A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Planeta Terra As estações do ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Planeta Terra As estações do ano."— Transcrição da apresentação:

1 O Planeta Terra As estações do ano

2 Manual - As estações do ano
No outono, as folhas de muitas árvores ficam amarelas e acabam por cair. Na primavera, as folhas de muitas árvores tornam a rebentar e a crescer.

3 Na primavera e no verão:
Manual - As estações do ano as noites são longas e os dias são curtos; as temperaturas são, em geral baixas; o Sol encontra-se mais perto do horizonte. No outono e inverno: as noites são curtas e os dias são longos; as temperaturas são, em geral, elevadas; o Sol encontra-se mais afastado do horizonte. Na primavera e no verão:

4 Estas mudanças devem-se ao efeito conjunto do:
Manual - As estações do ano movimento de translação da Terra à volta do Sol e à inclinação do eixo de rotação da Terra relativamente ao plano da sua órbita em torno do Sol. Estas mudanças devem-se ao efeito conjunto do:

5 Manual - Inclinação do eixo de rotação da Terra
O eixo de rotação da Terra tem uma inclinação de cerca de 23º relativamente à perpendicular ao plano da sua órbita em torno do Sol.

6 Manual - Duração do dia e da noite ao longo do ano
Em junho, entre o fim da primavera e o início do verão, o Polo Norte encontra-se voltado para o lado do Sol devido à inclinação do eixo de rotação da Terra. Para um observador, no equador, a noite tem a mesma duração que o dia; Para um observador, localizado perto do Polo Norte, é sempre dia. Para um observador localizado entre o equador e o Polo Norte, que poderia estar em Portugal, a duração do dia é maior do que a duração da noite.

7 Manual - Duração do dia e da noite ao longo do ano
Em dezembro, entre o fim do outono o início inverno, o Polo Sul encontra-se voltado para o lado do Sol devido à inclinação do eixo de rotação da Terra. Para um observador, no equador, a noite tem a mesma duração que o dia; Para um observador, localizado perto do Polo Norte, é sempre noite. Para um observador localizado entre o equador e o Polo Norte, que poderia estar em Portugal, a duração do dia é menor do que a duração da noite.

8 Manual - Duração do dia e da noite ao longo do ano
No gráfico podes ver a duração dos dias e das noites ao longo do ano em Portugal. O movimento de translação da Terra e a inclinação do seu eixo de rotação têm consequências na duração dos dias e das noites ao longo do ano e dão origem às estações do ano.

9 Manual - Estações do ano, solstícios e equinócios
No dia mais curto do ano, dia em que acaba o outono e começa o inverno, ocorre o designado solstício de inverno. Depois do solstício de inverno, os dias tornam-se cada vez maiores, mas sempre com menor duração do que as noites.

10 Manual - Estações do ano, solstícios e equinócios
No dia em que acaba o inverno e começa a primavera, ocorre o designado equinócio da primavera, em que a duração do dia é exatamente igual à duração da noite. Depois do equinócio da primavera, os dias são maiores do que as noites e tornam- -se cada vez maiores até chegar o verão

11 Manual - Estações do ano, solstícios e equinócios
No dia em que acaba a primavera e começa o verão, ocorre o designado solstício de verão, que assinala o dia mais longo do ano. Depois do solstício de verão, os dias tornam-se cada vez mais pequenos, mas sempre maiores do que as noites.

12 Manual - Estações do ano, solstícios e equinócios
No dia em que acaba o verão e começa o outono, ocorre o designado equinócio do outono, em que a duração do dia é exatamente igual à duração da noite Depois do equinócio do outono, a duração do dia continua a diminuir até chegar o inverno, que tem início, como já sabes, no solstício de inverno.

13 Manual - Altura do Sol ao longo do ano
Na figura podes ver a inclinação dos raios solares relativamente à perpendicular à superfície da Terra na região oeste da Península Ibérica, em junho e em dezembro.

14 Manual - Altura do Sol ao longo do ano
Em Junho, no hemisfério norte, o Sol encontra-se bastante acima do horizonte. A altura do Sol é elevada. Em dezembro, no hemisfério norte, o Sol encontra-se mais perto do horizonte. A altura do Sol é baixa.

15 Manual - Altura do Sol ao longo do ano
Na figura podes ver como é que a luz do Sol se distribui na região oeste da Península Ibérica, em junho e em dezembro.

16 Manual - Síntese de conteúdos
O movimento de translação da Terra e a inclinação do seu eixo de rotação têm consequências na duração dos dias e das noites ao longo do ano e dão origem às estações do ano. No hemisfério norte, o solstício de inverno ocorre em dezembro e assinala o dia mais curto do ano. O solstício de verão ocorre em junho e assinala o dia mais longo do ano.

17 Manual - Síntese de conteúdos
No hemisfério norte, o equinócio da primavera ocorre em março e o equinócio do outono ocorre em setembro. Nos equinócios o dia e a noite tem a mesma duração. Durante o outono e o inverno, a duração da noite é maior do que a do dia, o Sol encontra-se mais baixo no céu e a temperatura é, em geral, baixa. Durante a primavera e o verão, a duração do dia é maior do que a noite, o Sol encontra-se mais alto no céu e a temperatura é, em geral, elevada.


Carregar ppt "O Planeta Terra As estações do ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google