A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV

2 HEMISFÉRIOS DA TERRA -Para fins didáticos, a Terra foi dividida em linhas imaginárias. -A linha central horizontal que divide a Terra ao meio é chamada de Equador e dá origem ao Hemisfério Norte (acima) e Hemisfério Sul (abaixo).

3 Equador Hemisfério Norte Hemisfério Sul

4 Da linha do Equador podemos traçar outras linhas paralelas, denominadas PARALELOS. Equador Trópico de Câncer Trópico de Capricórnio Círculo Polar Antártico Círculo Polar Ártico UBATUBA

5 - A Terra também é segmentada verticalmente por linhas denominadas MERIDIANOS. O principal meridiano é o de Greenwich, e divide e Terra em Hemisfério Ocidental e Hemisfério Oriental.

6 PARALELOS E MERIDIANOS

7 Paralelos e meridianos em conjunto auxiliam na localização de objetos no globo terrestre, como navios e aviões por meio do GPS (sistema de posicionamento global).

8 Rotação: é aquele no qual um corpo gira em torno de si mesmo, fundamentado em um eixo imaginário, que se estende do pólo Norte ao pólo Sul. -O tempo que a Terra usa para dar a volta em torno de si mesma equivale a duração de 1 dia, ou seja, 24 horas. -É responsável pela variação do dia-noite. MOVIMENTOS DO PLANETA TERRA

9

10

11

12 Translação: é o movimento giratório que a Terra faz em torno do Sol, no sentido contrário aos ponteiros de um relógio. -A Terra leva 365 dias e 6 horas para completar uma volta em torno do Sol. - Essas 6 horas somadas durante 4 anos, gera um dia, resultando no ano bissexto, com 366 dias, acrescentado no mês de fevereiro.

13 Trajetória quase elíptica

14

15

16 As estações do ano se originam de 2 fatores: a)A inclinação do eixo da Terra. b)Os movimentos realizados pelo planeta. Durante a sua trajetória em relação ao Sol, ocupa diferentes posições e a posição do eixo permite que os raios solares incidem em diferentes posições do planeta. ESTAÇÕES DO ANO

17

18 -Há duas posições ocupadas pela Terra em diferentes épocas. -Uma deixa metade do hemisfério Norte iluminada e metade escura. -O mesmo ocorrendo com o hemisfério Sul. Essas posições representam os equinócios. -Podem ocorrer em março ou em setembro. Nesta época, os dias e as noites tem a mesma duração.

19 Dias e noites com mesma duração

20 -Há outras duas posições ocupadas pela Terra que faz com que parte dos hemisférios tenham uma porção mais iluminadas que outras. -Essas posições podem fazer com que os dias sejam mais longos que as noites ou vice-versa. - Essas posições representam os solstícios.

21 Maior parte iluminada Dia mais longo que a noite Noite mais longas que o dia

22 - A Lua (do latim luna) é o astro mais brilhante do céu noturno. -Foi definida como corpo iluminado pelo grego Aristóteles ( a.C). -O que o observador vê é a parte da Lua iluminada pelo Sol. -Foram desenvolvidas muitas crenças e superstições ao longo do tempo em relação a Lua (corte de cabelo, nascimento, lua cheia e lobisomem, etc.) AS FASES DA LUAS

23

24 A Lua apresenta 3 movimentos: a)ROTAÇÃO: em torno de si mesma. b)REVOLUÇÃO: em torno da Terra. c)TRANSLAÇÃO: em torno do Sol, acompanhando a Terra. - O tempo que a Lua demora para completar o seu movimento de rotação corresponde a 27 dias terrestres. - Cabe ressaltar que a trajetória que a Lua descreve em torno da Terra é quase circular e não coincide com o plano de órbita da Terra em torno do Sol.

25 -A medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, sua forma parece variar gradualmente é o que chamamos de fases da Lua. -O ciclo completo dura aproximadamente 29,5 dias e a cada noite vai mudando sua forma.

26 Observar imagens pág.52

27

28 -O termo eclipse é de origem grega (ékleipsis) e significa desmaio ou abandono e refere-se ao obscurecimento da luz quando se observa o Sol ou a Lua. -Eclipse Lunar (da Lua): Acontece quando no seu movimento de revolução, ocorre o alinhamento entre Sol, Terra e Lua. Nesta disposição a Lua mergulha em cone de sombra da Terra, ficando totalmente escura. ECLIPSES

29

30

31

32 - Eclipse solar (do Sol): Acontece quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, bloqueando a passagem dos raios solares, projetando sua sombra em uma região da Terra.

33

34

35

36 ATIVIDADES


Carregar ppt "Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google