A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Constrói uma Bússola e… …descobre onde fica o Norte!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Constrói uma Bússola e… …descobre onde fica o Norte!"— Transcrição da apresentação:

1 Constrói uma Bússola e… …descobre onde fica o Norte!

2 Sabias que: A palavra Universo significa tudo o que existe: o Sol, a Terra e tudo o que nela existe, a Lua, outros planetas, galáxias e tudo em que fores capaz de pensar… A palavra Universo significa tudo o que existe: o Sol, a Terra e tudo o que nela existe, a Lua, outros planetas, galáxias e tudo em que fores capaz de pensar… Os cientistas acreditam que o Universo se formou Os cientistas acreditam que o Universo se formou a partir de uma grande explosão - Big Bang - há a partir de uma grande explosão - Big Bang - há cerca de 10 a 20 milhões de anos, enviando gases incandescentes e corpos voadores em todas as direções. cerca de 10 a 20 milhões de anos, enviando gases incandescentes e corpos voadores em todas as direções. Pensa-se que as galáxias se formaram a partir do turbilhão Pensa-se que as galáxias se formaram a partir do turbilhão gasoso proveniente da explosão. Mais tarde, gasoso proveniente da explosão. Mais tarde, a partir dos gases que ainda ficaram nas galáxias, a partir dos gases que ainda ficaram nas galáxias, formaram-se as estrelas e os planetas. formaram-se as estrelas e os planetas.

3 Uma Galáxia é conjunto de estrelas que estão próximas umas das outras. Uma Galáxia é conjunto de estrelas que estão próximas umas das outras. Se à noite olhares para o céu, poderás ver uma brilhante faixa de luz a que chamamos a Via Láctea. Se à noite olhares para o céu, poderás ver uma brilhante faixa de luz a que chamamos a Via Láctea. A nossa estrela, o Sol, e a Terra também fazem parte da galáxia Via Láctea. A nossa estrela, o Sol, e a Terra também fazem parte da galáxia Via Láctea.

4 Campo Magnético Terrestre Magnetismo define-se como a capacidade de atração em imãs, ou seja, a capacidade que um objeto possui de atrair outros objetos. Magnetismo define-se como a capacidade de atração em imãs, ou seja, a capacidade que um objeto possui de atrair outros objetos. O SOL emite milhões de partículas por O SOL emite milhões de partículas por segundo para todas as direções do espaço, radiações eletromagnéticas, também chamadas de ventos solares, em forma de calor e luz.

5 A quantidade de radiação que chega até à Terra é menor tendo em conta a proteção exercida pelo campo magnético terrestre que interage com as radiações emitidas pelo SOL diminuindo a sua intensidade e desviando-as da sua trajetória inicial. Por este motivo é que podemos dizer que a Terra se comporta como um ímã gigante.

6 Sabias que… Sabias que… Antigamente os marinheiros orientavam-se Antigamente os marinheiros orientavam-se pelo SOL, pela posição das ESTRELAS e pela BÚSSOLA quando não havia terra à vista. e pela BÚSSOLA quando não havia terra à vista. O bico da Agulha da BÚSSOLA aponta sempre O bico da Agulha da BÚSSOLA aponta sempre para o NORTE, onde quer que estejamos no Planeta.

7 Constrói a tua BÚSSOLA! Material Ímã; Clipes; Taça de Plástico; Agulha de Coser; Fatia de Rolha de Cortiça; Caneta de Tinta não solúvel na água; Bússola.

8 Pega no ímã e aproxima-o de um clipe Pega no ímã e aproxima-o de um clipe O que observas? _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ O clipe foi atraído pelo ímã? SIM ___ / Não ___ marca com uma cruz (x) A Terra também é um grande ímã… a agulha da bússola sente o ímã terrestre e, por isso, aponta sempre na mesma direcção!

9 Procedimento: 1. No fundo de uma taça de plástico marcas o NORTE, o SUL, o ESTE e o OESTE; 2. Enche a taça com água até meio; 3. Passa o lado marcado do ímã (Sul) por cima da agulha de coser, devagar e várias vezes, para que a agulha fique magnética (Deves ter cuidado para não te picares – talvez seja conveniente pedires ajuda a um adulto.) – Deves começar junto da cabeça da agulha e terminar no bico.

