A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeções Cartográficas. PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Do ponto de vista cartográfico, trata-se da transferência de um ponto da superfície terrestre para uma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeções Cartográficas. PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Do ponto de vista cartográfico, trata-se da transferência de um ponto da superfície terrestre para uma."— Transcrição da apresentação:

1 Projeções Cartográficas

2 PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Do ponto de vista cartográfico, trata-se da transferência de um ponto da superfície terrestre para uma posição correspondente na superfície de um mapa ou correlato. Os principais tipos de projeção procuram manter os aspectos mais importantes para a elaboração de um mapa, que são a distância, a forma e os ângulos. Nenhuma projeção consegue manter esses três elementos ao mesmo tempo. Dessa forma podemos considerar projeções:

3 - Eqüidistantes: Mantêm as distâncias lineares (a partir de um centro determinado), mas apresentam distorções nas áreas e nas formas. - Conformes: Procuram manter os mesmo ângulos das coordenadas geográficas. Conservam, assim, as formas terrestres, mas apresentam distorções nas áreas representadas. À medida que se afasta da região equatorial, a distorção é maior. - Equivalentes: Apresentam formas distorcidas, mas as áreas mantêm o mesmo valor da área real. Os ângulos do planisfério ficam deformados em relação aos ângulos da esfera terrestre.

4 Tipos de Projeção

5 Projeção Cilíndrica - Paralelos e meridianos retos e perpendiculares. - A linha do equador conservará suas dimensões originais. - Quanto mais perto dos pólos (altas latitudes) maior deformação. - Permite a representação total da Terra. - Muito utilizada para navegação e planisférios.

6 Projeção Cônica - Apresenta paralelos circulares e meridianos radiais.(um mesmo ponto) -Usada principalmente para a representação de regiões de latitudes intermediárias. - Pode ser utilizado para outras latitudes. - Apresenta grandezas reais apenas no paralelo de tangência.

7 Projeção Plana ou Azimutal Plana ou Azimutal Oblíqua

8 Plana ou Azimutal Polar

9 Plana ou Azimutal Equatorial

10 Projeções Planas ou Azimutais -Resultam da projeção da superfície da Terra sobre um plano a partir de um determinado ponto. -São utilizadas para confeccionar mapas especiais, principalmente náuticos e aeronáuticos e das regiões polares. -Contêm paralelos projetados em círculos concêntricos e meridianos em linha retas. -As linhas e proporções se deformam à medida que se afastam do ponto de tangência. -Está no emblema oficial da ONU. -Muito utilizada quando se quer colocar um país na posição central ou para calcular a distância entre esse país e qualquer outro lugar.

11 Projeção de Mercator -Projeção conforme, pois não deforma os ângulos. Foi idealizada no século XVI. -As áreas do hemisfério norte ficam muito ampliadas, principalmente a Europa. -Reflete a hegemonia econômica e política exercida pelos europeus na época. -Expressa a visão de mundo dos países desenvolvidos. -Europocentrismo. -Eurocentrismo

12

13 Projeção de Peters -Projeção cilíndrica e equivalente, idealizada em Para conseguir a equivalência foi preciso sacrificar as formas. -África e América do Sul estão alongadas. -Expressa a visão de mundo dos países subdesenvolvidos. -Visão Terceiro-mundista.

14

15 Projeção de Aitoff -Projeção equivalente, conserva a equivalência da área representada em detrimento da forma. -Tem formato elíptico e é muito utilizada na confecção de planisférios. -A América ocupa o centro do planisfério.

16

17 Projeção de Goode -Projeção interrompida de Goode -Tem a finalidade de mostrar a equivalência das massas continentais e oceânicas. -Por isso, elas estão interrompidas ou descontínuas.

18

19 Anamorfoses -Para converter números e estatísticas em mapas. -As áreas de um país ou continente assumem o tamanho proporcional ao dado que se quer demonstrar.

20

21 Conceitos Diversos -Projeções que não obedecem a nenhum dos princípios de eqüidistância, conformidade e equivalência são chamados de ortófonas ou afiláticas. -A projeção de Goode, também conhecida como Projeção interrompida ou descontínua de Goode apresenta dois tipos de projeção: Continental e Oceânica.

