A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desde a antiguidade os povos utilizavam as noções da geografia em suas vidas. Egípcios Ciclo das cheiasCiclo das cheias Estações do ano.Estações do ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desde a antiguidade os povos utilizavam as noções da geografia em suas vidas. Egípcios Ciclo das cheiasCiclo das cheias Estações do ano.Estações do ano."— Transcrição da apresentação:

1

2 Desde a antiguidade os povos utilizavam as noções da geografia em suas vidas. Egípcios Ciclo das cheiasCiclo das cheias Estações do ano.Estações do ano. Mapas da região em torno do Rio Nilo.Mapas da região em torno do Rio Nilo. Fenícios e Babilônios. O mapa mais antigo que se tem notícia.O mapa mais antigo que se tem notícia. Conhecimento geográfico dos mares Mediterrâneo e Vermelho.Conhecimento geográfico dos mares Mediterrâneo e Vermelho.Gregos Fabricação de mapas.Fabricação de mapas. 1º afirmação de que a Terra era redonda (Aristóteles).1º afirmação de que a Terra era redonda (Aristóteles). Mapa contendo paralelos e meridianos.Mapa contendo paralelos e meridianos.

3 Fazer mapas é difícil? Não, mas primeiro temos que conhecer muito bem o local que queremos identificar através de um mapa.

4

5

6

7 Vocês sabiam que existem vários tipos de globos e mapas?

8 Mapas ou Projeções? A rede de paralelos e meridianos sobre a qual desenhamos um mapa constitui o que chamamos de projeções cartográfica. Sua aplicação envolve conceitos matemáticos e geométricos.

9 As projeções cartográficas permitem representar uma superfície curva em uma superfície plana com menor distorção possível. Mas a representação nunca será perfeita, pois nenhuma consegue manter ao mesmo tempo os três elementos mais importantes para a elaboração de um mapa. Forma, distância e ângulos.

10 Quanto ao método utilizado para a construção dos mapas, as projeções podem ser: cilíndricas, cônicas e azimutais. Projeção Cilíndrica Projeção Cônica Projeção Azimultal

11 Projeção Cilíndrica Esta projeção apresenta os paralelos retos e horizontais e os meridianos retos e verticais, ambos formam ângulos retos. Com a projeção cilíndrica podemos representar a Terra inteira.

12 Existem dois tipos de projeções cilíndricas. Projeção de Mercator Idealizada e construída no séc. XVI pelo geógrafo Gerhard Kremer. Nesse tipo de projeção as áreas do hemisfério norte, principalmente a Europa, ficam muito ampliadas, mostrando uma visão de mundo eurocentrista. Projeção de Peters Construída em 1973 pelo historiador alemão Arno Peters, ela reflete o momento histórico da época (Guerra-Fria e endividamento dos países subdesenvolvidos). Nesse mapa ele ressaltou a ideia de igualdade entre os povos, os países subdesenvolvidos ganharam mais destaque.

13 Projeção Cônica A imagem é projetada em um cone tangente Paralelos circulares Maior deformação Meridianos radiais

14 Projeção Azimutal Usa-se esse tipo de projeção quando se quer colocar um país na posição central. Para calcular a distância entre esse país e qualquer lugar na superfície da Terra. A navegação marítima e a aviação usam mapas com projeção azimutal

15

16

17

18

19

20

21 (ENEM). Existem diferentes formas de representação plana da superfície da Terra (planisfério). Os planisférios de Mercator e de Peters são atualmente os mais utilizados. Apesar de usarem projeções, respectivamente, conforme e equivalente, ambas utilizam como base da projeção o modelo:

22 (Unicamp-SP) A ilustração abaixo representa a constelação de satélites do Sistema de Posicionamento Global (GPS) que orbitam em volta da Terra. a) Qual a finalidade do GPS? Como esses satélites em órbita transmitem os dados para os aparelhos receptores localizados na superfície terrestre? b) O que são latitude e longitude?

23 (UFAC) Não existe o mapa ideal, bom para qualquer propósito, toda projeção tem que sacrificar a exatidão e tolerar distorções de algum tipo (Lloyd A. Brown) Existem vários tipos de projeção cartográfica, cada uma elaborada para uma finalidade ou preocupação. Para navegação, por exemplo, podemos apontar como projeção mais utilizada: a) Projeção cilíndrica de Mercator. Esse tipo de projeção é bastante fiel nas distâncias, especialmente, as marítimas. b) Projeção descontínua. Nessa, os mapas, em geral, apresentam exatidão e riqueza de detalhes, mas é difícil calcular as distâncias, por causa dos cortes ou interrupções. c) Projeção cilíndrica de Gall-Peters. Essa corrige a distorção que existe na projeção de Mercator, em relação ao tamanho relativo de cada área. d) Projeção de Robinson. Foi criada, em 1963, pelo geógrafo e cartógrafo estadunidense Arthur Robinson e usada na representação de planisférios, comum para uso didático. e) Projeção plana ou polar. Essa nos permite representar as diversas partes da superfície terrestre, a partir da centralização, num ponto qualquer do globo. As áreas próximas ao centro ficam melhor representadas.

24 Resposta Esperada a) (2 pontos) A finalidade do Sistema de Posicionamento Global (GPS) é possibilitar a localização precisa (posicionamento) de elementos, naturais ou construídos, sobre a superfície terrestre. Os dados com as informações de navegação são transmitidos dos satélites aos receptores em Terra através da emissão de energia eletromagnética, numa faixa de ondas de rádio de freqüência específica. b) (2 pontos) Latitude é a distância angular entre o plano do Equador (0o) e um ponto qualquer na superfície da Terra unido perpendicularmente ao centro do planeta. Ela varia de 0o a 90o na direção norte (positiva) e de 0o a -90o na direção sul (negativa). Longitude é a distância angular formada entre um ponto qualquer e o meridiano de origem, geralmente Greenwich (0o), variando entre 0o a 180o na direção leste (positiva) e 0o a -180o na direção oeste (negativa) desse meridiano.


Carregar ppt "Desde a antiguidade os povos utilizavam as noções da geografia em suas vidas. Egípcios Ciclo das cheiasCiclo das cheias Estações do ano.Estações do ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google