A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÃO:. ORIENTAÇÃO: Significa determinarmos a nossa posição em relação aos pontos: Significa determinarmos a nossa posição em relação aos pontos:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÃO:. ORIENTAÇÃO: Significa determinarmos a nossa posição em relação aos pontos: Significa determinarmos a nossa posição em relação aos pontos:"— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÃO:

2 ORIENTAÇÃO: Significa determinarmos a nossa posição em relação aos pontos: Significa determinarmos a nossa posição em relação aos pontos: Cardeais; Cardeais; Colaterais; e Colaterais; e Subcolaterais. Subcolaterais.

3 Qual a importância de uma pessoa orientada no espaço? Saber onde está e qual o rumo a seguir. Saber onde está e qual o rumo a seguir. Prestar informações a outras pessoas sobre sua posição na superfície da Terra. Prestar informações a outras pessoas sobre sua posição na superfície da Terra.

4 A ROSA-DOS-VENTOS

5 Meios de orientação naturais: Hemisfério Norte – Estrela Polar; Hemisfério Norte – Estrela Polar; Hemisfério Sul - Cruzeiro do Sul. Hemisfério Sul - Cruzeiro do Sul.

6 Meios de orientação artificiais: Bússola – indica o norte magnético da Terra (1400 km ao sul do norte geográfico); Bússola – indica o norte magnético da Terra (1400 km ao sul do norte geográfico); Rádio e radares – são instrumentos usados na navegação; Rádio e radares – são instrumentos usados na navegação; Global Positioning System (GPS): sistema eletrônico que se apóia nos satélites artificiais. Usa latitude e longitude (graus, minutos e segundos). (° / / ) Global Positioning System (GPS): sistema eletrônico que se apóia nos satélites artificiais. Usa latitude e longitude (graus, minutos e segundos). (° / / ) Este assunto será tratado com mais detalhe na próxima aula. Este assunto será tratado com mais detalhe na próxima aula.

7 Meios de orientação: BÚSSOLA

8 Meios de orientação: GPS

9 Os movimentos da Terra (translação – conseqüências): As estações do ano (365d, 5h e 48seg.); As estações do ano (365d, 5h e 48seg.); Desigual distribuição de luz e calor; Desigual distribuição de luz e calor; Sucessões dos solstícios e equinócios. Sucessões dos solstícios e equinócios.

10 TRANSLAÇÃO:

11 Os movimentos da Terra (rotação – conseqüências): Os dias e as noites (23h, 56 e 4 – dia sideral e 24h dia solar); Os dias e as noites (23h, 56 e 4 – dia sideral e 24h dia solar); Abaulamento da Terra no Equador; Abaulamento da Terra no Equador; Achatamento polar; Achatamento polar; Circulação atmosférica; Circulação atmosférica; Correntes marítimas; Correntes marítimas; Nível do mar mais elevado no leste; Nível do mar mais elevado no leste; Desvio dos corpos em queda livre para o leste (o movimento é na direção W-L); Desvio dos corpos em queda livre para o leste (o movimento é na direção W-L); Fusos horários. Fusos horários.

12 Sentido do movimento da Terra

13 RESPONDA: Quais são os meios de orientação naturais? Quais são os meios de orientação naturais? Quais são as conseqüências do movimento de translação? Quais são as conseqüências do movimento de translação? Quais são as conseqüências do movimento de rotação? Quais são as conseqüências do movimento de rotação?


Carregar ppt "ORIENTAÇÃO:. ORIENTAÇÃO: Significa determinarmos a nossa posição em relação aos pontos: Significa determinarmos a nossa posição em relação aos pontos:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google