A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Localização absoluta Recorremos à localização absoluta, baseada num sistema de círculos e linhas imaginárias dispostas de forma regular sobre a superfície.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Localização absoluta Recorremos à localização absoluta, baseada num sistema de círculos e linhas imaginárias dispostas de forma regular sobre a superfície."— Transcrição da apresentação:

1 Localização absoluta Recorremos à localização absoluta, baseada num sistema de círculos e linhas imaginárias dispostas de forma regular sobre a superfície terrestre, quando pretendemos uma localização mais rigorosa do que a localização relativa. A localização absoluta indica com precisão a posição de qualquer lugar na superfície terrestre, utilizando para tal efeito três coordenadas geográficas: latitude, longitude e altitude

2 Para que servem as coordenadas Geográficas São muito úteis na navegação fluvial e marítima, no transporte aéreo e até no terrestre.São muito úteis na navegação fluvial e marítima, no transporte aéreo e até no terrestre. Para se utilizar e perceber estas coordenadas é necessário conhecer alguns elementos de referência da Terra. Quando dois observadores a grande distância falam um com o outro sobre uma posição de um lugar que apenas um deles conhece, a forma mais simples de assinalá-lo é utilizando um sistema de referência ou coordenadas geográficas.

3 Elementos geométricos da terra A Terra apresenta uma forma esférica, ligeiramente achatada nos pólos: Pólo Norte e Pólo Sul

4 Círculos máximos Círculos máximos são linhas imaginárias que dividem a Terra em duas partes iguais a que chamamos hemisférios.Círculos máximos são linhas imaginárias que dividem a Terra em duas partes iguais a que chamamos hemisférios.

5 Semi-círculos máximos Um Meridiano é um arco de 180º, ou seja, um semi-círculo máximos perpendicular ao equador e paralelo ao eixo terrestre (direcção norte-sul), que passa sempre pelos pólos, dividindo a terra em partes iguais: hemisfério oriental e hemisfério ocidental.

6 Círculos menores Círculo menores Círculos menores, que incluem os paralelos, são linhas imaginárias que dividem a terra em duas partes desiguais.

7 Círculos menores

8 Paralelos Podemos traçar tantos paralelos quantos quisermos. Paralelos são círculos menores imaginários, paralelos ao equador e perpendiculares ao eixo da Terra.Paralelos são círculos menores imaginários, paralelos ao equador e perpendiculares ao eixo da Terra.

9 Principais paralelos Eixo da Terra Pólo Norte Pólo Sul Hemisfério Norte Hemisfério Sul

10 Zonas climáticas Zonas são espaços terrestres limitados por dois paralelos.

11 Coordenadas Geográficas Definição: Sistema de pontos de referência para localizar qualquer lugar ou ponto na superfície da Terra num mapa, usando os paralelos e os meridianos

12 Sistemas de Coordenadas Equador Meridianos Paralelos Norte Paralelos Sul Círculos máximos e semi-círculos imaginários, que incluem o equador e os meridianos, dividem a terra em duas partes iguais a que chamamos hemisférios Círculos menores, que incluem os paralelos, são linhas imaginárias que dividem a terra em duas partes desiguais.

13 Coordenadas geográficas latitude A latitude é a distância angular (medida em graus) do equador ao paralelo do lugar. É medida do Equador para os pólos (0º a 90º N ou S) longitude A longitude é a distância angular (medida em graus) entre o meridiano de Greenwich para Leste e para Oeste), e o meridiano do lugar. Varia entre 0º (meridiano de Greenwich) e 180º (meridiano oposto). A altitude A altitude é a distância, medida na vertical, entre o nível médio das águas do mar e o lugar.

14 Latitude Hemisfério Norte Hemisfério Sul Latitude Norte Latitude Sul

15 Longitude Hemisfério Ocidental Hemisfério Oriental Longitude Oeste Longitude Este

16

17 Coordenadas geográficas A= latitude 0º C= latitude 30º S B= Latitude 45º N A= Longitude 30º W B= Longitude 0º C= Longitude 30º W Meridiano de Greenwich

18 Determine as coordenadas geográficas: Latitude Norte Latitude Sul Longitude OesteLongitude Este

19 Respostas: A = 50°lat. N e 100°long. W;A = 50°lat. N e 100°long. W; B = 40°lat. N e 80°long. L;B = 40°lat. N e 80°long. L; C = 20°lat. S e 40°long. W;C = 20°lat. S e 40°long. W; D = 10°lat. S e 20°long. L.D = 10°lat. S e 20°long. L.


Carregar ppt "Localização absoluta Recorremos à localização absoluta, baseada num sistema de círculos e linhas imaginárias dispostas de forma regular sobre a superfície."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google