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OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE - 2013 Oficina Disciplinar 1 1 1 1.

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1 OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE Oficina Disciplinar 1 1 1 1

2 OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE Qual será a estrutura das Oficinas Disciplinares nesse primeiro semestre de 2013? Após a análise das respostas encaminhadas pelas unidades escolares, do processo de discussão do material da Semana Pedagógica de fevereiro de 2013 e de reuniões com os NREs, a proposta é que nas oficinas seja trabalhado o recorte do Plano de Trabalho Docente com foco no Encaminhamento Teórico - Metodológico e a utilização de diferentes recursos didáticos nas disciplinas que compõem a Matriz Curricular. Entrevista com Ana Carolina Morello – Pedagoga do Departamento de Educação Básica (DEB/SEED) 2 2 2 2

3 OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE Retomando as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual (pág.50) 3 3 3 3

4 OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE Retomando as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual (pág. 51) 4 4 4 4

5 OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE Retomando as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual (pág. 51) 5 5 5 5

6 OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE Retomando as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual (pág. 68) 6 6 6 6

7 Leitura Crítica do Texto: (pág. 128 até 133)
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE Leitura Crítica do Texto: (pág. 128 até 133) SILVA, M.S.F.S; SILVA, E.G.S. Um olhar a partir da utilização de dinâmicas como ferramenta para o ensino da Geografia Escolar. In: Caminhos de Geografia. Uberlândia, v.13, n.44 Dez 2012 p 7 7 7 7

8 OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE Discutindo o texto: SILVA, M.S.F.S; SILVA, E.G.S. Um olhar a partir da utilização de dinâmicas como ferramenta para o ensino da Geografia Escolar. In: Caminhos de Geografia. Uberlândia, v.13, n.44 Dez 2012 p Devemos refletir sobre procedimentos didáticos que levam os estudantes apenas à descrição e a memorização, ou seja, romper com a “Geografia Tradicional” ainda presente na nossa prática. Descontruir o caráter de fragmentação da dicotomia Geografia Física x Geografia Humana e compreender o espaço como uma extensão humana e física; É necessário que tenhamos um olhar crítico diante dos conteúdos a serem abordados em sala de aula, possibilitando a (re)construção dos conteúdos, onde estudante e professor sejam sujeitos ativos neste processo. 8 8 8 8

9 OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE Discutindo o texto: SILVA, M.S.F.S; SILVA, E.G.S. Um olhar a partir da utilização de dinâmicas como ferramenta para o ensino da Geografia Escolar. In: Caminhos de Geografia. Uberlândia, v.13, n.44 Dez 2012 p É necessário que o professor desperte o aluno para aprender e pensar a partir do senso comum, do conhecimento produzido pela humanidade e pelo professor, e que o educando elabore o seu próprio conhecimento; Não basta apenas dominar os conteúdos, é preciso rever sua didática e os procedimentos metodológicos adotados; Ir além dos conteúdos de Geografia, buscando a interdisciplinaridade estabelecendo conexões com outros níveis escalares, local/regional/nacional/global; Romper com a dependência do livro didático. 9 9 9 9

10 OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE Discutindo o texto: SILVA, M.S.F.S; SILVA, E.G.S. Um olhar a partir da utilização de dinâmicas como ferramenta para o ensino da Geografia Escolar. In: Caminhos de Geografia. Uberlândia, v.13, n.44 Dez 2012 p Embora o professor enfrente sérios problemas que afetam o ensino, este pode tornar suas aulas mais interessantes, enfatizando o espaço vivido do estudante; Trabalhando com diferentes procedimentos metodológicos como jogos, brincadeiras, maquetes, figuras e imagens, aulas práticas, aulas de campo, o professor consegue fazer com que o estudantes assimile o ensino geográfico; O conteúdo será o mesmo, porém a forma com que será ministrado é que será diferente, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem. 10 10 10 10

11 CADERNO DE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE CADERNO DE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM (PARANÁ, 2012) Constitui-se em um subsídio para o trabalho docente, resultado da construção coletiva dos professores, técnicos- pedagógicos dos NRE e da SEED; Fortalece a Geografia Crítica como linha teórica e o espaço geográfico como objeto de estudo; 11 11 11 11

12 CADERNO DE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE CADERNO DE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM (PARANÁ, 2012) Como proposto na DCE de Geografia, a linguagem cartográfica corresponde a um suporte para o entendimento dos conteúdos geográficos, portanto essa linguagem é utilizada à compreensão da espacialização dos fatos e fenômenos em diferentes escalas geográficas; Os conceitos básicos da Geografia: paisagem, sociedade, território, natureza, lugar e região orientam as discussões dos conteúdos estruturantes, básicos e específicos, para tanto, eles devem nortear a abordagem dos conteúdos, possibilitando aos alunos o seu entendimento. 12 12 12 12

13 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM Apresentam-se como conhecimentos básicos os quais devem ser adquiridos pelos alunos até o final de cada ano letivo para o Ensino Fundamental e Ensino Médio; Alguns exemplos: 13 13 13 13

14 CONTEÚDO BÁSICO 7º ANO FUNDAMENTAL
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE CONTEÚDO BÁSICO 7º ANO FUNDAMENTAL A formação, o crescimento das cidades, a dinâmica dos espaços urbanos e a urbanização. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM 43. Entenda o processo de formação e a localização dos microterritórios urbanos. 44. Compreenda como a industrialização e a modernização da agricultura influenciaram o processo de urbanização no Brasil. 45. Entenda o processo de crescimento urbano e suas repercussões no meio ambiente. 46. Entenda o conceito de território. 14 14 14 14

