A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 7 Orientação e localização na Terra. ORIENTAÇÃO Em geral, conhecemos bem o lugar onde moramos, sabemos como chegar à escola, à casa de um vizinho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 7 Orientação e localização na Terra. ORIENTAÇÃO Em geral, conhecemos bem o lugar onde moramos, sabemos como chegar à escola, à casa de um vizinho."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 7 Orientação e localização na Terra

2 ORIENTAÇÃO Em geral, conhecemos bem o lugar onde moramos, sabemos como chegar à escola, à casa de um vizinho ou de um amigo. Ou seja, sabemos que direção devemos seguir para is e voltar desses locais. Em geral, conhecemos bem o lugar onde moramos, sabemos como chegar à escola, à casa de um vizinho ou de um amigo. Ou seja, sabemos que direção devemos seguir para is e voltar desses locais. Mas o que aconteceria se estivéssemos em uma cidade desconhecida? Ou num deserto?ou num barco, em alto mar? Como poderíamos nos localizar? Mas o que aconteceria se estivéssemos em uma cidade desconhecida? Ou num deserto?ou num barco, em alto mar? Como poderíamos nos localizar?

3 Nesses casos podemos nos orientar das seguintes maneiras: Perguntando informações a alguém que conheça o lugar; Perguntando informações a alguém que conheça o lugar; Utilizando instrumentos como a bússola ou um GPS; Utilizando instrumentos como a bússola ou um GPS; Observando o movimento e a posição dos astros celestes. Observando o movimento e a posição dos astros celestes.

4 Orientação pelos astros: o SOL Um dos primeiros referenciais de orientação utilizados pelo homem. Um dos primeiros referenciais de orientação utilizados pelo homem. Costuma-se dizer que o Sol nasce a leste e se põe a oeste (afirmação errada – pois o Sol nunca nasce exatamente no mesmo lugar) Costuma-se dizer que o Sol nasce a leste e se põe a oeste (afirmação errada – pois o Sol nunca nasce exatamente no mesmo lugar) O leste e o oeste apontam para o lado do nascente e do poente (o Sol sempre nasce a leste do local que nos encontramos e se põe a oeste) O leste e o oeste apontam para o lado do nascente e do poente (o Sol sempre nasce a leste do local que nos encontramos e se põe a oeste)

5 ORIENTAÇÃO PELO SOL

6 OS MEIOS ARTIFICIAIS DE ORIENTAÇÃO BÚSSOLA BÚSSOLA GPS GPS

7 BÚSSOLA - Instrumento inventado pelos chineses, por volta do século XII. -Durante as Grandes Navegações ganhou maior importância. -Agulha imantada que aponta no sentido da orientação magnética da Terra (norte).

8 ROSA-DOS-VENTOS Pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste Pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste Pontos colaterais – localizados entre dois pontos cardeais – nordeste (NE), sudeste (SE), sudoeste (SO) e noroeste (NO) Pontos colaterais – localizados entre dois pontos cardeais – nordeste (NE), sudeste (SE), sudoeste (SO) e noroeste (NO)

9 GPS (GLOBAL POSITIONATING SYSTEM) SIG – Sistema de Posicionamento Global SIG – Sistema de Posicionamento Global Sofisticado aparato eletrônico, que baseado em rede de satélites, oferece localização instantânea através do sistema de coordenadas geográficas, em qualquer ponto da Terra, com precisão quase perfeita. Sofisticado aparato eletrônico, que baseado em rede de satélites, oferece localização instantânea através do sistema de coordenadas geográficas, em qualquer ponto da Terra, com precisão quase perfeita. Composto por diversos satélites distribuídos em órbita de forma que, em qualquer parte do mundo, sempre haja, no mínimo, 3 satélites para a localização de um ponto. Composto por diversos satélites distribuídos em órbita de forma que, em qualquer parte do mundo, sempre haja, no mínimo, 3 satélites para a localização de um ponto. Criado e controlado pelo sistema de defesa dos EUA. Criado e controlado pelo sistema de defesa dos EUA.

