A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEIA DO SABER 2004 Universidade Estadual de Campinas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEIA DO SABER 2004 Universidade Estadual de Campinas."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEIA DO SABER 2004 Universidade Estadual de Campinas

2 Objetivos do programa atualização permanente para o uso de novas metodologias voltadas para práticas inovadoras e para o uso de materiais didáticos que atendam às necessidades de aprendizagem das crianças e jovens, explicitadas pelos indicadores de desempenho; desenvolvimento de competências para a utilização de novas tecnologias a serviço da aprendizagem; adoção de práticas de avaliação como instrumento de acompanhamento do trabalho docente e do percurso do aluno, seus avanços e dificuldades, com o propósito de redimensionar as ações; desenvolvimento de competências que qualifiquem para o enfrentamento das contradições do cotidiano, favorecendo o processo de socialização dos alunos, a edificação de valores éticos, solidários e de respeito ao outro, que auxiliam o aluno na construção de seu projeto de vida.

3 Público Alvo Professores da rede estadual que estejam atuando em sala de aula no ciclo II do ensino fundamental e no ensino médio, nas seguintes áreas / disciplinas: Ensino Fundamental - Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, História e Geografia; Ensino Médio - Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura); Ciências da Natureza e Matemática (Física, Química, Biologia e Matemática); Ciências Humanas (História e Geografia).

4 Diretorias Atendidas (14 de um total de 60) DiretoriaTurmaMatriculadosMódulos Carga horária Campinas Oeste Campinas Leste Apiaí Sumaré Piracicaba Limeira Americana Jundiaí Miracatu Bragança Paulista Capivari Pindamonhangaba Itapetininga Sertãozinho Total Geral

5 Professores Matriculados por Curso

6 Pessoal Envolvido UnidadeCoordenadores 1. Professores 1. Professores 2. Doutorandos (1 + 2) FE IEL IFCH IMECC IB/IF/IQ TOTAL

7 Avaliação Descrição dos Dados: Foram utilizados 1305 questionários elaborados pelos próprios organizadores, nos quais questões referentes à avaliação do curso foram abordadas; A primeira questão solicitava que o aluno assinalasse apenas uma resposta;

8 Avaliação (continuação) Para as demais questões havia espaço em aberto, possibilitando que o aluno respondesse de forma mais ampla. Para análise destas respostas abertas, os organizadores criaram categorias às quais os textos deveriam ser associados. As tabelas a seguir mostram as categorias criadas para cada uma dessas questões juntamente com algumas frases utilizadas pelos alunos que ilustram estas categorias.

9 Avaliação geral do curso

10 Pontos Positivos 1 Atividades diversificadas, estratégicas e /ou dinâmicas 2Professores qualificados e competentes. 3Transporte gratuito 4 Troca de experiências, espaço para diálogo, relacionamento adequado dos alunos, interação 5Elaboração de projetos e exposição dos trabalhos 6Novas perspectivas e propostas 7 Materiais diversificados e adequados, recursos tecnológicos 8 Possibilidade de mudanças conceituais, esclarecimento de dúvidas, reflexão sobre conteúdos, aumento de conhecimento, contato com a diversidade de pontos de vista

11 Pontos Positivos (continuação) 9Local adequado, de fácil acesso, confortável 10 Temas adequados, bem trabalhados e /ou bem desenvolvidos 11Informações obtidas de forma clara. 12Aproximação da universidade com a escola 13 Possibilidade de reavaliação e reflexão das práticas pedagógicas, exemplos a serem seguidos 14Abordagem da teoria e da prática 15Os textos trabalhados 16A Bibliografia 17Coordenação da Unicamp 18Horário ministrado (das 8 às 13h)

12 Pontos Positivos 2 - Professores qualificados e competentes; 7 - Materiais diversificados e adequados, recursos tecnológicos; 4 - Troca de experiências, espaço para diálogo, relacionamento adequado dos alunos, interação 10 - Temas adequados, bem trabalhados e /ou bem desenvolvidos.

13 Pontos Negativos 1Início do curso no 2° semestre 2Atraso no transporte coletivo 3Aulas pouco dinâmicas 4Troca de professor durante o andamento do curso 5Curso conta pontos apenas para professores efetivos 6 Conteúdos voltados só para a área de História, ministrar cursos para História e Geografia juntos 7Não houve pontos negativos 8Horário, curso muito longo no sábado (8 horas) 9 Falta de divulgação antecipada e organização do cronograma

14 Pontos Negativos (Continuação) 10Carência de material (xerox) 11 Conteúdos repetidos de cursos anteriores. Conteúdos estudados 12Dia da realização 13Falta de divulgação do período de inscrições 14Falta de ajuda de custo e/ou alimentação 15Falta de abordagem de informática para os docentes 16Mudança de salas, local inadequado 17Desencontro de informações entre as turmas 18Falta de material no 1° dia de aula 19Programação das aulas 20Apostilas 21Falta de preparo dos professores

15 Pontos Negativos 1 - Início do curso no 2° semestre; 8 - Horário, curso muito longo no sábado (8 horas); 16 - Mudança de salas, local inadequado; 3- Aulas pouco dinâmicas; 19 - Programação das aulas.


Carregar ppt "PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEIA DO SABER 2004 Universidade Estadual de Campinas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google