A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARTOGRAFIA LINHA DE APOIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARTOGRAFIA LINHA DE APOIO"— Transcrição da apresentação:

1 CARTOGRAFIA LINHA DE APOIO
PROF. VALDEMIR FRANÇA

2 COMEÇO DE CONVERSA Chegar a um lugar desconhecido utilizando um mapa requer uma série de conhecimentos que só são adquiridos num processo de alfabetização diferente. Ele não envolve letras, palavras e pontuação, mas linhas, cores e formas. É a aprendizagem da linguagem cartográfica.

3 A Rosa dos Ventos ou Rosa dos Rumos
Norte ou setentrional ou boreal ou das terras Sul ou meridional ou austral ou das águas.

4

5

6 forma = geóide O PLANETA TERRA Objetivo das Linhas Imaginárias:
Tem como função dar a localização exata de qualquer ponto no globo terrestre O PLANETA TERRA O Planeta Terra tem aproximadamente km² forma = geóide massa = 6,4 sextrilhões de toneladas

7 COORDENADAS GEOGRÁFICAS
São linhas imaginárias traçadas sobre os mapas, essenciais para a localização de um ponto na superfície terrestre. Essa localização é o resultado do encontro de um paralelo e sua respectiva latitude (o afastamento, medido em graus, do paralelo em relação ao Equador) e de um meridiano e sua respectiva longitude (o afastamento, medido em graus, do meridiano em relação ao meridiano principal ou de Greenwich).

8 Coordenadas Geográficas
Paralelos Latitude de 0° a 90° N ou S Meridianos Longitude de 0° a 180° L (E) ou O (W)

9 Coordenadas Geográficas

10 Prática Analise a figura abaixo e assinale a opção que corresponde, respectivamente, às coordenadas geográficas dos pontos X e Z. X Z a) 60o de Latitude Sul 15o de Longitude Oeste 30o de Latitude Sul 90o de Longitude Leste b) 15o de Latitude Norte 60o de Longitude Leste 90o de Latitude Norte 30o de Longitude Oeste c) 60o de Latitude Norte 15o de Longitude Leste 30o de Latitude Norte 90o de Longitude Oeste d) 15o de Latitude Sul 60o de Longitude Oeste 90o de Latitude Sul 30o de Longitude Leste

11 ELEMENTOS PRINCIPAIS DE UM MAPA
Todo bom mapa deve conter quatro elementos principais: título, escala, coordenadas geográficas e legenda. Esses elementos asseguram a leitura e a interpretação precisas das informações nele contidas.

12 Projeções cartográficas
Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano da carta, o que sempre vai acarretar deformações.

13 Projeção cônica Os meridianos convergem para os pólos e os paralelos são arcos concêntricos situados à igual distância uns dos outros. São utilizados para mapas de países de latitudes médias. Projeção de Mollweide Os paralelos são linhas retas e os meridianos, linhas curvas. Sua área é proporcional à da esfera terrestre, tendo a forma elíptica. As zonas centrais apresentam grande exatidão, tanto em área como em configuração, mas as extremidades apresentam grandes distorções.

14 Projeções cartográficas
Projeção de Goode, que modifica a de Moolweide É uma projeção descontínua, pois tenta eliminar várias áreas oceânicas. Goode coloca os meridianos centrais da projeção correspondendo aos meridianos quase centrais dos continentes para lograr maior exatidão. Projeção de Holzel Projeção equivalente, seu contorno elipsoidal faz referência à forma aproximada da Terra que tem um ligeiro achatamento nos pólos.

15 Projeções cartográficas
Projeção Azimutal Eqüidistante Oblíqua Centrada na Cidade de São Paulo Nesta projeção, centrada em São Paulo, os ângulos azimutais são mantidos a partir da parte central da projeção. Projeção Azimutal Eqüidistante Polar Projeção eqüidistante que tem os pólos em sua porção central. As maiores deformações estão em suas áreas periféricas.

16 Peters ou Mercator? Projeções de Mercator ou Cilíndrica Equatorial - Os meridianos e os paralelos são linhas retas que se cortam em ângulos retos. - Correspondem a um tipo cilíndrico pouco modificado, onde as regiões polares aparecem muito exageradas. Projeção Cilíndrica Equivalente de Peters - Data de 1973. - Sua base é cilíndrica equivalente e determina uma distribuição dos paralelos com intervalos decrescentes desde o Equador até os pólos.

17 ESCALA Indica a proporção entre o objeto real e sua representação cartográfica, ou seja, quantas vezes o tamanho real teve de ser reduzido para poder ser representado;

18 OS TIPOS DE ESCALA Categoria Escala Grande 1:50 / 1:100
Finalidade do mapa Grande 1:50 / 1:100 Plantas arquitetônicas e de engenharia. 1:500 a 1:20.000 Plantas urbanas, projetos de engenharia. Média 1:25.000 a 1: Mapas topográficos. Pequena acima de 1: Atlas geográficos e globos.

19 ESCALA NÚMERICA Ela vem indicada por números, por exemplo: 1: (lê-se um por cinqüenta mil), cada centímetro no mapa, equivale a cm ou 500m na realidade. Quanto menor for o denominador (no exemplo ), maior será a escala, portanto mais detalhes poderão ser representados. Assim, a escala 1: é maior que a escala 1:

20 ESCALA GRÁFICA A escala gráfica aparece sob a forma de uma reta dividida em várias partes, cada uma delas com uma graduação de distâncias. A sua utilidade é a mesma da escala numérica. KM Essa escala gráfica indica que 1 centímetro no papel corresponde a 20 quilômetros na superfície representada.

21 ESCALAS Gráfica Numérica Representado por um número
Representado por um gráfico

22 ESCALAS Escala é a relação entre a medida de um objeto ou lugar representado no papel e sua medida real. As escalas mais utilizadas são: Numérica: Gráfica:

23 ESCALAS Observe o mapa ao lado: Ele mostra que a cada
1 centímetro no mapa a realidade corresponde a 50 mil centímetros ou 500 metros (REAL/CAMPO).

24 ESCALAS Comparando os mapas A e B, observamos que há maior riqueza de detalhes no mapa B e sua escala é duas vezes maior do que no mapa A. Observe, então, que quanto menor for o denominador da escala, maior ela será e mais detalhes ela nos dará.

25 RESOLUÇÃO EXERCÍCIOS:
SP RJ 4 cm (menor distância citada, no papel - REPRESENTAÇÃO); 400 km (distância real, no campo, em linha reta); MAPA REALIDADE (CAMPO) X X = cm = 1: LEMBRANDO : 1 km = m = cm = mm TRANSFORMAR

26 RESOLUÇÃO EXERCÍCIOS:
SÃO FRANCISCO NOVA IORQUE 4 200 km (distância real, no campo, em linha reta); 105 mm (menor distância citada, no papel - REPRESENTAÇÃO); MAPA REALIDADE (CAMPO) 105 mm km X X = mm = 1: LEMBRANDO : 1 km = m = cm = mm TRANSFORMAR km para mm

27 km hm dam m dm cm mm Quilômetro Hectômetro Decâmetro Metro Decímetro
Centímetro cm Milímetro mm 1 100 m 10 m 1000 m m m m


Carregar ppt "CARTOGRAFIA LINHA DE APOIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google