A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AÇÕES DESCENTRALIZADAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AÇÕES DESCENTRALIZADAS"— Transcrição da apresentação:

1 AÇÕES DESCENTRALIZADAS
TEIA DO SABER AÇÕES DESCENTRALIZADAS 2004 SEE/CENP

2 CONTRATAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Formação continuada de professores do ciclo II do ensino fundamental e do ensino médio que estejam atuando em sala de aula nas escolas estaduais da área de abrangência da Diretoria de Ensino. ATPs serão incluídos

3 destinado a professores que não realizaram o curso em 2003
METODOLOGIAS DE ENSINO DAS DISCIPLINAS/ÁREAS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO INICIAL (I) destinado a professores que não realizaram o curso em 2003 CONTINUIDADE (II) destinado a professores que realizaram o curso em 2003

4 CURSOS Norteados: pelas diretrizes e parâmetros curriculares nacionais do ensino fundamental e do ensino médio; por indicadores externos de desempenho e pelos produzidos nas escolas. SARESP/2003

5 CURSOS Foco: o aperfeiçoamento da leitura e da escrita dos professores, visando ao desenvolvimento dessas competências em seus alunos. SARESP/2003

6 ESTRUTURA DOS CURSOS organização modular no mínimo 2 e, no máximo, 5 módulos; carga horária de cada módulo - 40 horas; carga horária diária: 4 horas - se realizados de 2a. a 6a. feira; 4, 6 ou 8 horas - se realizados aos sábados ou no recesso escolar. composição das turmas - variável de acordo com o tamanho e demanda da Diretoria de Ensino. recomendável: mínimo de 20 e máximo de 40 participantes

7 Diretoria de Ensino define:
número de módulos; carga horária; nº de turmas; nº de participantes por turma. escolha dos cursos: prioridades estabelecidas; professores interessados; recursos disponíveis.

8 ESPECIFICAÇÃO DOS CURSOS
ENSINO MÉDIO Metodologias de ensino de disciplinas das áreas de: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias: Física, Química e Biologia. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias: Matemática. Ciências Humanas e suas tecnologias: Geografia e História. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa e Literatura.

9 ENSINO FUNDAMENTAL - CICLO II
ESPECIFICAÇÃO DOS CURSOS ENSINO FUNDAMENTAL - CICLO II Metodologias de ensino de: Ciências Físicas e Biológicas Matemática História e de Geografia Língua Portuguesa

10 ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
ESPECIFICAÇÃO DOS CURSOS ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Metodologias do ensino da leitura em todos os componentes curriculares do ciclo II do ensino fundamental e do ensino médio (Ler para Aprender).

11 TEMAS a contextualização dos conhecimentos;
a investigação, a experimentação, os trabalhos de campo na aprendizagem dos conhecimentos; o uso dos materiais pedagógicos constantes do acervo da escola; a utilização e produção de textos; a utilização de novas tecnologias voltadas para a aprendizagem; a avaliação da aprendizagem - instrumento de acompanhamento do trabalho do professor; a relação professor e aluno – construção de valores éticos e de atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis.

12 AÇÕES FORMATIVAS atividades em serviço ações formativas
articulação com a prática dos participantes em sala de aula; desenvolvimento de atividades em serviço que serão objeto de discussão durante os encontros programados. atividades em serviço ações formativas ações formativas atividades em serviço

13 AVALIAÇÃO DO PARTICIPANTE
por meio de auto-avaliação e de produções individuais ao final de cada módulo: relato dos efeitos que as atividades do curso vêm surtindo na prática docente com reflexos na aprendizagem dos alunos. ao final do curso: apresentação de uma produção que demonstre articulação entre as ações do curso e a sua prática em sala de aula: atividade pedagógica que vem desenvolvendo com os alunos ou proposta de trabalho (projeto, plano de ensino, aula)

14 AVALIAÇÃO DO CURSO pelo participante pela instituição
pela Diretoria de Ensino AVALIAÇÃO DO CURSO

15 AVALIAÇÃO DO CURSO PELO PARTICIPANTE
oferecer informações sobre o andamento do curso para os redirecionamentos necessários: registros diários individuais – opinião sobre o que está aprendendo, suas emoções e descobertas, a relação dos conteúdos desenvolvidos com a prática docente.

16 AVALIAÇÃO DO CURSO PELA INSTITUIÇÃO
produção de relatórios parciais e finais ao término de cada módulo: relatórios parciais de avaliação do andamento do curso: síntese das observações individuais e da avaliação dos participantes, redirecionamentos realizados e apreciação crítica dos responsáveis pelo curso; ao final do curso: relatório de avaliação geral do curso e seus impactos na prática docente, com reflexos na aprendizagem dos alunos.

17 PELA DIRETORIA DE ENSINO
AVALIAÇÃO DO CURSO PELA DIRETORIA DE ENSINO ao término de cada módulo: análise dos relatórios parciais e propostas de redirecionamento ao final do curso: análise do relatório final; elaboração do relatório de avaliação do curso e seus impactos na prática docente, com reflexos na aprendizagem dos alunos; encaminhamento à CENP.

18 CERTIFICAÇÃO certificado de conclusão do curso:
expedido pela instituição contratada, conforme modelo estabelecido pela SEE. aos participantes que comprovarem, em cada módulo, freqüência mínima de 80% e menção satisfatória em todas as avaliações exigidas.

19 LOCAL DA REALIZAÇÃO DOS CURSOS
DIRETORIAS DE ENSINO DA CEI no âmbito da jurisdição da Diretoria de Ensino. DIRETORIAS DE ENSINO DA COGSP no perímetro da Capital e da Grande São Paulo.

20 Realização do processo de licitação
O PAPEL DA DIRETORIA DE ENSINO NA IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES DESCENTRALIZADAS Realização do processo de licitação Acompanhamento e Avaliação dos Cursos acompanhar todas as atividades desenvolvidas na instituição; avaliar permanentemente a adequação das ações em andamento e o aproveitamento dos participantes; propor os ajustes necessários; elaborar o relatório final de avaliação dos cursos.


Carregar ppt "AÇÕES DESCENTRALIZADAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google