A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARTOGRAFIA ELEMENTOS DO MAPA ORIENTAÇÃO COORDENADAS GEOGRÁFICAS FUSOS HORÁRIOS ESCALA CARTOGRÁFICA PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS ANAMORFOSES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARTOGRAFIA ELEMENTOS DO MAPA ORIENTAÇÃO COORDENADAS GEOGRÁFICAS FUSOS HORÁRIOS ESCALA CARTOGRÁFICA PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS ANAMORFOSES."— Transcrição da apresentação:

1 CARTOGRAFIA ELEMENTOS DO MAPA ORIENTAÇÃO COORDENADAS GEOGRÁFICAS FUSOS HORÁRIOS ESCALA CARTOGRÁFICA PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS ANAMORFOSES

2 As informações cartográficas abaixo apresentam- se corretas, EXCETO: A) As projeções de Peters e Mercator são do tipo cilíndricas. A de Mercator é considerada tendenciosa ao Eurocentrismo. B) Um mapa de escala 1: pode nos mostrar a localização exata de uma área industrial dentro de um centro urbano. Fato impossível de ser revelado numa escala 1: C) Quando o horário de verão no Brasil começou, neste mês, todos os relógios brasileiros foram adiantados em 1 hora com relação ao horário oficial de Greenwich. D) No dia 18/nov/2007 às 18h e 16h, simultaneamente, as populações de Natal/RN e Rio Branco/AC começaram a assistir ao jogo entre a seleção brasileira e a chilena pelas eliminatórias da copa do mundo.(obs: início do jogo 19h- horário de Brasília.)

3 Meridianos e Paralelos

4 Coordenadas Geográfica

5 Messias Targino - Localização Coordenadas Geográficas: latitude: 6º Sul longitude: 37º Oeste

6 ELEMENTOS DO MAPA

7 ORIENTAÇÃO – ROSA DOS VENTOS

8 cilíndrica azimutal ou plana cônica M P P R O J E Ç Õ E S

9 Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidas para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano da carta, o que sempre vai acarretar deformações. Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica (elipsoidal), em coordenadas planas, mantendo correspondência entre elas. O uso deste artifício geométrico das projeções consegue reduzir as deformações, mas nunca eliminá-las.

10 Os tipos de propriedades geométricas que caracterizam as projeções cartográficas, em suas relações entre a esfera (Terra) e um plano, que é o mapa, são: a)Conformes – os ângulos (formas) são mantidos idênticos (na esfera e no plano) e as áreas são deformadas. b) Equivalentes – quando as áreas apresentam-se idênticas e os ângulos deformados. c) Afiláticas – quando as áreas e os ângulos apresentam-se deformados.

11 Azimutal/polar/plana -Ideal para representar as altas latitudes -Utilizada pela aviação -De uso geopolítico -Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos retas que divergem do pólo.

12 Projeção azimutal ou zenital Neste tipo de projeção, uma folha imaginária de papel toca o globo em um ponto. Se esse ponto é um dos pólos, então as linhas de longitude mostram ângulos corretos, sendo que tais (os meridianos) são linhas retas, partindo do pólo, e os paralelos são círculos concêntricos.

13

14 Cônica Ideal para representar as médias latitudes Representa um hemisfério por vez Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos linhas retas que convergem para o pólo.

15 Projeção cônica Nesta projeção os meridianos convergem para os pólos e os paralelos são arcos concêntricos situados a igual distância uns dos outros. São utilizados para mapas de países de latitudes médias.

16 Cilíndrica É a mais utilizada para representar as baixas latitudes Muito utilizada pela navegação Os paralelos e meridianos são retas que se cruzam formando ângulos retos. As duas principais são: MERCATOR e PETERS

17 Projeção de Mercator Nesta projeção os meridianos e os paralelos são linhas retas que se cortam em ângulos retos. Corresponde a um tipo cilíndrico pouco modificado. Nela as regiões polares aparecem muito exageradas.