22 Tecnologias Modernas Aplicadas à Cartografia

23 As novas tecnologias da informação (satélites, computação, telecomunicações) têm possibilitado a utilização de novas técnicas de coleta e processamento de dados do espaço geográfico, abrindo novos caminhos para a cartografia. As novas tecnologias da informação (satélites, computação, telecomunicações) têm possibilitado a utilização de novas técnicas de coleta e processamento de dados do espaço geográfico, abrindo novos caminhos para a cartografia. Vamos analisar alguns deles. Vamos analisar alguns deles.

24 Sensoriamento Remoto É o conjunto de técnicas de captação e registro de imagens a distância por meio de diferentes sensores, como equipamentos fotográficos, scanners de satélites e radares. É o conjunto de técnicas de captação e registro de imagens a distância por meio de diferentes sensores, como equipamentos fotográficos, scanners de satélites e radares. Inicialmente era conhecido como aerofotogrametria, que consistia em captar imagens da superfície terrestre com equipamentos fotográficos especiais acoplados no piso de um avião. Inicialmente era conhecido como aerofotogrametria, que consistia em captar imagens da superfície terrestre com equipamentos fotográficos especiais acoplados no piso de um avião.

25 A partir de 1957, com o lançamento pela extinta União Soviética, do satélite artificial Sputnik, abriram-se novos horizontes para a observação e mapeamento do planeta. A partir de 1957, com o lançamento pela extinta União Soviética, do satélite artificial Sputnik, abriram-se novos horizontes para a observação e mapeamento do planeta. Em 1972 os Estados Unidos lançaram o primeiro satélite de observação da Terra, conhecido como Landsat. Em 1972 os Estados Unidos lançaram o primeiro satélite de observação da Terra, conhecido como Landsat. Atualmente estão em operação os satélites da Landsat, séries 5 e 7. Atualmente estão em operação os satélites da Landsat, séries 5 e 7.

26 Além dos satélites da Landsat, há vários outros na órbita da Terra: Além dos satélites da Landsat, há vários outros na órbita da Terra: - Spot – França. - Spot – França. - ERS – União Européia. - ERS – União Européia. - CBERS – China e Brasil. (lançado em ) - CBERS – China e Brasil. (lançado em ) As imagens feitas pelos satélites, são convertidas em dados numéricos e enviadas à uma estação terrestre, onde são processadas por computadores. As imagens feitas pelos satélites, são convertidas em dados numéricos e enviadas à uma estação terrestre, onde são processadas por computadores.

27 Sistema de Posicionamento Global (GPS) Foi desenvolvido no contexto da Guerra Fria. Foi desenvolvido no contexto da Guerra Fria. Foi projetado para localizar com precisão um objeto ou pessoa. Foi projetado para localizar com precisão um objeto ou pessoa. O GPS foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos EUA. O GPS foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos EUA. Atualmente esse sistema é composto por 24 satélites (21 em operação e 3 na reserva). Atualmente esse sistema é composto por 24 satélites (21 em operação e 3 na reserva).

28 Utilizando o GPS um agricultor pode distribuir a quantidade ideal de adubo em cada pedaço da área cultivada, o que proporciona eficácia e economia. Alguns carros de luxo já saem da fábrica equipados com um computador de bordo conectado ao sistema GPS. Nos últimos anos o governo brasileiro Vêm utilizando o sistema GPS para identificar com precisão os limites das fazendas improdutivas a serem desapropriadas para a reforma agrária.

29 Outros Sistemas Similares Existem atualmente dois sistemas efetivos de posicionamento por satélite: Existem atualmente dois sistemas efetivos de posicionamento por satélite: GPS – AmericanoGPS – Americano Glonass – Russo.Glonass – Russo. Existem ainda dois sistemas em fase de implantação: Galileo – União Européia.Galileo – União Européia. Compass – China.Compass – China.

30 Sistema de Informação Geográfica (SIG) São o resultado da utilização conjunta de mapas digitais e de bancos de dados informatizados. São o resultado da utilização conjunta de mapas digitais e de bancos de dados informatizados. Esse sistemas permitem coletar, armazenar, processar, recuperar, correlacionar e analisar diversas informações sobre o espaço geográfico. Esse sistemas permitem coletar, armazenar, processar, recuperar, correlacionar e analisar diversas informações sobre o espaço geográfico.


Carregar ppt "Projeções Cartográficas. PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Do ponto de vista cartográfico, trata-se da transferência de um ponto da superfície terrestre para uma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google