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Primeiras noções de escala: elaborando plantas.

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Apresentação em tema: "Primeiras noções de escala: elaborando plantas."— Transcrição da apresentação:

1 Primeiras noções de escala: elaborando plantas.

2 Problematização: Qual a importância do estudo da escala e da orientação no ensino-aprendizagem de Geografia?

3 Escala Geográfica

4 Escala Geográfica Conceito: é o compartimento de ocorrência de um fenômeno ou processo. Exemplo: Escala de ocorrência de uma chuva orográfica Escala de ação de uma rede de supermercados. A correta utilização da escala geográfica nos dá a possibilidade de melhor compreender os fenômenos naturais e os processos sociais que estudamos Para a escala geográfica as relações “maior” e “menor” são inversas à escala cartográfica. * Exemplo: uma escala cartográfica de 1: é considerada grande, no entanto, o recorte espacial (escala geográfica) é pequena (bairro, rua, etc)

5 ESCALA CARTOGRÁFICA Elemento importante para a leitura e confecção de mapas: Indica a proporção entre a realidade e representação Permite a medição de distância

6 Tamanho das Escalas Quando se trabalha o tamanho da escala, está se trabalhando a noção de escala geográfica.

7 Escala grande Escala grande vai até 1:25.000
Representa áreas pequenas: ideal para mapeamento de casa, rua, praça, bairro, cidade. Quanto menor o denominador maior a escala. Quanto maior a escala maior o grau de detalhamento

8 Escala grande Teresina – Administração Regional

9 Escala Pequena Escala pequena (acima de 1:250.000)
Representa áreas grandes (país, continentes, globo terrestre) Quanto maior o denominador menor a escala. Quanto menor a escala menor o grau de detalhamento

10 Escala pequena

11 Quadro-resumo sobre o tamanho da escala
Adaptado de Lab. de Processamento de Imagens e Geoprocessamento Instituto de Estudos Sócio-Ambientais - Universidade Federal de Goiás Professor Manuel Eduardo Ferreira

12 Ampliar uma escala Ampliar: Fórmula: - aumentar o detalhamento do mapa
-aumentar a escala = reduzir o denominador Fórmula: Dividir o denominador pelo nº de vezes que se deseja ampliar a escala Ex: ampliar a escala 1: , 5 vezes : 5 = ou seja 1:20.000

13 Reduzir uma escala Reduzir: Fórmula: - diminuir o detalhamento do mapa
-diminuir a escala = aumentar o denominador Fórmula: Multiplicar o denominador pelo nº de vezes que se deseja reduzir a escala Ex: reduzir a escala 1: , 5 vezes x 5 = ou seja 1:

14 Em cima ou embaixo? A orientação dos mapas

15 Conceito: correto posicionamento em relação aos referenciais reais.

16 Curiosidade A orientação é uma modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. Vide

17 Importância da Orientação
A orientação dos mapas é uma regra estabelecida por convenção. Revela a influência da hegemonia política e econômica daqueles que, em determinado momento, tinham o poder. Resulta dos referenciais da natureza que o homem aprendeu a utilizar para se deslocar no espaço sem se perder. O deslocamento no espaço geográfico exige que utilizemos pontos de referência que facilitem nossa orientação. As informações sobre como nos orientamos variam de acordo com o período histórico, lugar e tipo de transporte.

18 Instrumentos de orientação
Podem ser: Objetos naturais Objetos artificiais

19 Pontos de Orientação Cardeais Colaterais Subcolaterais
Termos utilizados para os pontos cardeais. Norte = Setentrional = Boreal Sul = Meridional = Austral Leste = Oriental = East Oeste = Ocidental = West

20 Observação: Essa temática deve ser desenvolvida utilizando-se de atividades práticas Planejar atividades com o professor de matemática Utilizar o espaço de vivência do educando como referência (o espaço da sala de aula, casa, bairro) Associar a escala e a orientação com a análise dos fenômenos estudados. Ex.: Por que determinados empreendimentos localizam-se em determinadas porções do espaço e outras não?

21 E lá na sala de aula Elabore uma atividade para ser aplicada com seus alunos, tendo por base Teresina, região de Teresina ou bairro que contemple a seguinte temática: Visão vertical Escala Orientação Observação: a atividade deve conter leitura e interpretação de mapas, textos, paisagens.

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23 1) Determine a escala do mapa 1 . Qual o tipo de escala do mapa 1 1cm no mapa 1 corresponde a quantos km ou m na superfície? Essa escala é grande ou pequena? Justifique.

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25 2) Calcule a distância real entre o centro de formação Odilon Nunes e o empreendimento E Quais são os empreendimentos destacados nos pontos A, S, E. Qual a posição geográfica dos empreendimentos A, S, E respectivamente em relação ao ponto G (Centro de Formação). Determine a distância real entre o empreendimento S e o empreendimento A. Os empreendimentos A, S, E estão localizados na mesma região? Que fatores locacionais foram decisivos na instalação dos referidos empreendimentos.

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27 3) No mapa da cidade de Teresina, um certo ponto turístico, cujo espaço físico é composto por 46 bares, estacionamento para 130 carros, 2 baterias de banheiros com 24 sanitários e espaço para salva-vidas, tudo feito para promover lazer ao teresinense e desenvolver o turismo da cidade, dista do ponto E cerca de 14cm. Note-se que este ponto turístico em questão está a sudeste do ponto E. Outro ponto localizado no mapa foi construído em 1939, tornando-se símbolo de Teresina, e em foi considerado pelo IPHAN, Patrimômio Cultural Brasileiro. O ponto referido está ao sul do ponto E. Com base nessas informações resolva as questões a seguir: Quais são os pontos turísticos citados? Sabendo que, hipoteticamente, o primeiro ponto turístico falado na questão está a 3,5 km do ponto E, determine a escala do mapa. A escala encontrada é pequena ou grande? Por quê? Em relação ao CF Odilon Nunes, ponto G, qual a posição geográfica dos pontos turísticos mencionados?


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