18 Projeção de Peters Muito utilizada para planisférios é a de Arno Peters, que data de Sua base também é cilíndrica equivalente, e determina uma distribuição dos paralelos com intervalos decrescentes desde o Equador até os pólos

19 MercatorPeters

20 Outras projeções

21 Projeção ortográfica Ela nos apresenta um hemisfério como se o víssemos a grande distância. Os paralelos mantêm seu paralelismo e os meridianos passam pelos pólos, como ocorre na esfera. As terras próximas ao Equador aparecem com forma e áreas corretas, mas os pólos apresentam maior deformação.

22 Projeção de Mollweide Nesta projeção os paralelos são linhas retas e os meridianos, linhas curvas. Sua área é proporcional à da esfera terrestre, tendo a forma elíptica. As zonas centrais apresentam grande exatidão, tanto em área como em configuração, mas as extremidades apresentam grandes distorções.

23 Projeção de Goode, que modifica a de Moolweide É uma projeção descontínua, pois tenta eliminar várias áreas oceânicas. Goode coloca os meridianos centrais da projeção correspondendo aos meridianos quase centrais dos continentes para lograr maior exatidão.

24 Projeção de Holzel Projeção equivalente, seu contorno elipsoidal faz referência à forma aproximada da Terra que tem um ligeiro achatamento nos pólos.

25 O mapa acima traz uma anamorfose que representa uma projeção da população do mundo para o ano 2025, em que o tamanho de cada país é proporcional à população (fonte: Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento Humano/1990)

26 Anamorfose

27 ORIENTAÇÃO TRADICIONAL

28 Imagem de satélite– novas tecnologias

29 GPS NAVEGADOR NOVAS TECNOLOGIAS

30 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA

31 CURVAS DE NÍVEL

32

33

34

35

36

37 Escala Gráfica

38 Escala Numérica tamanhoescala grandeAté 1: médiaDe 1: até 1: pequenaAcima 1:

39 ESCALA GRANDE

40 km hmdammdmcmmm fórmulas E= D d D= E.d d= D E Exemplo: Belo Horizonte-Campinas D= E.d D= x 2 D= cm D= 500 km 10 n x 10 n

41 Fusos horários BRASIL

42

43

44

45 Fusos horários no Brasil- ANTES

46 ANTES

47 FUSOS HORÁRIOS NO BRASIL – 2008 COMO ERA COMO FICOU

48 Os três fusos horários do Brasil são: fusoLongitude (OESTE) localizaçãoRelação a GMT 1o1o 30 o Ilhas oceânicas (Fernando de Noronha) - 2 h 2o2o 45 o horário oficial Todos os Estados litorâneos (AP, MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, ES, RJ, SP, PR, SC, RS) + MG + GO + DF + TO + PA. - 3 h 3o3o 60 o MT, MS, RO, RR, AM e AC- 4 h

49 As informações cartográficas abaixo apresentam- se corretas, EXCETO: A) As projeções de Peters e Mercator são do tipo cilíndricas. A de Mercator é considerada tendenciosa ao Eurocentrismo. B) Um mapa de escala 1: pode nos mostrar a localização exata de uma área industrial dentro de um centro urbano. Fato impossível de ser revelado numa escala 1: C) Quando o horário de verão no Brasil começou, recentemente, todos os relógios brasileiros foram adiantados em 1 hora com relação ao horário oficial de Greenwich. D) No dia 18/nov/2007 às 18h e 16h, simultaneamente, as populações de Natal/RN e Rio Branco/AC começaram a assistir ao jogo entre a seleção brasileira e a chilena pelas eliminatórias da copa do mundo.(obs: início do jogo 19h- horário de Brasília.)


Carregar ppt "CARTOGRAFIA ELEMENTOS DO MAPA ORIENTAÇÃO COORDENADAS GEOGRÁFICAS FUSOS HORÁRIOS ESCALA CARTOGRÁFICA PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS ANAMORFOSES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google