A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cartografia É a arte ou ciência de levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza. É a arte ou ciência de levantamento, construção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cartografia É a arte ou ciência de levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza. É a arte ou ciência de levantamento, construção."— Transcrição da apresentação:

1 Cartografia É a arte ou ciência de levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza. É a arte ou ciência de levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza. O mapa mais antigo data de a.C., tendo sido encontrado na antiga Mesopotâmia, hoje o Iraque. Este mapa ficou conhecido como mapa de Ga-Sur. O mapa mais antigo data de a.C., tendo sido encontrado na antiga Mesopotâmia, hoje o Iraque. Este mapa ficou conhecido como mapa de Ga-Sur. Anaximandro (610 a.C.-574 a.C.) é considerado o primeiro cartógrafo. Sendo que seu mapa a Terra estava sem referências (forma e localização). Anaximandro (610 a.C.-574 a.C.) é considerado o primeiro cartógrafo. Sendo que seu mapa a Terra estava sem referências (forma e localização).

2 Mapa em argila da cidade de Ga-Sur

3 Representações cartográficas Atlas: conjunto de mapas em um volume Atlas: conjunto de mapas em um volume Globo: forma esférica de representação da Terra. Globo: forma esférica de representação da Terra. Globo terrestreatlas

4 Representações cartográficas Mapas: apresentam escalas pequenas Mapas: apresentam escalas pequenas Cartas: escala bem maior (média a grande), apresenta muitos detalhes. Cartas: escala bem maior (média a grande), apresenta muitos detalhes. Carta topográficamapa

5 Representações cartográficas Plantas: escala muito grande (tamanho muito próximo do real). Plantas: escala muito grande (tamanho muito próximo do real). Planta (arquitetônica)

6 Projeções cartográficas A forma como projetamos a rede de paralelos e meridianos de um mapa constitui o que chamamos projeção cartográfica. Sua aplicação envolve conceitos matemáticos e geométricos. A forma como projetamos a rede de paralelos e meridianos de um mapa constitui o que chamamos projeção cartográfica. Sua aplicação envolve conceitos matemáticos e geométricos. Por melhor que seja a projeção cartográfica, sempre haverá distorções em relação a distância, a forma e os ângulos. Por melhor que seja a projeção cartográfica, sempre haverá distorções em relação a distância, a forma e os ângulos.

7 Projeções cartográficas Equidistantes: matem as distâncias lineares, ou seja, tem as distancias reais Equidistantes: matem as distâncias lineares, ou seja, tem as distancias reais Conformes: conserva as formas terrestres, ou seja, dos continentes Conformes: conserva as formas terrestres, ou seja, dos continentes Equivalentes: mantêm as áreas no mesmo valor das áreas reais Equivalentes: mantêm as áreas no mesmo valor das áreas reais

8 Projeções cartográficas De acordo com a natureza da projeção classifica-se os mapas em três tipos: De acordo com a natureza da projeção classifica-se os mapas em três tipos: Projeção cilíndrica Projeção cilíndrica Cônica Cônica Azimutal (plana) Azimutal (plana)

9

10 Projeção cilíndrica Muito usado para representar planisférios, os paralelos e meridianos são projetados sobre um cilindro, que é depois planificado. Muito usado para representar planisférios, os paralelos e meridianos são projetados sobre um cilindro, que é depois planificado. Os paralelos e meridianos são retos e formam ângulos retos. Os paralelos e meridianos são retos e formam ângulos retos.

11 Ângulo reto

12 Projeção cônica A Terra é projetada em cone tangente, que depois é planificado. A Terra é projetada em cone tangente, que depois é planificado. Usado principalmente para representação de latitudes médias. Usado principalmente para representação de latitudes médias. Apresentam maior distorções na base e no vértice do cone. Apresentam maior distorções na base e no vértice do cone. Conhecida como casca de sorvete Conhecida como casca de sorvete

13 Maior distorção

14 Projeção Azimutal (plana) Também chamada de projeção plana, esta projeção é elaborada a partir de um ponto (tangente) da esfera terrestre. Também chamada de projeção plana, esta projeção é elaborada a partir de um ponto (tangente) da esfera terrestre. Símbolo da ONU Símbolo da ONUSubtipos: Oblíqua: qualquer ponto Oblíqua: qualquer ponto Polar: centrada no pólos Polar: centrada no pólos Equatorial: centrada no equador Equatorial: centrada no equador

15

16 Oblíquo Polar Equatorial

17

18 Projeção de Goode

19

20

21

22

23 MERCATOR X PETERS DIFERENTES VISÕES DO MUNDO São os mapas-múndi mais usados. São os mapas-múndi mais usados. Ambos feitos a partir de projeções cilíndricas. Ambos feitos a partir de projeções cilíndricas. MERCATOR (1569) PETERS (1973) MERCATOR (1569) PETERS (1973)

24 PROJEÇÃO DE MERCATOR Excelente para a navegação. É uma cilíndrica conforme. Perfeita nos ângulos e formas. Distorcido nas áreas, com as terras próximas ao Pólos (elevadas latitudes) desproporcionalmente maiores. Coloca a Europa no centro do mapa (Eurocentrismo).

25 PROJEÇÃO DE PETERS Cilíndrica equivalente. Cilíndrica equivalente. Perfeito nas áreas (o tamanho de cada nação ou continente) Distorcido nos ângulos e formas África no centro Propostas de Peters: 1. Valorização do mundo subdesenvolvido, mostrando sua área real. 2. Ressaltar a idéia que por trás de cada mapa, sempre existe um conteúdo Político-Ideológico.

26 ANAMORFOSES São mapas esquemáticos, sem escala cartográfica. São representações em que as áreas sofrem deformações matematicamente calculadas, tornando-se diretamente proporcionais a um determinado critério que se está considerando. Vejamos exemplos:

27 PAÍSES: INVESTIMENTOS EM PESQUISA EM 2000

28 PIB DAS UFs EM 1990

29 POTENCIAL DE BIODIVERSIDADE BRASIL PERU COLÔMBIA BOLIVIA CONGO INDONÉSIA

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41 CURVAS DE NÍVEL OU ISOÍPSAS

42

43


Carregar ppt "Cartografia É a arte ou ciência de levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza. É a arte ou ciência de levantamento, construção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google