A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior."— Transcrição da apresentação:

1 A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Cada degrau cumpre sua função que retoma o anterior e desemboca no posterior. Adriano Salmar N. Taveira

2 O aprendizado é como uma caderneta de poupança: deposita agora
O aprendizado é como uma caderneta de poupança: deposita agora...o que terá valor depois. Aprender é investir no futuro.

3 DETALHAMENTO DOS ITENS DO PLANO
DE AULA

4 Competências/Habilidades:
No plano de aula é necessário que o professor estabeleça inicialmente as competências e as habilidades que os estudantes deverão desenvolver em cada etapa de ensino, área de conhecimento e componente curricular/disciplina.

5 A competência favorece a mobilização de conhecimentos, atitudes e capacidades para que o estudante possa enfrentar determinada situação, selecionando recursos, no momento e na forma adequada. Implica, também, na utilização de esquemas que se possui para desenvolver respostas inéditas, criativas e efetivas para problemas novos.

6 As Habilidades são inseparáveis da ação, mas exigem domínio do conhecimento; estão relacionadas ao saber fazer, à ação física ou mental que indica a capacidade de identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar problemas, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular.

7 CONTEÚDOS: O professor precisa ser criterioso na seleção e organização dos conteúdos a serem ministrados em sala de aula. A contextualização e a interdisciplinaridade são dois princípios que orientam a forma como eles serão ministrados.

8 Os conteúdos são os conhecimentos trabalhado pelo professor a partir das orientações curriculares e precisam estar em consonância com as competências e habilidades elencadas nos Referenciais Curriculares da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS - Ensino Fundamental e Ensino Médio.

9 Eles devem levar o professor a refletir sobre questões de natureza didática, ou seja, como planejar sequências de atividades que permitam manter os estudantes interessados e motivados a resolver os problemas propostos

10 No desenvolvimento dos conteúdos, o professor deve propiciar momentos favoráveis para usarem os conhecimentos prévios e comunicar ideias, e ainda levantar hipóteses e confortá-las com os colegas e com as informações do meio, refletir e registrar de diferentes formas.

11 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS/METODOLOGIA:
A organização do desenvolvimento da aula pelo professor é fundamental para que as competências/habilidades e os conteúdos sejam abordados de maneira que todos os estudantes tenham uma aprendizagem significativa.

12 Por isso, é preciso definir os procedimentos e recursos didáticos que serão utilizados para a efetivação do processo de ensino e de aprendizagem.

13 A metodologia compõe-se de diferentes situações de aprendizagem escolhida pelo professor, conforme sua orientação teórica; a opção por trabalhar com dinâmica de grupos, com projetos ou pesquisa indica uma concepção de ensino subjacente à sua prática.

14 A metodologia deve ser apresentada com muita clareza, evidenciando a forma como o conhecimento vai ser trabalhado. Deve, ainda, indicar os movimentos didático-pedagógicos que estarão presentes no desenvolvimentos das atividades. Esse componente do plano exige a especificação de como o professor irá articular o conhecimento prévio do estudante com aquele que ele está adquirido, transformando-se em novo conhecimento.

15 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
No plano de aula, a avaliação é um componente de fundamental importância para que o professor estabeleça, de maneira clara e precisa, instrumentos e mecanismos que propiciem o acompanhamento contínuo e sistemático do processo, com vista a aprendizagem dos estudantes e do ensino do professor.

16 Porém, não deve ser considerado apenas uma forma de controle, e sim permitir-lhes a elaboração do conhecimento de maneira participativa. A avaliação se divide em modalidades, como: a diagnóstica, a formativa e a somativa.

17 A avaliação DIAGNÓSTICA:
É o levantamento dos conhecimentos prévios apresentados pelos estudantes e dá aos professores os parâmetros necessários para o desenvolvimento do plano de ensino. Aplica no início e no fim do processo de aprendizagem, com o uso de pré-testes, questões abertas, entrevistas e outros, verifica os conhecimentos já apreendidos pelos educandos.

18 A avaliação FORMATIVA:
Se desenvolve ao longo do processo, acompanhando as etapas do ensino e da aprendizagem. Pressupõe a elaboração de fichas de acompanhamento, relatórios, portfólios e outros instrumentos desenvolvidos pelo professor.

19 A avaliação SOMATIVA: Está ligada aos objetivosespecíficos a serem aplicados em aula e na verificação do desenvolvimento cognitivo dos estudantes, depois de um determinado período ou unidade de ensino. Sua finalidade é medir ou computar em pontos ou notas, por meio de testes, provas escritas e outros, a compreensão dos conhecimentos adquiridos pelos esducandos.

20 COMPO DE OBSERVAÇÕES NO PLANO DE AULA:
Este campo, de uso do professor, destina-se ao registro de questões relevantes sobre o conhecimento do aluno, levanteda no processo de implementação do planejamento, assim como as alterações didáticas para a melhoria do resultado do desempenho dos estudantes.

21 O campo de observação, de uso do coordenador pedagógico, deverá reproduzir as análises fitas por este profissional, quanto ao plano apresentado pelo professor. As questões de atividades, de textos complementares ao trabalho docente e a análise das investigações propostas pelo coordenador, devem ser explicitadas e refletidas com o professor.


Carregar ppt "A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google