A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cartas, Mapas e Plantas Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cartas, Mapas e Plantas Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP."— Transcrição da apresentação:

1 Cartas, Mapas e Plantas Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP

2 Origem e significado da palavra Mapa Segundo pesquisadores a origem da palavra Mapa é provavelmente cartaginesa, que significa toalha de mesa. Essa conotação teria derivado das conversas de comerciantes, que desenhavam sobre as toalhas das mesas os mapas que identificavam rotas, caminhos, localidades e outros pontos que auxiliavam seus negócios.

3 Origem e significado da palavra Mapa Com o passar dos tempos diversas terminologias foram agregadas para definir as representações dos lugares, entre elas cartas e plantas, além da própria terminologia mapa. Os termos mapas, cartas e plantas são utilizadas muitas vezes como sinônimos, mas deve ser encarado com certo cuidado.

4 Origem e significado da palavra Mapa Entende-se por mapa a representação gráfica convencional, geralmente plana e em pequena escala, de áreas relativamente extensas, como acontece nos mapas murais e os atlas. Para tal, são utilizados diversos sistemas de projeção, estabelecidos matematicamente.

5 Mapa

6 Tipos de Mapa Mapa político: representa a divisão territorial de um País, Estado ou Município.

7 Tipos de Mapa Mapa físico: representa elementos da natureza como clima, vegetação, altitude, etc.

8 Tipos de Mapa Mapa Temático: representa elementos humanos como mapa demográfico, taxa de urbanização, taxa de natalidade, mortalidade...

9 Qual o tipo desse mapa?

10 Definição de Carta e Planta As cartas diferem dos mapas pela representação gráfica em grande escala, enquanto que os planos são cartas que representam áreas relativamente pequenas, o que permite desprezar a curvatura e adotar escala constante. Planta – ao se trabalhar com escalas muito grandes, maiores do que 1: As plantas são utilizadas quando há exigência de um detalhamento bastante minucioso, como planta de casa

11 Planta

12 Tipos de Carta Carta Topográfica – compreende as escalas médias, situadas entre 1: e 1: e contém detalhes planimétricos e altimétricos. Carta Cadastral – bastante detalhada e precisa, para grandes escalas maiores de 1:5.000, utilizadas, por exemplo, para cadastro municipal de ruas.

13 Carta TopográficaPlanta Cadastral

14 Tipos de Carta Carta Geográfica – para escalas pequenas menores do que 1: Apresenta simbologia diferenciada para representações planimétricas (exagera objetos) e altimétrias como por exemplo as curvas de nível ou de altitude (curvas hipsométricas)

15 Carta Geográfica

16 Elaborar Atividades


Carregar ppt "Cartas, Mapas e Plantas Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google