A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELEMENTOS PRINCIPAIS DE UM MAPA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELEMENTOS PRINCIPAIS DE UM MAPA"— Transcrição da apresentação:

1 ELEMENTOS PRINCIPAIS DE UM MAPA
Todo bom mapa deve conter quatro elementos principais: título, escala, coordenadas geográficas e legenda. Esses elementos asseguram a leitura e a interpretação precisas das informações nele contidas.

2 ESCALA Indica a proporção entre o objeto real e sua representação cartográfica, ou seja, quantas vezes o tamanho real teve de ser reduzido para poder ser representado;

3

4 Comparando os mapas A e B, observamos que há maior riqueza de detalhes no mapa B e sua escala é duas vezes maior do que no mapa A. Observe, então, que quanto menor for o denominador da escala, maior ela será e mais detalhes ela nos dará.

5 SE A ESCALA INDICA UMA PROPORÇÃO A RELAÇÃO É INVERSA, OU SEJA, UMA PEQUENA ESCALA COBRE UMA GRANDE PORÇÃO DO TERRENO Por exemplo, uma escala de 1/ significa que 1 centímetro ou qualquer outra unidade de comprimento, no mapa, está representado vezes menor do que no terreno.

6 Os mapas de grande escala mostram muitos pormenores da realidade ( ruas, quarteirões, vias de comunicação, etc., sendo, por isso, muito úteis para a exploração de uma pequena área. A área representada é menor e o nível de análise é maior.

7 Os mapas de grande escala - se aproximam muito da realidade, ou seja, não foram muito reduzidos.
Estes mapas representam pequenas áreas de território mas com uma grande riqueza de detalhes. 

8 Os mapas de pequena escala são mapas em que a realidade foi muito reduzida, servindo para representar grandes superfícies ou a totalidade do planeta, mas com poucos detalhes ( planisférios ou mapas-mundi ). Mapa de pequena escala

9

10 OS TIPOS DE ESCALA Categoria Escala Grande 1:50 / 1:100
Finalidade do mapa Grande 1:50 / 1:100 Plantas arquitetônicas e de engenharia. 1:500 a 1:20.000 Plantas urbanas, projetos de engenharia. Média 1:25.000 a 1: Mapas topográficos. Pequena acima de 1: Atlas geográficos e globos.

11

12 ESCALAS Gráfica Numérica Representado por um número
Representado por um gráfico

13 ESCALA NÚMERICA Ela vem indicada por números, por exemplo: 1: (lê-se um por cinqüenta mil), cada centímetro no mapa, equivale a cm ou 500m na realidade. Quanto menor for o denominador (no exemplo ), maior será a escala, portanto mais detalhes poderão ser representados. Assim, a escala 1: é maior que a escala 1:

14 ESCALA GRÁFICA A escala gráfica aparece sob a forma de uma reta dividida em várias partes, cada uma delas com uma graduação de distâncias. A sua utilidade é a mesma da escala numérica. KM Essa escala gráfica indica que 1 centímetro no papel corresponde a 20 quilômetros na superfície representada.

15

16 Para trabalhar com escalas, ou seja, para saber quanto mede determinada distância entre dois pontos na realidade, é necessário saber fazer reduções. Segue as  seguintes regras: Exemplos: cm = 60 km (conta-se 5 casas para a esquerda a partir das unidades) 10 km = cm (conta-se 5 casas para a direita a partir das unidades)

17 COMO CALCULAR DISTÂNCIAS REAIS
I.dentifica a escala presente no mapa - 1/ 2. Mede com a régua a distância entre os lugares . Exemplo :               Lisboa - Londres    ( 9cm )     3. Usa a regra da proporcionalidade para calcular a distância real.          1cm          9cm = cm       X                                        x = x 9:1 :X= X= 1890Kms

18 D = distancia real d = distancia no mapa E = escala
Observe as regras abaixo e utilize-as para responder às questões seguintes sobre problemas de escala. D = d . E d = D : E E = D : d D = distancia real d = distancia no mapa E = escala

19 QUAL A DISTÂNCIA ENTRE EIFFEL E C. ELYSSES?
6cm QUAL A DISTÂNCIA ENTRE EIFFEL E C. ELYSSES? 1cm

20 Transforme as escalas numéricas a seguir em escalas gráficas.
1: 1/

21 1- (UFAC) O campus da UFAC em Rio Branco dista, aproximadamente 630 km do campus de Cruzeiro do Sul. No mapa do Acre essa distância em linha reta é de 9 cm. A escala do mapa é de: 2- (UNIFEI) Em um mapa no qual a escala é de 1: , a distância em linha reta entre duas cidades é de 8 cm. Qual a distância real entre essas cidades?

22 3- (UNIFEI) Em um mapa rodoviário de escala não definida, a distância entre duas cidades é de 10 cm. Considerando que a distância real entre ambas é 150 km, a escala do mapa é de: 4- (UNIVALE) Em um mapa de escala 1: , quantos centímetros serão necessários para representar uma reta de 150 km reais?  

23 5- A distância real entre Brasília e Belo Horizonte é de aproximadamente 700 km. Determine a representação dessa distância (distância gráfica) em um mapa de escala 1: Cálculo 6- Em um mapa de escala não definida, a distância em linha reta entre Brasília (DF) e Caldas Novas (GO) é representada por 14 cm. Sabendo que a distância real entre ambas é de 280 km, determine a escala (numérica) do mapa.


Carregar ppt "ELEMENTOS PRINCIPAIS DE UM MAPA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google