A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os mapas existem para registrar áreas, demarcações, territórios... é uma forma de se ver em escala reduzida o que existe na natureza de uma região ou país.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os mapas existem para registrar áreas, demarcações, territórios... é uma forma de se ver em escala reduzida o que existe na natureza de uma região ou país."— Transcrição da apresentação:

1 Os mapas existem para registrar áreas, demarcações, territórios... é uma forma de se ver em escala reduzida o que existe na natureza de uma região ou país. Para atender às necessidades das sociedades, os mapas evoluíram contando com progressivos avanços tecnológicos que favorecem a precisão das informações.

2 A primeira projeção cartográfica considerada moderna foi de Mercator, feita no séc XVI. Mas, como toda projeção cartográfica, a de Mercator possui uma distorção, só que nos pólos. Devido à forma como são representados, os continentes afastados da linha do Equador (Europa, Canadá, Groenlândia, etc.) ficam maiores do que são na realidade. Um exemplo comum utilizado, é a Groenlândia que, na Projeção de Mercator aparece maior que a América do Sul, quando, na verdade, a América do Sul é bem maior.

3 Projeção de Mercator(CILÍNDRICA)

4 PROJEÇÃO DE PETERS É um mapa engraçado: parece que os países foram esticados como se fossem de borracha! Criada em 1952 por um historiador alemão, essa projeção foi publicada pela primeira vez somente em Nesse mapa, que também segue uma projeção cilíndrica, regiões como a América do Sul, África e Oceania apresentam uma área maior do que nas outras projeções.

5 Sabe o motivo da distorção ? Porque muita gente acha que a maior parte das projeções dão um jeitinho para colocar com mais destaque a Europa e os Estados Unidos _ justamente a área mais rica e poderosa do planeta...

6 Projeção azimutal Observando o símbolo da ONU vemos que é uma projeção azimutal, cujo centro escolhido foi um ponto no Pólo Norte, um local neutro e que permite a visualização de todos os contingentes. O resultado era um questionamento quanto a neutralidade do símbolo, que destaca próximo ao centro os países: EUA, Reino Unido, França, Rússia e a China. Exatamente os membros o conselho da ONU que são representados com maior exatidão e destaque. Já os países periféricos são representados exatamente nas áreas mais periféricas da projeção, sofrendo maior distorção.

7 Símbolo da ONU= projeção azimutal

8 Ficando a pergunta, sem resposta, o símbolo realmente foi feito para representar a união entre as nações ou para reproduz a hierarquia de poder na ONU e a divisão internacional do trabalho.Onde o Norte (países centrais) desenvolvido ditam as regras e os países do Sul(Periféricos) acatam.

9 A projeção é feita como se um cone envolvesse o planeta, copiando a imagem da resultante da superfície, para depois planificá-la. Maior a latitude menor a distorção

10 escalas

11 Anamorfose indicando o PIB das nações:

12 Anamorfose indicando os investimentos em pesquisa de acordo com cada país:

13

14 Anamorfose do mundo segundo os EUA

15 Tecnologia e cartografia

16 Avanço da agropecuária em Rondônia

17 Satélites são capazes de mostrar a movimentação de nuvens, além da temperatura, vapor dágua e umidade.

18 Foto de satélite:Europa a noite

19

20

21

22 A noite chegando...

23

24


Carregar ppt "Os mapas existem para registrar áreas, demarcações, territórios... é uma forma de se ver em escala reduzida o que existe na natureza de uma região ou país."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google