10 4. Depois com fita-cola, fixa a agulha à fatia de rolha e coloca-a com cuidado a boiar na água. Quando a água ficar parada, a agulha vai indicar a direção Norte-Sul. 5. Se rodares devagar a taça, de forma a que a ponta da agulha aponte para a letra N, ficas com a bússola orientada.

11 Uma Bússola para a humanidade Com certeza já ouviste falar do Racionalismo Cristão que é uma filosofia espiritualista que trata da evolução do espírito e que explica, através da razão e do raciocínio, o que somos e o que fazemos neste planeta-escola, que é a Terra. Com certeza já ouviste falar do Racionalismo Cristão que é uma filosofia espiritualista que trata da evolução do espírito e que explica, através da razão e do raciocínio, o que somos e o que fazemos neste planeta-escola, que é a Terra. Os princípios racionalistas cristãos são orientações de comportamento para as pessoas que os queiram seguir. Há quem diga que são uma Bússola Norteadora. Os princípios racionalistas cristãos são orientações de comportamento para as pessoas que os queiram seguir. Há quem diga que são uma Bússola Norteadora.

12 As Leis Universais Já deves ter ouvido falar existem Leis Naturais, Comuns e Imutáveis, a que todos os espíritos (pessoas) estão sujeitos. Já deves ter ouvido falar existem Leis Naturais, Comuns e Imutáveis, a que todos os espíritos (pessoas) estão sujeitos. Algumas dessas leis são: Algumas dessas leis são: Lei da Evolução; Lei da Evolução; Lei da Atração ou das Afinidades; Lei da Atração ou das Afinidades; Lei de Causa e Efeito. Lei de Causa e Efeito.

13 Pensamento e Livre-Arbítrio O Racionalismo Cristão ensina o ser humano sobre o valor do Pensamento ( Pensar é raciocinar, criar imagens,…) e do Livre- Arbítrio (liberdade plena de ação). O Racionalismo Cristão ensina o ser humano sobre o valor do Pensamento ( Pensar é raciocinar, criar imagens,…) e do Livre- Arbítrio (liberdade plena de ação). Pensando mal, o ser humano, pelo fato de estar sujeito às LEIS UNIVERSAIS, vai sofrer os efeitos dos pensamentos errados que emite, pelas Leis da Atração e de Causa Efeito. Pensando mal, o ser humano, pelo fato de estar sujeito às LEIS UNIVERSAIS, vai sofrer os efeitos dos pensamentos errados que emite, pelas Leis da Atração e de Causa Efeito. O Pensamento leva à ação e, por isso, Quem mal faz para si o faz, como diz a sabedoria popular. O Pensamento leva à ação e, por isso, Quem mal faz para si o faz, como diz a sabedoria popular.

14 Raciocínio e Força de Vontade Através do Raciocínio o ser humano pode analisar os fatos da vida e tirar as lições que lhe puderem ser úteis. Através do Raciocínio o ser humano pode analisar os fatos da vida e tirar as lições que lhe puderem ser úteis. E através da Força de Vontade atinge os seus objetivos. E através da Força de Vontade atinge os seus objetivos. Mas a Humanidade precisa de se conhecer enquanto Espírito (encarnado num corpo físico) e conhecer as Leis Universais para, então, pensar acertadamente e agir com responsabilidade e independência para poder evoluir com menos dificuldade e sofrimento.

15 RC é uma Bússola para a humanidade O R.C. esclarece a humanidade e indica o NORTE como uma Bússola através dos seus princípios que são orientações de como o ser O R.C. esclarece a humanidade e indica o NORTE como uma Bússola através dos seus princípios que são orientações de como o ser humano deve pensar e agir humano deve pensar e agir para evoluir mais rápido para evoluir mais rápido e ser mais feliz!!! e ser mais feliz!!! Fazer o Bem Ser Feliz!

16 Procura fazer cada dia um pouco mais e melhor do que fizeste no dia anterior! Em tudo o que te acontece procura as coisas boas… troca os maus pensamentos por outros bons e positivos e verás que te sentirás mais forte e serás mais Feliz! E quando te desorientares, já sabes é só deixares-te guiar pela Bússola que é o R.C. !

17 Até Breve! E se quiseres aprender mais sobre estes assuntos fala com um adulto em quem confies e que conheça o Racionalismo Cristão! Também podes consultar alguns livros como este:


Carregar ppt "Constrói uma Bússola e… …descobre onde fica o Norte!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google