A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS"— Transcrição da apresentação:

1 PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

2

3 Limitações para o uso do globo.
o globo impossibilita a visão de toda a Terra simultaneamente. A curvatura acaba dificultando possíveis medições de distâncias.

4 O QUE SÃO AS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS?
Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica, em coordenadas planas, mantendo correspondência entre elas. O uso deste artifício geométrico das projeções consegue reduzir as deformações, mas nunca eliminá-las.

5 PLANISFÉRIO

6 Limitações para uso do mapa.
Representar a curvatura do geóide ( formato da Terra) num plano. Representar as gigantescas dimensões da superfície terrestre numa folha de papel infinitamente menor.

7

8 TIPOS MAIS COMUNS DE PROJEÇÕES
A maioria dos mapas é feita a partir da projeção dos meridianos e paralelos curvos da esfera terrestre numa das figuras geométricas abaixo.

9 PROJEÇÃO CILÍNDRICA Na projeção cilíndrica, a superfície terrestre é projetada sobre um cilindro tangente ao elipsóide que então é longitudinalmente cortado e planificado.

10 As projeções cilíndricas apresentam como características:
a linha do equador é a única coordenada que mantém a dimensão original. os outros paralelos e meridianos são distorcidos para acompanhar a dimensão do equador. quanto mais perto do Equador menor as distorções, quanto mais distante maior as distorções.

11

12 Nesta projeção os meridianos e os paralelos são linhas retas que se cortam em ângulos retos. Nela as regiões polares aparecem muito exageradas. Os mapas-múndi são feitos em projeções cilíndricas.

13 PROJEÇÃO CÔNICA Na projeção cônica, a superfície terrestre é projetada sobre um cone tangente ao elipsóide que então é longitudinalmente cortado e planificado.

14 Características das projeções cônicas:
só representam um hemisfério de cada vez. as terras mais próximas dos polos e do equador apresentam maiores distorções. as regiões temperadas podem ser mais bem representadas.

15

16 Nesta projeção os meridianos convergem para os pólos e os paralelos são arcos concêntricos situados a igual distância uns dos outros. São utilizados para mapas de países de latitudes médias.

17 PROJEÇÃO AZIMUTAL São projeções sobre um plano tangente ao esferóide em um ponto. No tipo normal (ou polar), o ponto de tangência representa o pólo norte ou sul e os meridianos de longitude são linhas retas radiais que partem deste ponto enquanto paralelos de latitude aparecem como círculos concêntricos.

18

19 A distorção no mapa aumenta conforme se distancia do ponto de tangência. Considerando que distorção é mínima perto do ponto de tangência, as projeções azimutais são apropriadas para representar áreas que têm extensões aproximadamente iguais nas direções norte-sul ou leste-oeste.

20 Projeção Azimutal Centrada na Cidade de São Paulo

21 Projeção de Mercator

22 Criada pelo geógrafo e cartógrafo Gerhard Mercator no séc
Criada pelo geógrafo e cartógrafo Gerhard Mercator no séc. XVI, é um exemplo de projeção cilíndrica; é uma projeção conforme preocupando-se com as formas e distorcendo as áreas. assim áreas desenvolvidas do globo como a Europa parecem muito maiores do que realmente são; e áreas subdesenvolvidas como a America do Sul e África têm seus tamanhos reduzidos;

23 Projeção de Gall-Peters

24 formulada pelo cartógrafo James Gall em 1885 e reformulada em 1952 pelo historiador Arno Peters.
essa projeção privilegia os países subdesenvolvidos uma vez que não distorce suas áreas; é uma projeção equivalente privilegiando as áreas e distorcendo as formas; assim a Europa se torna menor do que a America do Sul e a África;

25 Projeção de Goode

26 a projeção de Goode é um exemplo de Projeção descontínua.
Esse tipo de projeção apresenta como características: utilizada para demonstrar a distribuição espacial de industrias no mundo. apresenta uma grande riqueza de detalhes e exatidão nas formas. no entanto por conta das descontinuidades torna-se difícil medir distancias

27

28

29

30

31 Características das Projeções
• Eqüidistantes – mantém as distâncias lineares (a partir de um centro), mas apresentam distorções nas áreas e nas formas. • Equivalentes – apresentam formas distorcidas, mas as áreas mantém o mesmo valor da área real (as formas ficam prejudicadas). • Conformes – procuram manter os ângulos, conservando assim as formas terrestres (mas apresentam distorções nas áreas).

32 MERCATOR X PETERS DIFERENTES VISÕES DO “MUNDO”
São os mapas-múndi mais usados. Ambos feitos a partir de projeções cilíndricas. MERCATOR (1569) PETERS (1973)

33 PROJEÇÃO DE MERCATOR Excelente para a navegação.
É uma cilíndrica conforme. Perfeita nos ângulos e formas. Distorcido nas áreas, com as terras próximas ao Polos (elevadas latitudes) desproporcionalmente maiores. Coloca a Europa no centro do mapa (Eurocentrismo).

34 PROJEÇÃO DE PETERS Cilíndrica equivalente.
Perfeito nas áreas (o tamanho de cada nação ou continente) Distorcido nos ângulos e formas África no centro Propostas de Peters: 1. Valorização do mundo subdesenvolvido, mostrando sua área real. 2. Ressaltar a idéia que por trás de cada mapa, sempre existe um conteúdo Político-Ideológico.

35 ANAMORFOSES São mapas esquemáticos, sem escala cartográfica.
São representações em que as áreas sofrem deformações matematicamente calculadas, tornando-se diretamente proporcionais a um determinado critério que se está considerando. Vejamos exemplos:

36 PAÍSES: INVESTIMENTOS EM PESQUISA EM 2000

37 POTENCIAL DE BIODIVERSIDADE
BRASIL PERU COLÔMBIA BOLIVIA CONGO INDONÉSIA POTENCIAL DE BIODIVERSIDADE


Carregar ppt "PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google