A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Legenda: Símbolos ou convenções cartográficas Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Legenda: Símbolos ou convenções cartográficas Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP."— Transcrição da apresentação:

1 Legenda: Símbolos ou convenções cartográficas Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP

2 Legenda Considerando que o mapa não é uma reprodução da realidades terrestre e sim uma representação dessa realidade, o cartógrafo recorre a símbolos e convenções que auxiliam na leitura ou interpretação dos mapas. Dessa forma, os símbolos são, portanto, a linguagem visual dos mapas.

3 Legenda Existe uma grande variedade de símbolos e de cores utilizadas pelos cartógrafos nos diferentes tipos de mapas, mas existe algumas convenções no uso de cores e símbolos na legenda de mapas Quanto às cores as principais convenções são: Azul – Hidrografia (rios, lagos, mares e oceanos). Verde – Vegetação. Castanho – Relevo e solos. Preto e Vermelho – Rodovias e ferrovias.

4 Utilização dos símbolos (...) os mapas podem mostrar algo mais do apenas a posição do lugar, isto é, fazer mais do que responder a questão onde? Eles podem dizer mais sobre cada lugar, caracterizando-o. Entramos, assim, assim no domínio dos mapas temáticos. Martinelli, Marcelo. Gráficos e mapas, construa-os você mesmo. São Paulo. Moderna p. 10.

5 Utilização dos símbolos O aspecto qualitativo responde à questão o quê?, caracterizando relações de diversidade entre lugares.

6 Utilização dos símbolos O aspecto qualitativo responde à questão em que ordem?, caracterizando relações de ordem entre lugares.

7 Utilização dos símbolos O aspecto qualitativo responde à questão quanto?, caracterizando relações de proporcionalidade entre lugares.

8 Topografia Vem do grego que significa: Topos = Lugar; e graphein = descrever, isso quer dizer: É a ciência aplicada que representa, no papel, a configuração (contorno, dimensão e posição relativa) de uma posição do terreno com todos os detalhes (naturais ou artificiais) que estão em sua superfície.

9 A Topografia tem duas linhas de atuação: 1º planimetria: que representa os elementos que cobre a superfície do solo, ou seja, os elemento físicos (natureza) ou culturais (construídos pelo homem)

10 A Topografia tem duas linhas de atuação: 2º altimetria: que busca representar o relevo terrestre, por meio de curvas de nível, permitindo ao usuário ter um valor aproximado da altitude representada na carta tografica. O que é curva de nível? isolinhas Constitui-se em uma linha imaginária do terreno, em que todos os pontos de uma referida linha tem a mesma altitude, chamadas de isolinhas.

11 Aplicação das curvas de nível Agricultura: o uso da técnica de curva de nível na agricultura é o de arar e utilizar a terra seguindo a cotas altimetricas (curva de nível), reduzindo, assim, a velocidade de escoamento da terra em cima do solo, que pode provocar erosão, possibilitando assim melhor conservação do solo.

12 Aplicação das curvas de nível Terraceamento: consiste em recortar as superfícies íngremes (muito inclinadas) do relevo formando degraus. Esse procedimento possibilita a atividade de agricultura em áreas montanhosas como Himalaia, Andes, etc. Terreceamento – Indonésia – sudeste asiático


Carregar ppt "Legenda: Símbolos ou convenções cartográficas Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google