A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Planeta Terras. TERRA O LOCAL QUE NOS FOI CEDIDO PARA HABITARMOS A terra é de formato aproximadamente esférico, ou seja, ligeiramente achatada nos pólos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Planeta Terras. TERRA O LOCAL QUE NOS FOI CEDIDO PARA HABITARMOS A terra é de formato aproximadamente esférico, ou seja, ligeiramente achatada nos pólos."— Transcrição da apresentação:

1 O Planeta Terras

2 TERRA O LOCAL QUE NOS FOI CEDIDO PARA HABITARMOS A terra é de formato aproximadamente esférico, ou seja, ligeiramente achatada nos pólos o formato é demoninado geóide. E seus diâmetros, equatorial e polar têm km e km, respectivamente.

3

4 A terra se desloca ao redor do sol – movimento de translação 365 dias e 6 horas (5h:48min) e em 366 dias uma vez a cada quatro anos (ano bixesto), a uma velocidade aproximada de 30 km/segundo, percorrendo no espaço de um ano, perto de 965 milhões de km.

5 Ela também gira ao redor de si mesma ou seja do seu eixo imaginário – movimento de rotação – 24 horas, cumprindo uma rotação por dia sobre o seu próprio eixo – eixo terrestre. O eixo terrestre está inclinado em relação ao plano do movimento da Terra em trono do sol.

6 Curiosidade No planeta terra encontramos as coordenadas geográficas: latitude e longitude. Que é o conjunto de linhas imaginaria (paralelo e meridiano), traçado sobre mapas e globos.

7

8 Paralelas: São linhas horizontais, a principal é a linha do Equador a qual divide a terra em dois hemisférios Norte e Sul.

9 Lembrando que os pontos cardeais são: Norte – N Sul – S Oeste – O ou W Leste – L ou E

10 Pois as linhas paralelas recebem graus que varia de 0º a 90º ao norte e de 0º a 90º ao sul esses graus recebem o nome de latitudes.

11 As principais linhas paralelas são: Círculo Polar Ártico – 66º 33- (latitude); Tropico de Câncer – 23º 27 (latitude); Linha do Equador – 0º (latitude); Tropico de Capricórnio – 23º 27 (latitude) Circulo Polar Antártico – 66º 33 (latitude)

12

13 Alem dessas linhas imaginaria principais encontramos outras entre elas que podem varia de 15º, 20º. Lembrando que a ultima linha deve ser de 90º de latitude n/s.

14 Meridianos São linhas verticais traçadas a partir do pólo Norte ao Pólo sul, esses meridianos podem variar de 0º a 180 º a Oeste e de 0º a 180° a Leste essas medidas em graus recebem o nome de longitudes.

15 O principal meridiano é o de Greenwich o qual é o ponde de partida para Oeste ou leste, por isso sua longitude e de 0º.

16 Sendo assim a partir dessas linhas imaginarias paralela e meridianos a terra recebe luz e calor de maneira diversificada, por essa razão costuma-se dividir a superfície terrestre em zonas climáticas:

17

18 Devido a inclinação do eixo e a forma da Terra, a luz e o calor do sol, não chega com a mesma intensidade em todos os lugares do planeta.

19 Próximo ao equador a intensidade do calor é mais elevada; Já nos pólos o calor é menor intensidade.

20 Em função das diferenças de intensidade de luz e calor que recebe do sol, a Terra é dividida em três zonas climáticas: Zona polar – Norte Zona Temperada – Norte Zona tropical – Norte Zona tropical - Sul Zona Temperada – Sul Zona Polar – Sul

21

22

23 A principal conseqüência do movimento de translação é a determinação das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Outono : De 21 de março a 21 de junho – No hemisfério Sul / hemisfério Norte (Primavera) Conhecido como o tempo da colheita. Os dias ficam mais curtos e mais frescos. As folhas e frutas, já estão bem maduras e começam a cair no chão. Os jardins e parques ficam, coberto de folhas de todos os tamanhos e cores.

24 Inverno: De 21 de junho a 23 de setembro - No hemisfério Sul / hemisfério norte (Verão). É a estação mais fria do ano. Os dias são curtos e por isso escurece mais cedo. No sul do Brasil é comum ver a neve cair, cobrindo o chão e as plantas. Já nas outras regiões como São Paulo e Rio de Janeiro, é a chuva quem dá o ar da sua graça. Como a temperatura cai nessa fase, às pessoas tendem a passar mais tempo dentro de casa, principalmente debaixo das cobertas!

25

26 Primavera: De 23 de setembro a 21 de dezembro. Hemisfério Sul / hemisfério Norte (Outono) Ah, essa é a estação mais florida do ano! Representa a época primeira, a estação que antecede o Verão. Com o fim do inverno, os voltam a ser mais longos e quentes. Este é o período em que os animais se reproduzem e constroem seus ninhos. Os insetos como as borboletas e abelhas, voam de flor em flor em busca néctar que as flores possuem. A temperatura não é tão baixa e nem tão alta fazendo da primavera uma época muito agradável.

27

28 Verão: De 21 de dezembro a 21 de março. Hemisfério sul / hemisfério norte (Inverno) É a estação mais quente do ano. Muito calor e dias bem longos. As temperaturas estão lá em cima. As árvores estão verdes e carregadas de frutas. Neste período a Terra recebe mais chuva por causa da vaporização das águas. O céu fica, ás vezes, fica nublado com pesadas nuvens que são o acúmulo de águas dos rios e dos mares transportadas para a atmosfera em forma de vapor. O verão é uma estação muito gostosa, com a chegada das férias e um clima de alegria no ar.

29

30


Carregar ppt "O Planeta Terras. TERRA O LOCAL QUE NOS FOI CEDIDO PARA HABITARMOS A terra é de formato aproximadamente esférico, ou seja, ligeiramente achatada nos pólos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google