A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe de Geografia Cristiane jonas Francisconi Técnica Pedagógica NRE-Apucarana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe de Geografia Cristiane jonas Francisconi Técnica Pedagógica NRE-Apucarana"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe de Geografia Cristiane jonas Francisconi Técnica Pedagógica NRE-Apucarana

2 DIRETRIZES CURRICULARES GEOGRAFIA EDUCAÇÃO BÁSICA

3 Cabe à Geografia preparar os alunos para uma leitura crítica da produção social do espaço, negando a naturalidade dos fenômenos que imprimem passividade aos indivíduos (CASSETI, 2002)

4 Para que se compreenda a produção espacial é necessário ir além da aparência, dos aspectos visíveis, é preciso compreender como os determinantes políticos, culturais e econômicos se constituem na essência social e produzem as transformações espaciais. DCE, 2008

5 O espaço pode ser entendido como um produto social em permanente transformação, ou seja, sempre que a sociedade sofre mudança, as formas (objetos geográficos) assumem novas funções. DCE, 2008

6 Perguntas que devem orientar o pensamento geográfico e o trabalho do professor Onde? Como é este lugar? Por que este lugar é assim? Por que aqui e não em outro lugar? Qual o significado deste ordenamento espacial? Quais as consequências deste ordenamento espacial? Por que e como esses ordenamentos se distinguem de outros? Por que as coisas estão dispostas desta maneira no espaço geográfico?

7 O OBJETO DE ESTUDO DA GEOGRAFIA Espaço Geográfico, entendido como o espaço produzido e apropriado pela sociedade ( LEFEBVRE, 1974 ), composto pela inter-relação entre sistemas de objetos – naturais, culturais e técnicos – e sistemas de ações – relações sociais, culturais, políticas e econômicas ( SANTOS, 1996 ).

8 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES ESTRUTURANTES DA GEOGRAFIA

9 DIMENSÃO ECONÔMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; DIMENSÃO POLÍTICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; DIMENSÃO SOCIOAMBIENTAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; e DIMENSÃO CULTURAL E DEMOGRÁFICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO.

10 DIMENSÃO ECONÔMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO Se articula com os demais conteúdos estruturantes, pois a apropriação da natureza e sua transformação em produtos para o consumo humano envolvem as sociedades em relações políticas, ambientais e culturais, fortemente direcionadas por interesses socioeconômicos locais, regionais, nacionais e globais.

11 DIMENSÃO POLÍTICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO Deve possibilitar que o aluno compreenda as relações de poder sobre territórios da escala micro (rua, bairro) até a escala macro (país, instituições internacionais).

12 DIMENSÃO SOCIOAMBIENTAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO Compreender tanto a gênese da dinâmica da natureza, quanto as alterações nela causadas pela sociedade, como efeito de participar da constituição da fisicidade do espaço geográfico

13 DIMENSÃO CULTURAL E DEMOGRÁFICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO As questões demográficas da constituição do espaço geográfico são centrais, bem como as constituições regionais em funções das especificidades culturais,os grupos sociais e étnicos em sua configuração espacial urbana, rural e regional.

14 DIMENSÃO CULTURAL E DEMOGRÁFICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO Os estudos da formação demográfica das diferentes sociedades, as migrações que imprimem novas marcas nos territórios e produzem novas territorialidades

15 CONCEITOS FUNDAMENTAIS Paisagem Região Território Sociedade Lugar Natureza

16 Metodologia Problematizar os conteúdos, bem como reconhecer os impasses e contradições existentes são procedimentos fundamentais para compreender e ensinar o espaço geográfico no atual período histórico. DCE, 2008

17 Metodologia- Aula de campo Parte-se de uma realidade local bem delimitada para investigar a sua constituição histórica e realizar comparações com os outros lugares, próximos ou distantes. A aula de campo jamais será apenas um passeio.

18 Metodologia- Imagens... Filmes, trechos de filmes, programas de reportagem e imagens em geral (fotografias, slides, charges, ilustrações) podem ser utilizados para a problematização dos conteúdos da Geografia, desde que sejam explorados à luz de seus fundamentos teórico- conceituais.

19 Metodologia -Obras de arte As obras de arte possuem uma importância destacada no conjunto de abordagens possíveis nas aulas de Geografia, visto que abarcam particularidades que não são possíveis em outros recursos.

20 Metodologia- Obras literárias As obras literárias, por sua vez, podem ser entendidas como uma representação social condicionada a certos períodos históricos e utilizadas, no ensino de Geografia, como instrumento de análise e confronto com outros contextos históricos.

21 Cartografia: como linguagem Propõe-se que os mapas e seus conteúdos sejam lidos pelos estudantes como se fossem textos, passíveis de interpretação, problematização e análise crítica.

22 Cartografia: como linguagem Que os mapas jamais sejam meros instrumentos de localização dos eventos e acidentes geográficos

23 Avaliação A avaliação deve tanto acompanhar a aprendizagem dos alunos quanto nortear o trabalho do professor. Os principais critérios de avaliação em Geografia são: a formação dos conceitos geográficos básicos e o entendimento das relações socioespaciais nas diversas escalas geográficas.

24 Avaliação Diversificar as técnicas e os instrumentos de avaliação: interpretação e produção de textos de Geografia; interpretação de fotos, imagens, gráficos, tabelas e mapas;...

25 Avaliação pesquisas bibliográficas; relatórios de aulas de campo; apresentação e discussão de temas em seminários; construção, representação e análise do espaço através de maquetes, entre outros.


Carregar ppt "Equipe de Geografia Cristiane jonas Francisconi Técnica Pedagógica NRE-Apucarana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google