A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cartografia. Referências Direção (N,S,L,O) Coordenadas geográficas Latitude e Longitude Paralelos e Meridianos Escalas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cartografia. Referências Direção (N,S,L,O) Coordenadas geográficas Latitude e Longitude Paralelos e Meridianos Escalas."— Transcrição da apresentação:

1 Cartografia

2 Referências Direção (N,S,L,O) Coordenadas geográficas Latitude e Longitude Paralelos e Meridianos Escalas

3 Latitude - Direção Norte-Sul - Distância de um lugar em relação ao Equador, medida em graus - Varia entre 0 e 90 graus N ou S

4 Longitude -Direção Leste-Oeste -Distância de um lugar em relação ao meridiano de Greenwich, medida em graus. - Varia entre 0 e 180 graus L ou O

5 Paralelos e meridianos São linhas imaginárias que cruzam o planeta. No entanto, são baseadas em fenômenos astronômicos reais. Mais especificamente, nos movimentos da Terra e na relação que a superfície do planeta estabelece com os astros a partir destes movimentos. Os movimentos da Terra são: Rotação: em torno do próprio eixo, com duração aproximada de 24 horas. Translação: em torno do Sol, com duração aproximada de 365 dias e 6 horas.

6 Movimentos da Terra

7 Meridianos e Paralelos Paralelos: circunferências paralelas ao Equador. Ligam os pontos da superfície terrestre que têm a mesma relação com o Sol ao longo do ano. Existem 5 especiais: Equador, Trópico de Capricórnio, Trópico de Câncer, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico. Meridianos: Arcos que ligam o Pólo Norte ao Pólo Sul. Os pontos que os Formam têm a mesma relação com o Sol ao longo do dia. Têm o meio-dia solar no mesmo instante.

8 Paralelos especiais

9 São definidos de acordo com quatro dias especiais do movimento de translação e pelo fato de o eixo de rotação ser inclinado: Solstícios: dia em que o Sol está incidindo perpendicularmente em um dos Trópicos e está tangenciando os círculos polares. (Tente visualizar estes dois fenômenos na figura do próximo slide). Equinócio: dia em que o Sol está incidindo perpendicularmente no Equador.

10 Solstício

11 Solstícios e Equinócios

12 Inclinação do eixo de rotação

13 Solstícios e equinócios: consequências Equinócios: o dia e a noite têm a mesma duração no mundo todo. Os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de energia solar. Marcam a entrada do Outono em um hemisfério e da Primavera no outro. Solstícios: apresentam a maior diferença de iluminação entre os dois hemisférios e de duração entre dias e noites nas áreas distantes do Equador. Marcam a entrada do Verão em um hemisfério e do Inverno no outro.

14 Períodos claros e escuros segundo a latitude

15 Meridianos

16 Fusos horários

17

18 Fusos horários do Brasil

19 Projeções Transposição da elipsóide para a superfície plana

20 Projeções

21 Projeção Cilíndrica

22 Cilíndrica de Mercator (conforme)

23 Cilíndrica de Peters (equivalente)

24 Projeção Cônica

25 Projeção Azimutal

26 Projeção mista de Robinson


Carregar ppt "Cartografia. Referências Direção (N,S,L,O) Coordenadas geográficas Latitude e Longitude Paralelos e Meridianos Escalas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google