A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Publicado sob uma Licença Creative Commons Aceite para publicação em 31 de Janeiro de 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Publicado sob uma Licença Creative Commons Aceite para publicação em 31 de Janeiro de 2011."— Transcrição da apresentação:

1

2 Publicado sob uma Licença Creative Commons Aceite para publicação em 31 de Janeiro de 2011.

3 O PLANETA TERRA CFQ 7º ano – 2010 /2011

4 Nesta Unidade vamos abordar… Os movimentos da Terra e suas consequências Os movimentos da Terra e suas consequências (ROTAÇÃO e TRANSLAÇÃO) As fases da Lua As fases da Lua Os eclipses do Sol e da Lua Os eclipses do Sol e da Lua

5 Movimento de Rotação INCLINAÇÃO DO EIXO DA TERRA

6 Movimento de Rotação Movimento que a Terra executa sobre si própria, em torno do eixo imaginário. Movimento que a Terra executa sobre si própria, em torno do eixo imaginário. Tem uma duração de 24 horas. Tem uma duração de 24 horas. Sucessão dos dias e das noites. Sucessão dos dias e das noites. Consequências Consequências Movimento aparente do Sol. Movimento aparente do Sol.

7 Movimento de Translação

8 Movimento executado pela Terra em volta do Sol. Movimento executado pela Terra em volta do Sol. Tem uma duração de 365 dias e 6 horas, ( de 4 em 4 anos temos mais um dia ano bissexto). Tem uma duração de 365 dias e 6 horas, ( de 4 em 4 anos temos mais um dia ano bissexto). Desigualdade dos dias e noites. Desigualdade dos dias e noites. Consequências Consequências Estações do ano. Estações do ano.

9 Estações do Ano

10 Equinócio / Solstício

11 Estações do Ano PRIMAVERA – 21 de Março – Equinócio de Março PRIMAVERA – 21 de Março – Equinócio de Março VERÃO – 21 de Junho – Solstício de Junho VERÃO – 21 de Junho – Solstício de Junho OUTONO – 23 de Setembro – Equinócio de Setembro OUTONO – 23 de Setembro – Equinócio de Setembro INVERNO – 22 de Dezembro – Solstício de Dezembro INVERNO – 22 de Dezembro – Solstício de Dezembro No Hemisfério Norte

12 Estações do Ano

13 Fases da Lua As fases da Lua são consequência do movimento de translação à volta da Terra e de rotação, em torno de si própria, no mesmo sentido (directo), demorando 27 dias e 7 horas. As fases da Lua são consequência do movimento de translação à volta da Terra e de rotação, em torno de si própria, no mesmo sentido (directo), demorando 27 dias e 7 horas.

14

15 Fases da Lua

16 Lua Nova quando a Lua está entre o Sol e a Terra, ela fica parcial, ou totalmente, invisível para nós. quando a Lua está entre o Sol e a Terra, ela fica parcial, ou totalmente, invisível para nós.

17 Quarto Crescente é o rebordo do lado direito da Lua. Aparece cerca de três dias após a Lua Nova. é o rebordo do lado direito da Lua. Aparece cerca de três dias após a Lua Nova.

18 Lua Cheia parece perfeitamente redonda porque podemos ver um lado inteiro dela, iluminado pela luz solar.

19 Quarto Minguante aparece quando só metade da Lua é visível, cerca de uma semana após a Lua Cheia.

20 A órbita da Terra em torno do Sol, e a órbita da Lua em torno da Terra, não estão no mesmo plano pois, caso contrário, ocorreria um eclipse da Lua a cada Lua Cheia, e um eclipse do Sol a cada Lua Nova.Lua Cheia O plano da órbita da Lua está inclinado 5,2 ° em relação ao plano da órbita da Terra. Portanto só ocorrem eclipses quando a Lua está na fase de Lua Cheia ou Nova, e quando o Sol está sobre a linha dos nodos, que é a linha de intersecção do plano da órbita da Terra em torno do Sol com o plano da órbita da Lua em torno da Terra. fase

21 ECLIPSE DO SOL

22 Quando há um Eclipse do Sol? Há um eclipse do Sol quando a Lua está entre o Sol e a Terra e a sua sombra ou a sua penumbra atingem uma zona da Terra. Há um eclipse do Sol quando a Lua está entre o Sol e a Terra e a sua sombra ou a sua penumbra atingem uma zona da Terra. Os eclipses solares só ocorrem em fase de Lua nova, quando a Lua cobre total ou parcialmente o Sol. Os eclipses solares só ocorrem em fase de Lua nova, quando a Lua cobre total ou parcialmente o Sol.

23 Eclipse do Sol 1 – Eclipse Total do Sol 2 – Eclipse Parcial do Sol Ocorre: Um eclipse solar total para uma região da Terra que esteja no cone da sombra da Lua; Um eclipse solar parcial para uma região da Terra que esteja na zona de penumbra;

24 Sombra do sol projectada na Terra durante um eclipse Eclipse solar na Antártida Eclipse solar na Turquia Imagens reais de eclipses solares:

25 Mas como é que a Lua, muito menor do que o Sol, pode encobri-lo? Do mesmo modo que se estivermos a olhar para um prédio e colocarmos uma moeda em frente aos nossos olhos a uma pequena distância, também deixaremos de ver o prédio. Mas se afastarmos a moeda já veremos o prédio. Do mesmo modo que se estivermos a olhar para um prédio e colocarmos uma moeda em frente aos nossos olhos a uma pequena distância, também deixaremos de ver o prédio. Mas se afastarmos a moeda já veremos o prédio.

26 ECLIPSE DA LUA

27 Um eclipse lunar acontece quando a Lua passa na sombra da Terra. Eclipse total – Quando a lua fica completamente ocultada pela sombra da Terra. Eclipse parcial – Quando só uma parte da lua fica ocultada pela sombra da Terra.

28 Eclipse da Lua 1 – Eclipse Total da Lua 2 – Eclipse Parcial da Lua 3 – Eclipse Penumbral da Lua

29 Imagens reais de um eclipse da Lua

30 Autor: Fernando Alfacinha Duarte EB23 Bairro Padre Cruz Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Partilha nos termos da mesma Licença 3.0 Unported. Para ver uma cópia desta licença, visite ou envie uma carta para Creative Commons, 171 Second Street, Suite 300, San Francisco, California 94105, USA


Carregar ppt "Publicado sob uma Licença Creative Commons Aceite para publicação em 31 de Janeiro de 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google