A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. PROJEÇÕES O sistema de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. PROJEÇÕES O sistema de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem."— Transcrição da apresentação:

1 PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

2 PROJEÇÕES O sistema de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano da carta, o que sempre vai acarretar deformações. Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica (elipsoidal), em coordenadas planas, mantendo correspondência entre elas. O uso deste artifício geométrico das projeções consegue reduzir as deformações, mas nunca eliminá-las. Os tipos de propriedades geométricas que caracterizam as projeções cartográficas, em suas relações entre a esfera (Terra) e um plano, que é o mapa, são: a) Conformes – os ângulos são mantidos idênticos (na esfera e no plano) e as áreas são deformadas. b) Equivalentes – quando as áreas apresentam-se idênticas e os ângulos deformados

3 PROJEÇÃO CILINDRICA DE MERCATOR Esta representação é obtida com a projeção da superfície terrestre, com os paralelos e os meridianos, sobre um cilindro em que o mapa será desenhado. Ao ser desenrolado, apresentará sobre uma superfície plana todas as informações que para ele foram transferidas. Nem todas as projeções cilíndricas são iguais. A projeção cilíndrica conforme conserva a forma dos continentes, direções e ângulos, mas altera a proporção das superfícies, como é o caso da primeira projeção elaborada por Mercator.

4

5 PROJEÇÃO CILINDRICA DE PETERS O cartógrafo alemão Arno Peters ( ) considerava que os mapas eram uma das manifestações simbólicas da submissão dos países do Terceiro Mundo. Peters combateu a imagem de superioridade dos países do Norte representada nos planisférios derivados da projeção de Mercator. Seu pressuposto de que todos os países deveriam ser retratados no mapa-múndi de forma fiel a sua área, dá destaque os países subdesenvolvidos

6

7 PROJEÇÃO CÔNICA Um cone imaginário em contato com a esfera é a base para a elaboração do mapa. Os meridianos formam uma rede de linhas retas convergentes nos pólos e os paralelos formam círculos concêntricos. Essa projeção é utilizada para representar partes da superfície terrestre, como o trecho de um continente.

8

9 PROJEÇÃO ORTOGRÁFICA Ela nos apresenta um hemisfério como se o víssemos a grande distância. Os paralelos mantêm seu paralelismo e os meridianos passam pelos pólos, como ocorre na esfera. As terras próximas ao Equador aparecem com forma e áreas corretas, mas os pólos apresentam maior deformação.

10 PROJEÇÃO PLANA OU AZIMUTAL O mapa numa projeção azimutal é construído sobre um plano tangente a um ponto qualquer da esfera terrestre. Este ponto ocupa sempre o centro do mapa. A projeção azimutal é usada, em geral, para representar as regiões polares e suas proximidades e para localizar um país na posição central, tornando possível o cálculo de sua distância em relação a qualquer ponto da superfície terrestre. O emblema da ONU é uma projeção azimutal

11

12 EXERCÍCIOS 1 (UESPI) Todo mapa é confeccionado num determinado sistema de projeção. Observe o mapa a seguir e assinale o tipo de projeção em que foi desenhado. a) Cônica b) Cilíndrica c) Policônica d) Circular e) Esférica

13 EXERCÍCIO 2 Durante os anos 1970, esse mapa era visto como uma reação simbólica dos países subdesenvolvidos – o Sul geoeconômico – contra a cartografia tradicional, em especial a projeção de Mercator, que mostra o norte acima do sul e a Europa no centro. Mas essa idéia logo foi abandonada por falta de consistência. Analise as seguintes afirmativas sobre essa questão: I. A projeção de Peters mostra a proporção exata de cada área sem distorcer os seus formatos. II. O impacto político-ideológico de se colocar o sul acima do norte é diminuído ou anulado pelo fato de que a imensa maioria dos países está no hemisfério norte, sendo o sul mais oceânico. III. Tanto faz colocar o norte ou o sul na parte de cima do mapa, pois a posição mais correta para analisar um mapa é na horizontal, estando ele sobre uma mesa. IV. A projeção de Peters é melhor para a navegação do que a de Mercator. As afirmativas corretas são: a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e IV. e) II e IV.

14 EXERCÍCIO 3 Sobre projeções cartográficas e convenções utilizadas na confecção de mapas, assinale o que for correto. ( ) As projeções cilíndricas, a exemplo da de Mercator, são baseadas na projeção dos paralelos e meridianos em um cilindro envolvente, posteriormente planificado. ( ) As projeções azimutais se baseiam na projeção da superfície terrestre num plano em que os meridianos são linhas retas divergentes e os paralelos são círculos concêntricos. ( ) As projeções cônicas são baseadas na projeção do globo terrestre sobre um cone que o tangencia e que depois é planificado. ( ) Os símbolos ou sinais utilizados nos mapas são denominados convenções. As formas de relevo podem ser representadas por curvas de nível. ( ) A profundidade nos oceanos é representada nos mapas por tonalidades diferentes da cor azul, indo de um tom mais escuro (maiores profundidades) para um azul-esbranquiçado (menores profundidades).


Carregar ppt "PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. PROJEÇÕES O sistema de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google