, COR E FORMA.

3 As convenções cartográficas
Ao observar um mapa, logo percebemos que existem nele certos símbolos ou desenhos.Esses códigos são usados para representar os elementos que compõem o mapa, como, por exemplo, capitais, cidades, rodovias,ferrovias.Os símbolos ou desenhos que representam os elementos de um mapa são chamados convenções cartográficas.

4 O USO DOS SÍMBOLOS NOS MAPAS E NAS CARTAS
Quando observarmos um mapa, devemos ficar atentos para a legenda.Observe o mapa abaixo Legenda é um elemento do mapa que decifra as informações contidas nele; é onde estão explicados os significados de cada símbolo. Observe na legenda que existem diferentes símbolos e que eles representam diferentes aspectos do mapa: rio,parque ,ruas,trem ,metrô e bonde,facilitando a compreensão mesmo para quem não entende holandês ou italiano. Conclusão: Os símbolos são imprescindíveis na elaboração dos mapas; Alguns símbolos são universais, portanto , quem domina o significado deles poderá compreender os mais diversos mapas.

5

6 Mapas antigos O mapa de Ga-sur feito de barro data de 2500 a.C é um dos mais antigos que se conhece hoje

7 Tipos de mapas Mapas políticos- são os mais comuns, aqueles que representam países com suas divisões territoriais e respectivas capitais. Mapas físicos ou hipsométricos- mapas que representam as formas do relevo e registram as altitudes do terreno Mapas climáticos- são aqueles que retratam o clima e os fenômenos meteorológicos (chuvas , pressão atmosférica, temperatura, etc.). Mapas demográficos-aqueles que registram dados da população(distribuição da população no espaço, crescimento demográfico, migração, etc). Mapas temáticos- registram dados sobre temas específicos, como solo, vegetação, estradas, rios , indústrias..

8 Proporções e representações cartográficas
Quando representamos no papel um objeto real, podemos reduzi-lo ou ampliá-lo. Alguns artistas plásticos reduzem ou ampliam os objetos representados sem,necessariamente, recorrer ao uso da escala, pois nem sempre a obra requer grande precisão. Observe a figura ao lado

9 Escalas grandes e pequenas
Escala é a relação entre as dimensões representadas e as dimensões correspondentes na realidade.Isto é,uma medida reduzida dos valores correspondentes à altura e largura do objeto. Em um mapa podemos usar dois tipos de escalas: a numérica e a gráfica. A primeira é representada por uma fração numérica , em que o numerador corresponde à medida no mapa e o denominador corresponde à medida do terreno sendo representada assim: Escala numérica: 1cm cm cm: cm 1 cm no mapa corresponde a cm no terreno;1 cm no mapa corresponde a 100m ou 0,1 km no terreno Obs- na escala utilizamos tanto no numerador quanto no denominador a mesma unidade de medida , o centímetro(cm) Escala gráfica Esta é uma escala , em que você pode observar na linha graduada as medidas utilizadas para representar no mapa as dimensões reais. No exemplo, cada centímetro no mapa corresponde a 90 km na realidade, e assim sucessivamente.

10 Escalas Dizemos que uma escala é grande quando o seu denominador é um número pequeno (por exemplo 1:100)e pequena quando o seu denominador é um número grande (por exemplo,1: ). Quanto maior o denominador , menores serão os detalhes mostrados no mapa.Um grande denominador-tal como 1: indica a representação de uma grande área , tornando-se difícil mostrar os detalhes dos elementos.Já uma escala com denominador pequeno –como 1: retrata uma área bem menor ,possibilitando que o mapa indique mais detalhes

11 croqui

12 Diferentes tipos de mapas


Carregar ppt "PROFESSORA-ROSANA QUEIRÓZ REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google