A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Através dos pontos cardeais podemos localizar qualquer lugar sobre a superfície terrestre. Os pontos cardeais são pontos de referência, igual quando vamos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Através dos pontos cardeais podemos localizar qualquer lugar sobre a superfície terrestre. Os pontos cardeais são pontos de referência, igual quando vamos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Através dos pontos cardeais podemos localizar qualquer lugar sobre a superfície terrestre. Os pontos cardeais são pontos de referência, igual quando vamos a um lugar que nunca havíamos ido e nos orientamos sobre o local, onde está, perto de onde fica.

3 Normalmente o sol é a maior referência para acharmos uma direção, pois devemos saber qual o lado de sua nascente bem como o lado em que se põe. Ao abrirmos os braços como mostra a figura abaixo, teremos a posição dos pontos cardeais. A nascente do sol é chamada de Leste (L). O poente do sol é o Oeste (O). O Norte (N) está localizado à nossa frente e o Sul (S) às nossas costas. Normalmente o sol é a maior referência para acharmos uma direção, pois devemos saber qual o lado de sua nascente bem como o lado em que se põe. Ao abrirmos os braços como mostra a figura abaixo, teremos a posição dos pontos cardeais. A nascente do sol é chamada de Leste (L). O poente do sol é o Oeste (O). O Norte (N) está localizado à nossa frente e o Sul (S) às nossas costas.

4 A rosa dos ventos é um instrumento que aparece nas bússolas, indicando tanto os pontos cardeais como os pontos colaterais.

5 A bússola é um indicador do Norte e isso acontece em razão da agulha magnética. É um instrumento utilizado por pessoas que trabalham em locais que não tem meios de se localizar no espaço, como os marinheiros. Hoje em dia já existem aparelhos mais eficientes como os usados nos aeroportos.

6 Pessoas que fazem caminhadas e trilhas em matas fechadas devem se assegurar levando consigo uma bússola. Caso se percam, terão como se orientar com a mesma, conseguindo achar o caminho de volta. Os escoteiros são pessoas que têm grande conhecimento sobre a natureza, conseguindo identificar bem o nascente e o poente. Mas quando saem para suas atividades fora das cidades, também fazem o uso da bússola para não correrem o risco de ficar perdidos.

7 Fazer a localização do Norte à noite é bem mais difícil, pois não temos a luz do sol para nos orientar. Porém, existem as estrelas, a lua e, dentre elas, o Cruzeiro do Sul, uma constelação que tem a forma de uma cruz. O Cruzeiro do Sul tem uma ponta maior que está voltada para o sul. Assim, é só virarmos de costas para este lado e já estaremos localizando os quatro pontos cardeais. Fazer a localização dos pontos cardeais através da Lua também é possível, pois esta é como o sol, nasce no Leste e se põe no Oeste.

8 Resumo: Existem diversas formas de orientação, uma delas é a dos pontos cardeais. Pontos cardeais correspondem aos pontos básicos para determinar as direções, são concebidos a partir da posição na qual o sol se encontra durante o dia. Os quatro pontos que direcionam para as direções mais importantes e abrangentes são: Norte (sigla N), denominado também de setentrional ou boreal; Sul (S), chamado igualmente de meridional ou austral; Oeste (O ou W), conhecido também como ocidente; e Leste (E), intitulado de oriente.


Carregar ppt "Através dos pontos cardeais podemos localizar qualquer lugar sobre a superfície terrestre. Os pontos cardeais são pontos de referência, igual quando vamos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google