10 GPS

11 COMO SE LOCALIZAR NA SUPERFÍCIE TERRESTRE? Para localizar com exatidão continentes, países, cidades, ilhas ou qualquer ponto sobre a face da Terra, o ser humano criou os paralelos e as latitudes, assim como os meridianos e as longitudes terrestres. Para localizar com exatidão continentes, países, cidades, ilhas ou qualquer ponto sobre a face da Terra, o ser humano criou os paralelos e as latitudes, assim como os meridianos e as longitudes terrestres. Conhecendo a latitude e a longitude de um lugar é possível determinar suas coordenadas geográficas. Conhecendo a latitude e a longitude de um lugar é possível determinar suas coordenadas geográficas.

12 PARALELOS Linhas imaginárias horizontais traçadas paralelamente a linha do Equador. Linhas imaginárias horizontais traçadas paralelamente a linha do Equador. Equador 0° : divide o planeta em dois hemisférios: Norte e Sul. Equador 0° : divide o planeta em dois hemisférios: Norte e Sul.

13 LATITUDE Medida angular em graus, minutos e segundos de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador. Medida angular em graus, minutos e segundos de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador. Varia de 0° a 90° para o norte ou para o sul. Varia de 0° a 90° para o norte ou para o sul.

14 LATITUDE A – Lat 50° N A – Lat 50° N B – Lat 30° S B – Lat 30° S C – Lat 30° N C – Lat 30° N D – Lat 40° S D – Lat 40° S

15 MERIDIANOS Linhas imaginárias verticais traçadas de polo a polo. Linhas imaginárias verticais traçadas de polo a polo. O único meridiano que tem denominação específica é o Meridiano de Greenwich (que separa a Terra em dois hemisférios – oeste ou ocidente e leste ou oriente) O único meridiano que tem denominação específica é o Meridiano de Greenwich (que separa a Terra em dois hemisférios – oeste ou ocidente e leste ou oriente)

16 LONGITUDE É a medida angular em graus a partir de qualquer lugar da Terra em relação ao Meridiano de Greenwich. É a medida angular em graus a partir de qualquer lugar da Terra em relação ao Meridiano de Greenwich. Varia de 0° a 180° para o leste ou para o oeste. Varia de 0° a 180° para o leste ou para o oeste.

17 LONGITUDE A – Long 60º O A – Long 60º O B – Long 70° O B – Long 70° O C – Long 10° L C – Long 10° L D – Long 30° L D – Long 30° L

18 COORDENADAS GEOGRÁFICAS Determinam a localização exata de qualquer ponto da superfície terrestre. São determinadas a partir do cruzamento da latitude com a longitude. Determinam a localização exata de qualquer ponto da superfície terrestre. São determinadas a partir do cruzamento da latitude com a longitude. A – Lat 45° N A – Lat 45° N Long 105° O Long 105° O - B – Lat 30° S Long 60° O Long 60° O - C – Lat 15° N Long 30° L Long 30° L - D – Lat 60° N Long 90° L Long 90° L - E – Lat 0° Long 135° L Long 135° L

19 FUSOS HORÁRIOS Com base no movimento de rotação da Terra. Com base no movimento de rotação da Terra. Cada fuso horário é uma faixa imaginária na superfície terrestre que se estende de um polo a outro e está localizada entre dois meridianos. No interior dessas faixas todos os lugares apresentam a mesma hora. Geralmente ajustados de acordo com os limites políticos dos países. Cada fuso horário é uma faixa imaginária na superfície terrestre que se estende de um polo a outro e está localizada entre dois meridianos. No interior dessas faixas todos os lugares apresentam a mesma hora. Geralmente ajustados de acordo com os limites políticos dos países.

20

21


Carregar ppt "Capítulo 7 Orientação e localização na Terra. ORIENTAÇÃO Em geral, conhecemos bem o lugar onde moramos, sabemos como chegar à escola, à casa de um vizinho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google