15 CONTEÚDO BÁSICO ENSINO MÉDIO
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE CONTEÚDO BÁSICO ENSINO MÉDIO A formação, o crescimento das cidades, a dinâmica dos espaços urbanos e a urbanização recente. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM 153. Relacione o processo de urbanização com as atividades econômicas. 154. Compreenda o processo de urbanização, considerando as áreas de segregação, os espaços de consumo e de lazer e a ocupação das áreas de risco. 155. Entenda o processo de crescimento urbano e as implicações socioambientais. 156. Identifique os movimentos sociais urbanos e reconheça as influências de suas ações na configuração espacial. 157. Compreenda os conceitos de lugar, território e sociedade. 15 15 15 15

16 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE CONTEÚDOS ESTRUTURANTES Conhecimentos de grande amplitude que identificam e organizam os diferentes campos de estudo de um disciplina escolares, considerados fundamentais para a compreensão de seu objeto de estudo e de ensino. São, neste caso, dimensões geográficas da realidade a partir das quais os conteúdos específicos devem ser abordados. (PARANÁ, 2008, p. 68); A articulação entre os conteúdos Estruturantes e os Básicos devem nortear a escolha dos Conteúdos Específicos. Cada conteúdo Básico selecionado pode ser abordado pelos quatro Conteúdos Estruturantes. 16 16 16 16

17 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE CONTEÚDOS ESTRUTURANTES DIMENSÃO CULTURAL E DEMOGRÁFICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO ESPAÇO GEOGRÁFICO DIMENSÃO POLÍTICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO DIMENSÃO ECONÔMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO DIMENSÃO SOCIOAMBIENTAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO 17 17 17 17

18 -Dimensão econômica do espaço geográfico;
Conteúdos Básicos Estruturantes e Específicos Objetivos Encaminhamento Teórico-Metodológico Avaliação Recursos e Critérios Básico A formação, o crescimento das cidades, a dinâmica dos espaços urbanos e a urbanização. Estruturantes -Dimensão econômica do espaço geográfico; -Dimensão política do espaço geográfico; -Dimensão cultural e demográfica do espaço geográfico; -Dimensão socioambiental do espaço geográfico; Específicos -O trabalho formal e informal; -O estatuto da cidade; -A população urbana e sua dinâmica; - Uso e ocupação do solo urbano. Compreender a relação entre trabalho informal e a produção/apropriação do espaço urbano. Identificar as formas de uso e ocupação do solo urbano. Estabelecer relações entre o crescimento populacional urbano e a intensificação dos problemas socioambientais. Reconhecer os fatores econômicos e políticos que influenciaram na ocupação do espaço urbano. Conhecer os instrumentos legais que regulamentam o uso e ocupação do espaço urbano. Visando a superação entre a Geografia Física e Humana, buscando a formação de um aluno consciente das relações socioespaciais de seu tempo, nas diversas escalas geográficas e fundamentando-se na perspectiva crítica, propõe-se a utilização dos seguintes recursos teórico-metodológicos: Jogos, júri simulado, reportagens, documentários, mapas, tabelas, música, imagens, entre outros. A utilização desses recursos possibilita a interação entre os alunos e professor promovendo um processo de ensino/aprendizagem significativo. Espera-se que o aluno: -Reconheça a existência do trabalho formal e informal no espaço urbano; -Compreenda que renda interfere na apropriação do espaço urbano; -Entenda as consequências socioambientais do processo de crescimento urbano desordenado; -Conheça a legislação que normatiza o uso e a ocupação do solo urbano; -Analise a dinâmica populacional urbana em suas diferentes escalas. Recursos: Juri Simulado; Jogos; Leitura de imagens; Pesquisas.

19 AULA SIMULADA Problematização: As cidades são uma construção social que atualmente concentram a maior parte da população mundial. Porém, essa concentração não vem ocorrendo de forma harmônica, pois a maioria das cidades não foi planejada para abrigar esse contingente populacional, resultando na produção de um espaço urbano complexo e desordenado que não atende a todos de forma igualitária. Ao entender como esse espaço é construído pela sociedade e como ela se apropria dele, possibilitam uma intervenção de forma crítica, no mesmo. De acordo com a DCE de Geografia, algumas perguntas podem orientar o pensamento geográfico e o trabalho do professor diante de possíveis problemas urbanos: Onde? Como é este lugar? Por que ele é assim? Por que aqui e não em outro lugar? Por que as coisas estão dispostas desta maneira no espaço geográfico? Qual o significado desse ordenamento espacial? Quais as consequências deste ordenamento? Por que e como esses ordenamentos se distinguem de outros?

20 Referências CALLAI, H.C. A Geografia e a escola: muda a geografia: Muda o ensino? Terra Livre. São Paulo, n.16, p FILIZOLA, R. O uso de múltiplas linguagens na Geografia escolar. In: _________Didática da Geografia: proposições metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação. Curitiba: Base Editorial, 2009, p MAGNOLI, D. Geografia para o ensino médio: Brasil, Estado e espaço geográfico. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2010, p PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação – SEED. Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica. Curitiba: SEED, 2008.

21 PONTUSCHKA, N. N. et al. Para ensinar e aprender Geografia
PONTUSCHKA, N.N. et al. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, p RIBEIRO, E; TORRES, E.C. Trilha Geográfica: uma proposta de instrumento de ensino de Geografia. In: ARCHELA, R.S; CALVENTE, M.D.C.M.H. Ensino de Geografia: tecnologias digitais e outras técnicas passo a passo. Londrina: EDUEL, SILVA, M.S.F; SILVA, E.G. Um olhar a partir da utilização de dinâmicas como ferramenta para o ensino da Geografia Escolar. In: Caminhos de Geografia. Uberlândia, v.13, n.44 Dez/2012.


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